Uma visão do tratamento multidisciplinar em alunos com Síndrome de Down na APAE/ Passo Fundo: relato de projeto de extensão

  • Juliane Bervian Universidade de Passo Fundo
  • Guilherme Stein Porto Alegre Universidade de Passo Fundo
  • Caroline Magnabosco Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Síndrome de Down. Reabilitação. Criança.

Resumo

Síndrome de Down é um distúrbio genético caracterizado pela presença de um cromossomo 21 extra. A trissomia do 21 é a condição aneuplóide mais comum compatível com a sobrevida a termo. Esse estudo tem como objetivo relatar um projeto de extensão, com uma experiencia de integração da odontologia em outras áreas do conhecimento. Busca demonstrar a vivência dos alunos de odontologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), dentro da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), com uma proposta de descrever, de forma multidisciplinar, as várias terapias que norteiam um atendimento com pacientes que possuam Síndrome de Down. Além dos acadêmicos terem realizado o atendimento odontológico e verificado as características da síndrome na área específica da odontologia, também participaram das atividades em outras áreas. A conclusão deste estudo reforça a importância da multidisciplinariedade e da interdisciplinaridade, mas, tráz, também, a oportunidade da vivência do aluno de graduação no ambiente da escola. O momento ímpar de sair do território acadêmico e ter a liberdade de viver uma nova experiência.

Biografia do Autor

Juliane Bervian, Universidade de Passo Fundo
Doutora em Odontopediatria e Professora de Odontopediatria. 
Guilherme Stein Porto Alegre, Universidade de Passo Fundo
Cirurgião Dentista 
Caroline Magnabosco, Universidade de Passo Fundo
Aluna de graduação Odontologia

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Publicado
2017-06-29
Como Citar
BERVIAN, J.; PORTO ALEGRE, G. S.; MAGNABOSCO, C. Uma visão do tratamento multidisciplinar em alunos com Síndrome de Down na APAE/ Passo Fundo: relato de projeto de extensão. Expressa Extensão, v. 22, n. 1, p. 104-121, 29 jun. 2017.
Seção
Relatórios