Plano Educacional Individualizado para Estudantes com Autismo: uma análise conceitual
Palavras-chave:
educação especial, plano educacional individualizado, autismo
Resumo
O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento norteador da inclusão de alunos com deficiências, utilizado em diversos países. Trata-se de uma proposta pedagógica compartilhada de ações entre gestores, professores, profissionais especializados e pais, para a aprendizagem do aluno. Estudantes com autismo parecem ser especialmente beneficiados pelo PEI devido ao potencial adaptativo deste instrumento para atender a heterogeneidade dos perfis de aprendizagem da síndrome. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise conceitual do PEI, compreendendo suas bases legais e concepções teóricas, aproximações e divergências de outras formas de plano, para discutir as possibilidades de suporte que este instrumento pode oferecer à aprendizagem. Conclui-se que o PEI pode preencher uma lacuna na inclusão por se constituir como uma metodologia de trabalho que endereça as particularidades do ensino destes estudantes por meio do trabalho colaborativo entre a equipe escolar.
Publicado
2019-09-24
Como Citar
Costa, D. da S., & Schmidt, C. (2019). Plano Educacional Individualizado para Estudantes com Autismo: uma análise conceitual. Cadernos De Educação, (61). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i61.12616
Edição
Seção
Artigos