“Easy to say” e The namesake: as perspectivas de Shireen e Lu'ay, no conto de Sahar Mustafah, e de Ashoke e Gógol, no filme de Mira Nair, sobre nomes próprios

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Arthur Almeida Passos
http://orcid.org/0000-0002-2616-3161

Resumo

Este artigo analisa o conto “Easy to say”, da escritora palestino-estadunidense Sahar Mustafah, e o filme The namesake, adaptado do romance homônimo da escritora estadunidense Jhumpa Lahiri pela diretora indiano-estadunidense Mira Nair, com foco na construção das perspectivas de dois pares de personagens – Shireen e Ashoke, de um lado, e Lu’ay e Gógol, de outro – acerca de nomes próprios, unidade temática muito relevante, senão fundamental, nas duas obras. A hipótese é que os pontos de vista das referidas duplas de figuras sobre nomes próprios variam conforme seus respectivos níveis de integração aos Estados Unidos, país para o qual emigraram, já adultos, a palestina Shireen e o indiano Ashoke e no qual vivem desde a infância, como filhos de imigrantes, Lu’ay e Gógol. Com o intuito de verificar essa hipótese, a pesquisa trata de relações entre literatura e cinema, concebe como narrativas as produções estéticas estudadas e, tendo em vista tal concepção, apoia-se em conceitos básicos da teoria da narrativa para proceder à análise. O exame mostra que tal hipótese só se confirma em parte, uma vez que os quatro personagens selecionados para estudo, quando devidamente considerados em sua individualidade e complexidade, apresentam especificidades importantes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Passos, A. A. (2021). “Easy to say” e The namesake: as perspectivas de Shireen e Lu’ay, no conto de Sahar Mustafah, e de Ashoke e Gógol, no filme de Mira Nair, sobre nomes próprios. Caderno De Letras, (40), 343-359. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.20319
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Arthur Almeida Passos, PUC Minas

Doutorando e Mestre em Letras - Literaturas de Língua Portuguesa (PUC Minas). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira (Uninter). Licenciado em Letras - Português/Inglês (PUC Minas). Membro dos grupos de pesquisa Filhos do Exílio (Tradução de Textos Literários - Inglês/Português) (2015-) e Texto Literário: Sombras da Escrita e Sua Projeção na Leitura (Fase 2) (2020-). Autor de comentários sobre textos literários no blog http://www.palavraobjeto.wordpress.com (2014-). Bolsista da Capes.

Referências

BENVENISTE, E. A linguagem e a experiência humana. In: _____. Problemas de lingüística geral II. Tradução de Eduardo Guimarães et al. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2006.
BREMOND, C. Ética do filme e moral do censor. In: MORIN, V.; BREMOND, C.; METZ, C. Cinema: estudos de semiótica. Trad. Luiz Felipe Baêta Neves. Fichas técnicas de Michel do Espírito Santo. Petrópolis: Editora Vozes, 1973.
BROMBERT, V. “Um coração simples” de Flaubert: pathos e ironia. In: _____. Em louvor de anti-heróis: figuras e temas da moderna literatura européia, 1830-1980. Trad. José Laurenio de Melo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. (Crítica hoje, 2).
GOULART, R. M. O conto: da literatura à teoria literária. Forma breve, Aveiro, n. 1, pp. 7-14, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.34624/fb.v0i1.7899. Acesso em: 5 jun. 2021.
GUALDA, L. C. Literatura e cinema: elo e confronto. MATRIZes, São Paulo, ano 3, n. 2, pp. 201-220, jan./jul. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p201-220. Acesso em: 20 ago. 2020.
MUSTAFAH, S. Easy to Say. In: KALDAS, P.; MATTAWA, K. (ed.). Dinarzad’s Children: An Anthology of Contemporary Arab American Fiction. Fayetteville: University of Arkansas Press, 2009.
ROSENFELD, A. Literatura e personagem. In: CANDIDO, A.; ROSENFELD, A.; PRADO, D. de A.; GOMES, P. E. S. A personagem de ficção. 10. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002. Coleção debates, 1.
ROSENFELD, A. O teatro épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 2018. Coleção debates, 193.
SILVA, A. P. da. Na sala de projeção: literatura e cinema em diálogo. Revista Verbo de Minas, Juiz de Fora, v. 8, n. 15, pp. 13-25, jan./jun. 2009. Disponível em: https://seer.cesjf.br/index.php/verboDeMinas/article/view/369. Acesso em: 20 ago. 2020.
THE NAMESAKE. Direção: Mira Nair. Produção: Mira Nair e Lydia Dean Pilcher. Los Angeles: Fox Searchlight Pictures, 2007.
TOMACHEVSKI, B. Temática. In: TODOROV, T. (org.). Teoria da literatura: textos dos formalistas russos. Prefácio de Roman Jakobson. Trad. Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
TYNIANOV, I. A noção de construção. In: TODOROV, T. (org.). Teoria da literatura: textos dos formalistas russos. Prefácio de Roman Jakobson. Trad. Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora Unesp, 2013.