A participação da família na escola
Resumo
Esta é uma reflexão sobre os programas viabilizados na rede pública de ensino fundamental que investem na parceria família-escola, com o propósito de melhorar a qualidade de suas ações educativas. Ao longo da História da Educação, no Brasil, temos observado que propostas como esta têm se alternado, não obstante a ausência dos resultados almejados. Para subsidiar nossas reflexões, recuperamos, dentre as idéias higienistas, o programa cuja intenção era debater sobre aspectos de higienização de problemas de toda a ordem (físicos, sociais, pedagógicos, morais), presentes no Brasil no início do século XX. Tais atividades, apesar do empenho de seus mentores, ao desconsiderar as contradições sociais fomentadoras da maior parte das dificuldades vivenciadas pelo segmento escolar, passam para a História como "mais um programa" cujos resultados deixam a desejar, seja no início do século XX seja no do século XXI.Palavras-chave: família na escola, higienismo, educação escolar. Family participation in school Abstract This paper is a reflection on governmental programs that encourage school-family partnership in public elementary schools in order to improve the quality of their educational practices. The History of Brazilian Education has shown that similar proposals have been occasionally submitted to schools, even though their objectives have not been reached. We based our reflections, among other hygienistic ideas, on the program which aimed at debating the hygienization of all kinds of Brazilian problems (physical, social, pedagogical, and moral) at the beginning of the twentieth century. In spite of their mentors’ efforts, such activities did not take into consideration social contradictions that led to most difficulties faced by schools; thus, they are seen by History as “one more program” whose results were unsatisfactory at the beginning of the twentieth century. The same happens at the beginning of the twenty first century. Key-words: family in school, hygienization, school education.Downloads
Não há dados estatísticos.
Como Citar
Boarini, M. L., & Martins, M. S. C. (1). A participação da família na escola. Cadernos De Educação, (26). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i26.1828
Edição
Seção
Artigos