Da lógica da justificação à lógica da descoberta. Ser surdo num mundo ouvinte: um testemunho autobiográfico

  • Orquídia Coelho

Resumo

O nosso tema de análise é uma história de sucesso de um surdo, através do seu testemunho autobiográfico. Como muitas outras histórias de vida, esta dá- nos conta de qualidades humanas como a persistência, a dedicação, ou uma imensa vontade de contornar e vencer osbtáculos. Mas, como iremos descobrir, neste caso, o nosso “protagonista” tem vindo a travar também, desde muito cedo, e ao longo de toda a sua vida, uma luta e vigilância atentas e permanentes, apenas possíveis de sustentar mobilizando elevadas doses de esforço e empenhamento e, ainda, abdicando de alguns dos seus direitos existenciais e de cidadania. A reflexão proposta em torno deste testemunho procura salientar alguns destes aspectos, e equacioná-los, à luz da situação de uma expressiva maioria de muitos outros surdos, que continuam a não ter acesso a uma educação condizente com as suas especificidades culturais e linguísticas, que continuam a não chegar à Universidade, a não aceder a uma Formação Profissional qualificante, a não ter direito a uma vinculação profissional, à independência econômica, social e afectiva, e a uma vida plena enquanto cidadãos.Palavras-Chave: Pessoa surda; testemunho autobiográfico; língua de sinais.From the logic of justification to the logic of the discovery. Being a deaf in a listener world: an autobiographical testimonyAbstractOur theme of analysis is a deaf person successful life story, given by his autobiographic testimony. As many other life stories, this one is about human qualities, as persistence, dedication, or an enormous will to bypass and win the obstacles. But, as we will find out in this case, during all the his life, and since a very earlier period, our “protagonist” has performed an attentive and permanent fight and vigilance, only possible to sustain when mobilizing an huge amount of effort and determination and, above all, giving up of some of his existential and citizenship rights. The proposed reflection around this testimony aims to emphasize some of these aspects and to ponder them, considering the situation of an expressive majority of many other deaf persons, who still don’t have access to an appropriate education according to their cultural and linguistic specificities, who cannot go to University, who cannot accede to a professional qualifying formation, who don’t have the right to a professional linking, to economic, social and affective independence, and a complete life as citizens. Key Words: Deaf People; autobiographic testimony; sign language.
Como Citar
Coelho, O. (1). Da lógica da justificação à lógica da descoberta. Ser surdo num mundo ouvinte: um testemunho autobiográfico. Cadernos De Educação, (36). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i36.1607
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