As contribuições dos Recursos Educacionais Abertos (REA) para o recompartilhamento de materiais didáticos na Educação Física escolar

  • Maríndia Mattos Morisso Universidade Federal de Santa Maria
  • Tairone Girardon de Vargas Instituição Adventista Sul Riograndense de Educação de Ijuí.
  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: tecnologias Educacionais em Rede (TER), Materiais Didáticos, Educação Física Escolar

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as potencialidades da produção e do recompartilhamento de materiais didáticos entre professores de Educação Física por meio das Tecnologias Educacionais em Rede (TER). Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica em artigos de periódicos incluídos no sistema Qualis/CAPES, das áreas de Educação e Educação Física. Encontramos quatro artigos que tratam especificamente sobre o tema. Três sugerem o uso do blog como ferramenta para o compartilhamento de materiais didáticos e um apresenta o Moodle. Articulando a discussão com o conceito de REA, verificamos a necessidade de se debater o assunto dentro da Educação Física, uma vez que a produção de materiais didáticos com licença aberta facilita a adaptação e redistribuição.

Biografia do Autor

Maríndia Mattos Morisso, Universidade Federal de Santa Maria
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER). Bolsista CAPES.
Tairone Girardon de Vargas, Instituição Adventista Sul Riograndense de Educação de Ijuí.
Professor de Educação Física na Instituição Adventista Sul Riograndense de Educação de Ijuí. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria.
Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria
Professora no Departamento de Adminitração Escolar e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER).
Publicado
2020-10-20
Como Citar
Morisso, M. M., Vargas, T. G. de, & Mallmann, E. M. (2020). As contribuições dos Recursos Educacionais Abertos (REA) para o recompartilhamento de materiais didáticos na Educação Física escolar. Cadernos De Educação, (63). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i63.17133
Seção
Artigos