Plano Educacional Individualizado para Estudantes com Autismo: uma análise conceitual

  • Daniel da Silva Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Carlo Schmidt Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0003-1352-9141
Palavras-chave: educação especial, plano educacional individualizado, autismo

Resumo

O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento norteador da inclusão de alunos com deficiências, utilizado em diversos países. Trata-se de uma proposta pedagógica compartilhada de ações entre gestores, professores, profissionais especializados e pais, para a aprendizagem do aluno. Estudantes com autismo parecem ser especialmente beneficiados pelo PEI devido ao potencial adaptativo deste instrumento para atender a heterogeneidade dos perfis de aprendizagem da síndrome. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise conceitual do PEI, compreendendo suas bases legais e concepções teóricas, aproximações e divergências de outras formas de plano, para discutir as possibilidades de suporte que este instrumento pode oferecer à aprendizagem. Conclui-se que o PEI pode preencher uma lacuna na inclusão por se constituir como uma metodologia de trabalho que endereça as particularidades do ensino destes estudantes por meio do trabalho colaborativo entre a equipe escolar.

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Biografia do Autor

Daniel da Silva Costa, Universidade Federal de Santa Maria
Mestre em Educação Especial (UFSM)
Carlo Schmidt, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação, Departamento de Educação Especial, Programa de Pós-Graduação em Educação
Publicado
2019-09-24
Como Citar
Costa, D. da S., & Schmidt, C. (2019). Plano Educacional Individualizado para Estudantes com Autismo: uma análise conceitual. Cadernos De Educação, (61). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i61.12616
Seção
Artigos