Semana do cérebro: divulgando a neurociência e integrando ensino, pesquisa e extensão

  • Ohana Turcato Macacare Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciências Biológicas
  • Maria Beatriz da Silva Rocha Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciências Biológicas
  • Ellen Mayara Souza Cruz Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciências Biológicas
  • Luan Vitor Alves de Lima Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciências Biológicas
  • Flávio Haragushiku Otomura Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciências Biológicas
  • Roberta Ekuni Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciências Biológicas
Palavras-chave: Extensão universitária. Popularização da ciência. Neurociência.

Resumo

A Neurociência, ciência responsável pelo estudo do sistema nervoso, têm crescido exponencialmente nas últimas décadas. Visto que muitos assuntos relacionados ao tema fazem parte do cotidiano popular, a divulgação científica das neurociências se torna relevante. Desta forma, o Grupo de Estudos em Neurociências da Universidade Estadual do Norte do Paraná (GEN / UENP) aderindo evento mundial de divulgação neurocientífica “Brain Awareness Week” (DANA Foundation), organizou a III Semana do Cérebro da UENP. O objetivo do presente trabalho é relatar sobre a ação presencial da III Semana do Cérebro da UENP, realizada em 2017, mostrando como um evento extensionista pode contribuir na formação dos alunos envolvidos e como ele integra ensino, pesquisa e extensão, tripé que é premissa da Universidade. Em dois dias de evento foram trabalhados diversos temas das neurociências que envolveram apresentação de filmes, palestras e discussões em forma de debate. Mais de 300 pessoas foram alcançadas com essa ação e pela quantidade de questionamentos levantados pelos participantes, podemos notar o interesse do público acerca da temática. A participação dos alunos do GEN como palestrantes aponta que eventos extensionistas podem ser utilizados como instrumento pedagógico importante na qualificação profissional dos acadêmicos.

Biografia do Autor

Ohana Turcato Macacare, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciências Biológicas
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.
Maria Beatriz da Silva Rocha, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciências Biológicas
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.
Ellen Mayara Souza Cruz, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciências Biológicas
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.
Luan Vitor Alves de Lima, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciências Biológicas
Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.
Flávio Haragushiku Otomura, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciências Biológicas
Professor Doutor Adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Centro de Ciências Biológicas.
Roberta Ekuni, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Centro de Ciências Biológicas
Professora Doutora Adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Centro de Ciências Biológicas.

Referências

AMERICAN Psychiatric Association. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. [Porto Alegre]: Artmed, 2014.

ARANHA, G.; CHICHIERCHIO, M.; SHOLL-FRANCO, A. A divulgação científica como instrumento de desmitificação e conscientização pública sobre Neurociências. In: EKUNI, R.; ZEGGIO, L.; BUENO, O. F. A. (eds.). Caçadores de neuromitos: o que você sabe sobre seu cérebro é verdade? São Paulo: Memnon, 2015. p. 204-220.

BAALBAKI, A. C. F. A divulgação científica e o discurso da necessidade. Letras, n. 48, p. 379-396, 2014.

BELÉM, M. O. et al. Intestinal morphology adjustments caused by dietary restriction improves the nutritional status during the aging process of rats. Experimental Gerontology, v. 69, p. 85-93, 2015.

CARVALHO, C. R. et al. Canabinóides e epilepsia: potencial terapêutico do canabidiol. VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde, v. 29, n. 1, p. 54-63, 2017.

CASTRO, J. C. D.; MARIQUITO, M. T.; OTOMURA, F. H.; EKUNI, R. . Neuromovies: aprendendo neurociência pela lente dos filmes. In: II Seminário de Extensão e Cultura da UENP, 2016, Cornélio Procópio, (s/d, s/p).

COELHO, G. C. O papel pedagógico da Extensão Universitária. Em Extensão, v. 13, n. 2, p. 11–24, 2014.

COSTA, M. C. M. et al. Ayahuasca: uma abordagem toxicológica do uso ritualístico. Revista de Psiquiatria Clínica, 2005.

CUNHA, M. B. A percepção de ciência e tecnologia dos estudantes de ensino médio e a divulgação científica. 2009. 363 p. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

DIVERTIDAMENTE. Direção: Pete Doctter, Produção: Jonas Rivera: Disney Pixar, 2015.

DE Mello, M. T. et al. O exercício físico e os aspectos psicobiológicos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 11, n. 3, p. 203-207, 2005.

EKUNI, R. et al. Projeto de Extensão “Grupo de Estudos em Neurociência”: divulgando neurociência e despertando vocações. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 5, n. 2, p. 55-59, 2014.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: [s.n.]. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2018.

GRILLO, S. V. C. Gêneros primários e gêneros secundários no círculo de Bakhtin: implicações para a divulgação científica. ALFA: Revista de Linguística, v. 52, n. 1, 2008.

GRIPP, L. B. Constitucionalidade do acesso a tratamento médico alternativo a base do composto conhecido como canabidiol. 2017. Disponível em: <http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/4464>. Acesso em: 18 fev. 2018.

HANSEN, M. B. The enteric nervous system I: organisation and classification. Pharmacology on Toxicology, v. 92, p. 105-113, 2003.

HINRICHS, H.; MACHLEIDT, W. Basic emotions reflected in EEG- coherences. International Journal of Psychophysiology, v. 13, n. 3, p. 225-232, 1992.

KANDEL, E. et al. Princípios de neurociências. 5. ed. Porto alegre: AMGH, 2014.

LAI, J. S. et al. A systematic review and meta-analysis of dietary patterns and depression in community-dwelling adults. The American Journal of Clinical Nutrition, v. 99, p. 181–197, 2014.

