Turismo e educação patrimonial: a experiência das visitas guiadas pelos prédios da UFPel

  • Dalila Rosa Hallal Universidade Federal de Pelotas
  • Dalila Müller Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Visita Guiada. Educação Patrimonial. Patrimônio. Memória. UFPel.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar uma ação do projeto “Turismo e Educação Patrimonial” desenvolvido pelo Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel),  qual seja, a Visita Guiada pelos prédios da UFPel, atividade criada em 2009. Trata-se de uma visita guiada realizada, com o auxílio dos discentes do curso de Bacharelado em Turismo, pelos prédios da Universidade, principalmente naqueles que têm um importante papel no que se refere à identidade e memória da cidade. Durante a visita, discute-se a relevância dos prédios na época em que foram construídos e que desempenhavam suas funções originais, bem como a importância do uso atual, enquanto espaço educativo, com a pretensão de criar um ambiente em que o conhecimento se misture com a emoção, reforçando o sentimento de pertencimento da comunidade em relação ao patrimônio. Na perspectiva do trabalho, a Educação Patrimonial deve considerar que a preservação dos bens culturais deve ser compreendida como prática social, inserida nos contextos culturais, nos espaços da vida das pessoas. A visita guiada vem se configurando como uma prática de escuta e observação que permitam acolher e integrar as singularidades, identidades e diversidades locais.

Biografia do Autor

Dalila Rosa Hallal, Universidade Federal de Pelotas
Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Pelotas.
Dalila Müller, Universidade Federal de Pelotas
Professora Associada da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas; doutora em história – UNISINOS;

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Publicado
2017-10-31
Como Citar
HALLAL, D. R.; MÜLLER, D. Turismo e educação patrimonial: a experiência das visitas guiadas pelos prédios da UFPel . Expressa Extensão, v. 22, n. 2, p. 113-128, 31 out. 2017.