Por uma educação infantil emancipatória: a vez e a voz das crianças e de suas professoras
Palavras-chave:
Educação infantil, Saberes docentes, Práticas dialógicas, Formação docente.
Resumo
Este artigo tem por objetivo compartilhar o trabalho realizado com crianças de 0 a 3 anos de idade, em três creches do município de São Bernardo do Campo/SP, sendo este vinculado ao subprojeto PIBID “Brincadeiras de agora, brincadeiras de outrora: as crianças e a produção das culturas infantis”. Fundamentado em Paulo Freire, em interlocução com outros estudos e pesquisas na área da infância, são apresentados aqui os saberes docentes construídos ao longo de um processo formativo dialógico, que tem como premissa a reflexão sobre a prática educativa, e como desafios, o olhar e a escuta sensível para as crianças e suas leituras de mundo. Tal processo tem possibilitado, ao coletivo, conhecer um pouco mais, não só o modo como meninos e meninas leem o mundo, mas como o comunicam, o que tem exigido se alfabetizar nas múltiplas linguagens infantis visando aprender com as crianças, ao mesmo tempo em que as ensinam, tendo por perspectiva a construção de uma educação emancipadora.
Publicado
2018-05-09
Como Citar
Silva, M. R. P. da. (2018). Por uma educação infantil emancipatória: a vez e a voz das crianças e de suas professoras. Cadernos De Educação, (58). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i58.12370
Edição
Seção
Dossiê