Discussão dos preceitos da atenção primária à saúde e direitos humanos em uma atividade extensionista de graduação

  • Ubirajara Amaral Vinholes Filho Universidade Federal de Pelotas
  • Déborah Silveira König Universidade Federal de Pelotas
  • Denise Silva da Silveira Universidade Federal de Pelotas
  • Nádia Spada Fiori Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Direitos Humanos. Serviços Básicos de Saúde.

Resumo

Este trabalho trata de uma discussão sobre dois casos acompanhados durante o estágio curricular do curso de Medicina no que tange aos conceitos de Atenção Primária à Saúde (APS) e suas intersecções com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Sua elaboração dá-se pelacrença de que os preceitos e diretrizes da APS são ferramentas essenciais para possibilitar um existir ao usuário de acordo com o que é pregado pela DUDH. Para tanto, usou-se uma abordagem qualitativa em uma série de dois relatos de casos obtidos a partir da vivência de estágio trimestral de dois alunos de medicina em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Escola vinculada à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Após apresentação, exposição da evolução e discussão dos casos, conclui-se que os princípios da APS foram aplicados, de forma a proporcionar um cuidado integral, multiprofissional e qualificado aos pacientes, apesar de alguns entraves logísticos.

Biografia do Autor

Ubirajara Amaral Vinholes Filho, Universidade Federal de Pelotas
Aluno do curso de Medicina na Universidade Federal de Pelotas, estagiário do Programa de Ensino pelo Trabalho (PET) desde de maio 2016, ex-integrante e vice-presidente da Liga Acadêmica de Medicina da Comunidade e Epidemiologia (LAMCEP).
Déborah Silveira König, Universidade Federal de Pelotas
Aluna do curso de Medicina na UFPel, extensionista e integrante da Liga Acadêmica de Medicina da Comunidade e Epidemiologia (LAMCEP), atualmente no cargo de presidente.
Denise Silva da Silveira, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Epidemiologia pela UFPel. Técnica em Educação no Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFPel.
Nádia Spada Fiori, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Professora assistente do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

BRASIL. Constituição da república; Artigos 194, 196. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em < http://www.senado.gov.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/CON1988.asp >. Acessado em 30 mar. 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. HumanizaSUS: política nacional de humanização. A humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Série B. Textos básicos de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual do instrumento de avaliação da atenção primária à saúde: primary care assessment tool PCATool - Brasil. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Série E. Legislação em saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

CARVALHO, FRM. Os direitos humanos, a Declaração Universal dos Direitos humanos de 1948 e o pensamento filosófico de Norberto Bobbio sobre os direitos do homem. Âmbito jurídico. Rio Grande. Disponível em < http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=5147 >. Acessado em 30 mar. 2017.

FACCHINI, LA et. al. Avaliação de efetividade da Atenção Básica à Saúde em municípios das regiões Sul e Nordeste do Brasil: contribuições metodológicas. Caderno de saúde pública. Rio de Janeiro, v. 24, sup. 1: S159-S172, 2008.

FORTES, PAC. Ética, direitos dos usuários e políticas de humanização da atenção à saúde. Saúde e sociedade. São Paulo, v. 13, n. 3, p. 30-35, 2004.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Ministério da Saúde. Saúde e Direitos Humanos. Ano 7. Nº 7. Brasília: Fundação Oswaldo Cruz, 2010.

MATTA, GC; MOROSINI, MVG. Atenção primária à saúde. Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro. Disponível em < http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/ateprisau.html >. Acessado em 30 mar. 2017.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Centro de informações das nações unidas. Declaração universal dos direitos humanos. Rio de Janeiro: UNIC Rio., 2009.

ROCHA, ACD et al. Atenção básica à saúde: avaliação de estrutura e processo. Revista de Administração em Saúde. São Paulo, v. 14, n. 54, p. 71-79, 2012.

SIRENA, S.A.; TARGA, L.V. Atenção primária à saúde: fundamentos para prática. 1ª ed. Caxias do Sul: Educs, 2016.

STARFIELD, B. (1998). Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002.

Publicado
2017-06-29
Como Citar
VINHOLES FILHO, U. A.; KÖNIG, D. S.; SILVEIRA, D. S. DA; FIORI, N. S. Discussão dos preceitos da atenção primária à saúde e direitos humanos em uma atividade extensionista de graduação. Expressa Extensão, v. 22, n. 1, p. 149-160, 29 jun. 2017.
Seção
Relatórios