Recicla UNIFAL-MG:projeto de ação continuada para a promoção da coleta seletiva no espaço acadêmico
Resumo
O Recicla Unifal promove ações de implementação e fortalecimento da coleta seletiva na Universidade Federal de Alfenas-MG campus Poços de Caldas e também no município. As ações têm o objetivo de conscientizar tanto o núcleo acadêmico quanto a população da cidade à realização da coleta seletiva. Para isso, o projeto mantém a publicação contínua de material digital via endereço eletrônico, rede social e mala direta; realiza palestras no campus e em escolas municipais, participa de campanhas de mobilização social, etc. Além das atividades de educação e conscientização de caráter contínuo, dentre as atividades realizadas, o Recicla Unifal mantém a participação na coleta seletiva de festas universitárias; mantém ações de estímulo à coleta seletiva em moradias estudantis; realiza campanha de economia de energia na universidade. Dentre suas ações, destaca-se o projeto piloto de implantação de Pontos de Entrega Voluntário (PEV) em bairros do município, realizando o projeto e montagem do PEV, campanhas, monitoramento e análise dos resultados. Desde a implantação do Recicla Unifal, a coleta de materiais tem crescido e o grupo tem conquistado seu espaço entre a comunidade acadêmica e Poços-caldense.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS(ABRELPE). Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2010. 2010.
BASSANI, P. D. Caracterização de resíduos sólidos de coleta seletiva em condomínios residenciais: estudo de caso em Vitória – ES. Tese (Doutorado), Programa De Pós-Graduação Em Engenharia Ambiental, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória -ES, 2011.
BRASIL. Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006. Separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.
BRASIL. Lei nº 12.305, 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos.
BRINGHENTI, J. Coleta Seletiva De Resíduos Sólidos: Aspectos Operacionais E Da Participação Da População. Tese (Doutorado), Faculdade de Saúde pública, USP, São Paulo, 2004.
COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA RECICLAGEM (CEMPRE).Pesquisa Anual sobre a coleta seletiva. 2010.
COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA RECICLAGEM (CEMPRE).Radiografando a coleta seletiva. 2012.
COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA RECICLAGEM (CEMPRE).CEMPRE Review2013. 2013.
COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA RECICLAGEM (CEMPRE).CEMPREReview 2015. 2015.
CRUSEIRO, F. A. Otimização de Logística: Nova Etapa Na Coleta Seletiva Em Santo André.2008.
FRÉSCA, F. R. C.Estudo da Geração de Resíduos Sólidos Domiciliares no Município de São Carlos, SP, a partir da Caracterização Física. Dissertação (Mestrado), Ciências da Engenharia Ambiental, USP, São Carlos, 2007.
FUZARO, J. A.; RIBEIRO, L. T. Coleta Seletiva para Prefeituras. 4ª ed., São Paulo: SMA/CPLEA,2005.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa nacional de saneamento básico - 2008 : gestão municipal do saneamento básico. 2008.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Perfil dos Municípios Brasileiros 2011. 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Perfil dos Municípios Brasileiros 2015. 2015.
MARCHEZETTI, A. L. Avaliação de Alternativas Tecnológicas para o Tratamento de Resíduos Sólidos Domiciliares pela Aplicação do Método AHP: Estudo de Caso da Região Metropolitana de Curitiba. Dissertação (Mestrado),Programa de PósGraduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
MINAS GERAIS. Lei n.°18719, de 13 de janeiro de 2010. Política Estadual ResíduosSólidos. Belo Horizonte, MG.
POÇOS DE CALDAS. Lein.° 8.316, de 13 de outubro de 2006, Decreto n. 8853/07. Política de Gestão deResíduos Sólidos Reutilizáveis e Incentivos à Coleta Seletiva de Lixo no Município de Poços de Caldas. Poços de Caldas, MG.
REDAÇÃO ECOD. Política Nacional de Resíduos Sólidos é sancionada em Brasília.
RIBEIRO, T.; LIMA, S. Coleta Seletiva De Lixo Domiciliar – Estudo de Casos. Caminhos de Geografia, v.1(2), 50-69, 2000.
SOUZA ET ALLI.Coleta Seletiva nas Universidades: um estudo do Campus de Poços de Caldas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Projeto Multidisciplinar V. Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Universidade Federal de Alfenas, 2014.
ZANLUCA, J. C. Como Funcionam as Cooperativas? 2012.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.