De mestres-escolas a professores públicos: histórias de formação de professores na corte imperial

Alessandra Frota M. de Schueler

Resumo


O artigo visa investigar as formas de recrutamento docente para as escolas públicas primárias na Corte imperial. Serão analisados os requisitos legais exigidos para o exercício do ofício, objetivando apreender as continuidades, as contradições e as rupturas inerentes à profissionalização da carreira docente e à construção da ciência pedagógica como um campo de saberes especializados, na passagem do mestre-escola ao professor, em um processo que abrange o período de 1854 a 1880, momento em que se afirma o modelo das Escolas Normais como locus privilegiado de formação docente.

Palavras-chave: formação de professores, história, profissionalização docente.

 

The passage of school-masters to public teachers:
history of teacher`s formation on Imperial Court

Abstract
This paper investigates forms and strategies of teachers´ recruitment for elementary public schools in the period of Brazilian Imperial Court. It analyses legal requirements for teaching. The main goal is to apprehend the continuities, contradictions, and ruptures concerned to the professionalization of teaching force and the construction of educational science as a specialized knowledge, through the passage of teachers as craftwork to teacher as professional, between 1854 and 1880, when the model of Normal Schools was established as the privileged locus of Teacher Education.

Key-words: teacher education, history, teacher´s professionalization.




DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i23.1843