LAU, T.; SCHLOSS, P. The cannabinoid CB 1 receptor is expressed on serotonergic and dopaminergic neurons. European Journal of Pharmacology, v. 578, n. 2, p. 137-141, 2008.

LEVENSON, R. W. et al. Emotion and autonomic nervous system activity in the Minangkabau of West Sumatra. Journal of Personality and Social Psychology, v. 62, n. 6, p. 972, 1992.

MERCANTE, M. S. A ayahuasca e o tratamento da dependência. Mana, v. 19, n. 3, p. 529-558, 2013.

METZNER, R; CALLAWAY, J. C. Ayahuasca: alucinógenos, consciência e o espírito da natureza. [S. n.]: Gryphus, 2002.

MORI, M. A. et al. Cannabidiol reduces neuroinflammation and promotes neuroplasticity and functional recovery after brain ischemia. Progress in Neuro-Psychopharmacology and Biological Psychiatry, v. 75, p. 94-105, 2017.

NICHOLS, D. E. Hallucinogens. Pharmacology & Therapeutics, v. 101, n. 2, p. 131-181, 2004.

OLKOWICZ, S. et al. Birds have primate-like numbers of neurons in the forebrain. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 113, n. 26, p. 7255-7260, 2016.

O’NEIL, A. et al. Relationship between diet and mental health in children and adolescents: a systematic review. American Journal of Public Health, v. 104, p. 31–42, 2014.

OSMOND, H. A review of the clinical effects of psychotomimetic agents. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 66, n. 1, p. 418-434, 1957.

PEREIRA, E. Ayahuasca: expansão de usos rituais e de formas de apreensão científica. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 18, n. 52, p. 203-207, 2003.

PIRES, A. P. S. et al. Ayahuasca: uma revisão dos aspectos farmacológicos e toxicológicos. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v. 31, n. 1, p. 15-23, 2010.

PORTO, C.; BROTAS, A.; BORTOLIERO, S. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas. SCIELO-EDUFBA, 2011.

RANG, H. P. et al. Rang & Dale farmacologia. 6. ed. Rio de Janeiro: Guabanara, Koogan, 2007.

RESOLUÇÃO 510 de 07 de abril de 2016/2016. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/reso510.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2018.

RESOLUÇÃO 029/2011 – CEPE/UENP. Disponível em: <https://www.uenp.edu.br/doc-proec/proec-documentos-gerais/1421-regulamento-de-extensao/file>. Acesso em: 20 fev. 2018.

RIVERO, T. S. et al. Videogame faz mal para o cérebro? In: ZEGGIO, L.; EKUNI, R.; BUENO, O. F. A. (eds.). Caçadores de neuromitos: desvendando os mistérios do cérebro. Florianópolis: IBIES, 2017. p. 221-241.

ROAZZI, A. et al. O que é emoção? em busca da organização estrutural do conceito de emoção em crianças. Psicologia Reflexão e Crítica, v. 24, n. 1, p.51-61 , 2011.

SANCHEZ-VILLEGAS, A.; MARTINEZ-GONZALEZ, M. A. Diet, a new target to prevent depression? BMC Medicine, v. 11, 2013.

SOUZA, P. A. Alcaloides e o chá de ayahuasca: uma correlação dos "estados alterados da consciência" induzido por alucinógenos. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 13, n. 3, p. 349-358, 2011.

SCHACHTER, S.; SINGER, J. Cognitive, social, and physiological determinants of emotional state. Psychological Review, v. 69, n. 5, p. 379, 1962.

SCHOFFEN, J. P. F. et al. Effects of a hypoproteic diet on myosin-V immunostained myenteric neurons and the proximal colon wall of aging rats. Autonomic Neuroscience, v. 22, p. 77-83, 2005.

SCHOFFEN, J. P. F. et al. Food restriction beginning at lactation interferes with the cellular dynamics of the mucosa and colonic myenteric innervation in adult rats. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 86, n. 4, p. 1833-1848, 2014.

STAHL S. T. et al. Coaching in healthy dietary practices in at-risk older adults: a case of indicated depression prevention. The American Journal of Psychiatry, v. 171, p. 499–505, 2014.

TÓFOLI, L. F.; LIMA, F. A. S. Recomendaciones y precauciones para la salud mental en el uso de hoasca (Ayahuasca): informe de una experiencia de seguimiento epidemiológico. In: CONGRESO INTERNACIONAL MEDICINAS TRADICIONALES, INTERCULTURALIDAD Y SALUD MENTAL. Programación y resúmenes. Tarapoto: Takiwasi, 2009. p. 92.

TRÓPIA, G. Reflexões sobre o discurso na divulgação neurocientífica. Revista Ciência e Ensino, v. 2, n. 2, 2008.

VARGAS, L. S. et al. Conhecendo o sistema nervoso: ações de divulgação e popularização da neurociência junto a estudantes da rede pública de educação básica. Revista Ciências e Cognição, vol. 19, p. 233-241, 2014.

ZEGGIO, L.; EKUNI, R.; BUENO, O. F. A. (Eds) Caçadores de neuromitos: desvendando os mistérios do cérebro. Florianópolis: IBIES, 2017.

Publicado
2018-08-31
Como Citar
MACACARE, O. T.; ROCHA, M. B. DA S.; CRUZ, E. M. S.; LIMA, L. V. A. DE; OTOMURA, F. H.; EKUNI, R. Semana do cérebro: divulgando a neurociência e integrando ensino, pesquisa e extensão. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 52-65, 31 ago. 2018.