Impacto da hospitalização na independência funcional de idosos com doenças cardiovasculares

  • Maria Izabel Penha de Oliveira SANTOS Universidade do Estado do Pará
  • Emanuele Cordeiro CHAVES Secretaria Municipal de Saúde
  • Nathália Araújo SARGES UEPA
Palavras-chave: Idoso, Hospitalização, Atividades cotidianas, Enfermagem geriátrica.

Resumo

Objetivo: avaliar o impacto da hospitalização na independência funcional de idosos com doenças cardiovasculares. Métodos: estudo transversal, realizado com 201 prontuários de idosos hospitalizados no ano de 2011 em uma instituição referência em cardiologia em Belém-PA. Para a análise de dados utilizou-se o Programa Estatístico Statistical Package for Social Sciences versão 18.0, através da aplicação do teste Qui-quadrado de Pearson, admitindo-se nível α=5% e valor de P≤0,05. Resultados: sexo masculino (60,8%); idade média de 71,1 anos; diagnóstico principal das internações foi o infarto agudo do miocárdio (39,3%). As principais alterações para o autocuidado ocorreram no período de 3 a 15 dias de internação, destacadamente a higiene, enquanto que a permanência superior a 15 dias influenciou a capacidade de vestir-se e transferir-se. Conclusões: a hospitalização influenciou negativamente na independência funcional dos idosos, repercutindo diretamente no cuidado prestado pela enfermagem.

Biografia do Autor

Maria Izabel Penha de Oliveira SANTOS, Universidade do Estado do Pará
Doutora em Enfermagem, Professora da Universidade do Estado do Pará, Especialista em Envelhecimento e Saúde do Idoso.Gerontóloga pela SBGG. Líder do Grupo de Pesquisa Sobre Saúde do Idoso da Amazônia(GESIMA-UEPA).
Emanuele Cordeiro CHAVES, Secretaria Municipal de Saúde
Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Belém. Mestranda em Doenças Tropicais- NMT/Universidade  Federal do Pará. Técnica da Coordenação Municipal de TB e MH- Belém. Membro do  Grupo de Pesquisa sobre Envelhecimento e Saúde do Idoso da Amazônia (GESIAMA)
Nathália Araújo SARGES, UEPA
Enfermeira, Mestranda do Programa de Mestrado Associado em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Envelhecimento e Saúde do Idoso da Amazônia (GESIAMA
Publicado
2015-01-03
Como Citar
1.
SANTOS MIP de O, CHAVES EC, SARGES NA. Impacto da hospitalização na independência funcional de idosos com doenças cardiovasculares. J. nurs. health. [Internet]. 3º de janeiro de 2015 [citado 25º de abril de 2024];4(2):110-22. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/4426
Seção
Artigos Originais/ Original Articles