Exercícios indisciplinares de dança: presença e formação compartilhada em saúde

Palavras-chave: presença, saúde, dança contemporânea, formação compartilhada

Resumo

Este artigo pretende apontar caminhos para os estudos de presença numa formação em saúde, a partir de exercícios de dança contemporânea desenvolvidos em um projeto de Extensão da Universidade Federal de São Paulo, no Instituto Saúde e Sociedade, campus Baixada Santista. A pesquisa foi realizada durante um ano, nos encontros com participantes entre 19 e 25 anos em formação nas áreas de saúde,que contaram com experiências práticas corporais e de conversas sobre as experimentações registradas em diários de campo pelos pesquisadores.Argumentos teóricos se misturam às falas de alunos participantes do projeto, a partir do método cartográfico, num texto que pretende compartilhar a experiência de uma formação interdisciplinar ou indisciplinar, em que a arte contemporânea e os estudos da presença foram focos de um processo de criação artística na área cênica.Como resultados e discussões, entendemos que presença em saúde é importante de ser vivenciada de maneira encarnada, com pele, toque, dança e movimento. Propomos uma formação corporal compartilhada, sensível e criativa, que cultiva a visão interdisciplinar como forma de ampliação do conceito saúde para uma atuação inventiva dentro das áreas acadêmicas de formação de profissionais.

Biografia do Autor

Marina Souza Lobo Guzzo, Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista
Artista e pesquisadora das artes do corpo, Marina Guzzo tem pós-doutorado pelo Departamento de Artes Cênicas da da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Unifesp no Campus Baixada Santista, pesquisadora do Laboratório Corpo e Arte e coordenadora do Núcleo Interdisciplicinar de Dança – N(i)D. Concentra suas criações na interface das linguagens artísticas e a incerteza da vida contemporânea, misturando dança, performance e circo para explorar os limites do corpo e da subjetividade nas cidades e na natureza. 
Daniele Guedes Fonseca, Universidade Federal de São Paulo
Graduanda em Bacharel em Psicologia na Universidade Federal de São Paulo tendo passado pelos cursos de Ciências Sociais e Dança pela Universidade Estadual de Campinas tem interesse na pesquisa artística corporal associada à subjetividade. Participou do Projeto de Extensão Universitária Artes do Corpo na UNIFESP com coordenação de Marina Guzzo. Circulou com a Performance Navios e esta circulando com a performance Mar –uma dança com  vento junto o N(i)D- Núcleo Interdisciplinar de pesquisa em dança, com direção de Marina Guzzo.   É cofundadora  do Entrelace coletivo e lacLab – Laboratório livre de artes circenses , desenvolvendo pesquisa sobre dança, artes circenses e integradas,  atuando como bailarina e intérprete.  
Iara Barreira Marqui, Universidade Federal de São Paulo
Graduanda em Educação Física na Universidade Federal de São Paulo.

Referências

BARROS, L. P. e KASTRUP, V. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V. e ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [online]. 2002, nº 19, p. 20-28. ISSN 1413-2478.

DEJOURS, C. Por um novo conceito de saúde. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 14, nº 54, p. 7-11, São Paulo, 1986.

GINOT, I.; MICHEL, M. La danse au XXe siècle. Paris: Larousses/Veuf, 2002.

GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. AnnaBlume: São Paulo, 2005.

KATZ, H. Um, dois, três, a dança é o pensamento do corpo. FID editorial: Belo Horizonte, 2011.

LABAN, R. Domínio do movimento. Summus: São Paulo, 1978.

LECOQ, J. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. SESC/SENAC: São Paulo, 2010.

LUZ, M. T. Complexidade do Campo da Saúde Coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade de saberes e prática-análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática. Saúde e sociedade, v. 18, n. 2, p. 304-311, São Paulo, 2009.

MONTAGU, A. Tocar: o significado humano da pele. São Paulo: Summus, 1988.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível. São Paulo: editora 34, 2005.

ROPA, E. C. A dança e o agit-prop. Os Teatros não Teatrais na Cultura Alemã do Início do Século XX. Perspectiva: São Paulo, 2014.

SANT’ANNA, D. B. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. Estação Liberdade: São Paulo, 2001.

SCLIAR, M. História do conceito de saúde. Physis, v. 17, n. 1, p. 29-41, Rio de Janeiro, 2007.

TEDESCO, S. H.; SADE, C.; CALIMAN, L. V. A entrevista na pesquisa cartográfica: a experiência do dizer. Fractal: Revista de Psicologia, v. 25, n. 2, p. 299-322, Niterói, 2013.

VIANNA, K. A dança. Summus: São Paulo, 2005.

Publicado
2017-10-31
Como Citar
GUZZO, M. S. L.; FONSECA, D. G.; MARQUI, I. B. Exercícios indisciplinares de dança: presença e formação compartilhada em saúde. Expressa Extensão, v. 22, n. 2, p. 21-36, 31 out. 2017.