AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ABORDAGENS TEÓRICAS E DESAFIOS PARA AS PRÁTICAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS

  • Ana Margarida da Veiga Simão Universidade de Lisboa
  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um quadro compreensivo dos processos envolvidos na autorregulação, bem como das suas funções exercidas na trajetória de ações que vão desde a formulação de uma meta pessoal até à sua obtenção. A identificação das fases cíclicas da autorregulação – desde a formulação da intenção até à autoavaliação dos comportamentos e seus resultados – acentua a dimensão temporal, o papel do contexto ambiental e social em que o indivíduo está inserido, bem como a complexidade dos processos pessoais envolvidos na mudança e sua manutenção a longo prazo. Pretendese refletir no construto da autorregulação da aprendizagem e a complexidade da sua avaliação, buscando compreender abordagens teóricas e prespetivando desafios para as práticas em contextos educativos.
Como Citar
Simão, A. M. da V., & Frison, L. M. B. (1). AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ABORDAGENS TEÓRICAS E DESAFIOS PARA AS PRÁTICAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS. Cadernos De Educação, (45), 02-20. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i45.3814
Seção
Artigos

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