Por uma educação infantil emancipatória: a vez e a voz das crianças e de suas professoras

  • Marta Regina Paulo da Silva Universidade Metodista de São Paulo; Universidade Municipal de São Caetano do Sul http://orcid.org/0000-0002-8574-760X
Palavras-chave: Educação infantil, Saberes docentes, Práticas dialógicas, Formação docente.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compartilhar o trabalho realizado com crianças de 0 a 3 anos de idade, em três creches do município de São Bernardo do Campo/SP, sendo este vinculado ao subprojeto PIBID “Brincadeiras de agora, brincadeiras de outrora: as crianças e a produção das culturas infantis”. Fundamentado em Paulo Freire, em interlocução com outros estudos e pesquisas na área da infância, são apresentados aqui os saberes docentes construídos ao longo de um processo formativo dialógico, que tem como premissa a reflexão sobre a prática educativa, e como desafios, o olhar e a escuta sensível para as crianças e suas leituras de mundo. Tal processo tem possibilitado, ao coletivo, conhecer um pouco mais, não só o modo como meninos e meninas leem o mundo, mas como o comunicam, o que tem exigido se alfabetizar nas múltiplas linguagens infantis visando aprender com as crianças, ao mesmo tempo em que as ensinam, tendo por perspectiva a construção de uma educação emancipadora. 

Biografia do Autor

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Metodista de São Paulo; Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Doutora em Educação pela FE/UNICAMP. Docente pesquisadora da Universidade Metodista de São Paulo e do PPGE da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire (GEPF-UMESP). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, diversidade e educação (GEPIDE PPGE-USCS). Atua principalmente com os seguintes temas: educação infantil, formação de professores(as), estudos de gênero, histórias em quadrinhos e infâncias; narrativas visuais.
Publicado
2018-05-09
Como Citar
Silva, M. R. P. da. (2018). Por uma educação infantil emancipatória: a vez e a voz das crianças e de suas professoras. Cadernos De Educação, (58). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i58.12370
Seção
Dossiê