Programa de Mobilização Universitária para o Desenvolvimento Regional: extensão universitária na perspectiva da terceira missão

  • Gisele Maria Amim Caldas Lorenzi Universidade Positivo
Palavras-chave: Extensão universitária. Tríplice hélice. Inovação. Terceira Missão.

Resumo

Resumo: O ¨Programa de mobilização universitária para o desenvolvimento regional¨ foi concebido como uma via de promoção do processo criativo e inovador tendo como ponto de partida que a partir da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão os acadêmicos exercem a cidadania e são os agentes transformadores do seu ambiente de atuação. Este programa tem como finalidade identificar no âmbito do Estado do Paraná, a priori, municípios cujos indicadores de desenvolvimento estejam aquém das metas estabelecidas ou consideradas satisfatórias, por exemplo, pela ONU e outras entidades. Em parceria com o governo local identificar as demandas, elaborar e implantar ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida local. O município de Adrianópolis, localizado no Vale do Ribeira no estado do Paraná, foi escolhido como pioneiro para execução das atividades. Nos dois anos de execução do Programa já foram realizados 20 projetos, os quais contaram com a participação de 14 cursos, 40 professores e 1200 acadêmicos. Pode-se inferir que o Programa está em consonância com o papel da universidade enquanto espaço de geração, utilização e aplicação do conhecimento tanto no espaço da própria universidade como no seu entorno. Em nenhum momento a Universidade buscou assumir o papel ou a responsabilidade do Estado. Palavras-chave: Extensão universitária. Tríplice hélice. Inovação. Terceira Missão.

Biografia do Autor

Gisele Maria Amim Caldas Lorenzi, Universidade Positivo
Doutora e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Laboratório de Cidades, Relações Institucionais / Desenvolvimento de Negócios. Universidade Positivo. 

Referências

COHEN, E.; FRANCO R. Avaliação de projetos sociais. Petrópolis: Editora Vozes, 1993.

DRUKER, P.F. Inovação e Espírito Empreendedor. 1ª. Edição. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2008

E3M European Indicators and Ranking methodology for university third mission. Disponivel em: < http://e3mproject.eu/index.html) Acesso em 25 de jul de 2017.

ETZKOWITZ, . The Triple Helix of University – Industry – Government, Working Paper 2002-11, Stockholm: Institutet för studier av utbildung och forskning (SYSTER). 2003.

HEFCW. Future Third Mission Funding Arrangements in Wales. 23 February 2004

.Disponível em: <https://www.hefcw.ac.uk/Documents/publications/circulars/circ

ulars_2004/W0411HE.pdf>. Acesso em: 25 Jul. 2017.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. 13a Edição. São Paulo: Paz e Terra. 2006.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Anual 2010. [online] Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm). Acesso em 19 d julho de 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Anual 2010 Disponível em <

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2016/default.shtmIBGE 2016

INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Caderno Estatístico: Município de Adrianópolis – Julho de 2017. Disponível em:< http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=83490&btOk=ok> Acesso em 27 de julho de 2017.

NUNES, A. L. DE P. F., SILVA, M. B. DA C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Barbacena: Mal-Estar e sociedade, ano IV, n. 7, p. 119-133, 2011.

SANTOS, A. B. A.; FAZION, C. B. MEROE, G. P. S. Inovação: um estudo sobre a evolução do conceito de Schumpeter. São Paulo: Caderno de Administração. Revista da Faculdade de Administração da FEA, v.5, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/caadm/article/view/9014/6623 Acesso em 20 jul 2017.

THIOLLENT, M et al. (Orgs.) Extensão Universitária: conceitos, métodos e práticas. Rio de Janeiro:UFRJ/SR5, 175 p., 2003.

Publicado
2017-10-31
Como Citar
LORENZI, G. M. A. C. Programa de Mobilização Universitária para o Desenvolvimento Regional: extensão universitária na perspectiva da terceira missão. Expressa Extensão, v. 22, n. 2, p. 198-209, 31 out. 2017.
Seção
Relatórios