Infância saudável: educação em saúde nas escolas

  • Marina Vieira Universidade do Estado de Minas Gerais.
  • Ana Carolina Vanin Universidade do Estado de Minas Gerais.
  • Denner Souza Universidade do Estado de Minas Gerais.
  • Camila Belfort Piantino Universidade do Estado de Minas Gerais.
Palavras-chave: Educação em Saúde. Qualidade de Vida. Infância Saudável., infância, extensão

Resumo

O conceito de educação em saúde está atrelado à melhoria da qualidade de vida e a prevenção de doenças. O objetivo do projeto foi favorecer o desenvolvimento de ações educativas junto a escolares da educação infantil. Ações vinculadas às temáticas: saúde bucal, higiene pessoal e higienização dos alimentos foram desenvolvidas de forma lúdica. Funcionários foram orientados sobre a limpeza e desinfecção dos ambientes, equipamentos e utensílios, acondicionamento e destino do lixo. Ressalta-se que a importância de se trabalhar com escolares de 6 a 9 anos encontra-se atrelada ao desenvolvimento da necessidade de higiene pessoal e adequação a novos hábitos de vida, pois, é este o período em que a criança desenvolve sua personalidade, o que poderá contribuir para aquisição de atitudes mais saudáveis.

Biografia do Autor

Camila Belfort Piantino, Universidade do Estado de Minas Gerais.
Doutora em Ciências da Saúde e Professora do Núcleo de Saúde da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de produção e uso de materiais educativos. Brasília: Coordenação Nacional de DST/AIDS, 1998.

BRASIL. Prefeitura de São Paulo. Manual de boas práticas de higiene e cuidados com a saúde para Centros de Educação Infantil. São Paulo: Secretária Municipal de Saúde, 2008.

COSTA, G.M.C. et al. Promoção de saúde nas escolas na perspectiva de professores do ensino fundamental. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiás, v.15, n.2, p.506-15, 2013.

FRAGA, A. B. et al. Curso de extensão em promoção de saúde para gestores do SUS com enfoque no Programa Academia da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde: Fundação Universidade de Brasília, CEAD/UnB, 2013. 144 p.

GARDANO B.M. et.al. Promoção da saúde e as escolas: como avançar. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Fortaleza, v.26, n.3, p. 307-308, 2013.

LIBERAL, E.F.et al. Projeto Saúde na Escola: uma iniciativa bem sucedida de educação em saúde nos CIESPS do estado Rio de janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ. 8p, 2002. Disponível em: < http://www.prac.ufpb.br/anais/Icbeu_anais/anais/saude/cieps.pdf

>. Acesso em: 12 março 2016.

NESTI, M.M.M; GOLDBAUM, M. As creches e pré–escolas e as doenças transmissíveis. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 83, n. 4, p. 299 – 312,2007.

OLIVEIRA, H.M; GONÇALVES, M.J.F. Educação em saúde: uma experiência transformadora. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v.57, n.6, p.761 – 763, 2004.

SILVA, J. A. A.; HADDAD, F. Escolas promotoras de saúde: experiências do Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, (Série Promoção da Saúde, n. 6) 2006. 272p.

SOUZA, M.M.A. et al.Promoção de comportamentos saudáveis em pré-escolares. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, , v. 26, n.3, p.387-395, 2013.

VALADÃO, M.M. Saúde na Escola: um campo em busca de espaço na agenda intersetorial. Tese (Doutorado) apresentada à Universidade de São Paulo – Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, 2004.

Publicado
2017-06-29
Como Citar
VIEIRA, M.; VANIN, A. C.; SOUZA, D.; PIANTINO, C. B. Infância saudável: educação em saúde nas escolas. Expressa Extensão, v. 22, n. 1, p. 138-148, 29 jun. 2017.
Seção
Relatórios