RECICLA UNIFAL-MG:PROJETO DE AÇÃO CONTÍNUADA PARA A PROMOÇÃO DA COLETA SELETIVA NO ESPAÇO ACADÊMICO

  • Luiz Felipe Ramos Turci Universidade Federal de Alfenas - Campus Avançado de Poços de Caldas
  • Giselle Patrícia Sancinetti Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas
  • Laura Luiza Oliveira dos Santos Universidade de São Paulo
  • Letícia Ferreira Galvão Amaral Silveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Tábata de Oliveira Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Matheus Mendonça Ramos Simões Universidade Federal de Alfenas
Palavras-chave: Educação ambiental. Gestão de resíduos sólidos. Coleta seletiva. Reciclagem.

Resumo

O Recicla Unifal promove ações de implementação e fortalecimento da coleta seletiva na Universidade Federal de Alfenas-MG campus Poços de Caldas e também no município. As ações têm o objetivo de conscientizar tanto o núcleo acadêmico quanto a população da cidade à realização da coleta seletiva. Para isso, o projeto mantém a publicação contínua de material digital via endereço eletrônico, rede social e mala direta; realiza palestras no campus e em escolas municipais, participa de campanhas de mobilização social, etc. Além das atividades de educação e conscientização de caráter contínuo, dentre as atividades realizadas, o Recicla Unifal mantém a participação na coleta seletiva de festas universitárias; mantém ações de estímulo à coleta seletiva em moradias estudantis; realiza campanha de economia de energia na universidade. Dentre suas ações, destaca-se o projeto piloto de implantação de Pontos de Entrega Voluntário (PEV) em bairros do município, realizando o projeto e montagem do PEV, campanhas, monitoramento e análise dos resultados. Desde a implantação do Recicla Unifal, a coleta de materiais tem crescido e o grupo tem conquistado seu espaço entre a comunidade acadêmica e Poços-caldense.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Ramos Turci, Universidade Federal de Alfenas - Campus Avançado de Poços de Caldas
Professor do Núcleo de Matemática, Computação e Modelagem, e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia Ambiental (PPGCEA) da Universidade Federal de Alfenas - Campus Avançado de Poços de Caldas - MG. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002); mestrado e doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2005/2009); Pós-doutorado realizado no Laboratório de Computação e Matemática Aplicada do INPE na área de Redes Complexas (2009-2011). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Matemática Aplicada, com ênfase em Análise de Sistemas Dinâmicos, Redes Complexas, Controle Automático, Eletrônica Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica não-linear, sistemas caóticos, sistemas descontínuos, controle de caos, sincronização e redes complexas. Como pesquisador do PPGCEA tem atuado em temas como crédito de carbono, ACV, controle de poluição, modelagem de desastres naturais. Coordenador do projeto de extensão Recicla Unifal para promoção da coleta seletiva no campus e no município de Poços de Caldas.
Giselle Patrícia Sancinetti, Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente é professora Adjunto III do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Controle de qualidade e tratamento de efluentes líquidos, atuando principalmente nos seguintes temas: fenol, chorume, drenagem ácida de mina, reator anaeróbio de leito fluidificado e microbiologia.
Laura Luiza Oliveira dos Santos, Universidade de São Paulo
Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade na Universidade de São Paulo (USP-SP) e aluna do curso de Pós-graduação em MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável à distância pela UniCesumar. Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) em 2015, contemplando Iniciação Científica, Monitorias, período de 12 meses pelo Ciência Sem Fronteiras na Universidade de Strathclyde (Glasgow, Escócia, Reino Unido), Estágio Profissional em Recicladora de PET, Trabalho de Conclusão de Curso em Análise do Ciclo de Vida, Projeto de Extensão e Prêmio em Sustentabilidade.
Letícia Ferreira Galvão Amaral Silveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Possui ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Jesus Maria José(2010). Atualmente é Bolsista do programa FIP da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Comportamento Político.
Tábata de Oliveira, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas(2015) e graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Alfenas(2013). Atualmente é PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química.
Matheus Mendonça Ramos Simões, Universidade Federal de Alfenas
Engenheiro de Minas na Universidade Federal de Alfenas.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS(ABRELPE). Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2010. 2010.

BASSANI, P. D. Caracterização de resíduos sólidos de coleta seletiva em condomínios residenciais: estudo de caso em Vitória – ES. Tese (Doutorado), Programa De Pós-Graduação Em Engenharia Ambiental, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória -ES, 2011.

BRASIL. Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006. Separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

BRASIL. Lei nº 12.305, 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos.

BRINGHENTI, J. Coleta Seletiva De Resíduos Sólidos: Aspectos Operacionais E Da Participação Da População. Tese (Doutorado), Faculdade de Saúde pública, USP, São Paulo, 2004.

COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA RECICLAGEM (CEMPRE).Pesquisa Anual sobre a coleta seletiva. 2010.

COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA RECICLAGEM (CEMPRE).Radiografando a coleta seletiva. 2012.

COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA RECICLAGEM (CEMPRE).CEMPRE Review2013. 2013.

COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA RECICLAGEM (CEMPRE).CEMPREReview 2015. 2015.

CRUSEIRO, F. A. Otimização de Logística: Nova Etapa Na Coleta Seletiva Em Santo André.2008.

FRÉSCA, F. R. C.Estudo da Geração de Resíduos Sólidos Domiciliares no Município de São Carlos, SP, a partir da Caracterização Física. Dissertação (Mestrado), Ciências da Engenharia Ambiental, USP, São Carlos, 2007.

FUZARO, J. A.; RIBEIRO, L. T. Coleta Seletiva para Prefeituras. 4ª ed., São Paulo: SMA/CPLEA,2005.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa nacional de saneamento básico - 2008 : gestão municipal do saneamento básico. 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Perfil dos Municípios Brasileiros 2011. 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Perfil dos Municípios Brasileiros 2015. 2015.

MARCHEZETTI, A. L. Avaliação de Alternativas Tecnológicas para o Tratamento de Resíduos Sólidos Domiciliares pela Aplicação do Método AHP: Estudo de Caso da Região Metropolitana de Curitiba. Dissertação (Mestrado),Programa de PósGraduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

MINAS GERAIS. Lei n.°18719, de 13 de janeiro de 2010. Política Estadual ResíduosSólidos. Belo Horizonte, MG.

POÇOS DE CALDAS. Lein.° 8.316, de 13 de outubro de 2006, Decreto n. 8853/07. Política de Gestão deResíduos Sólidos Reutilizáveis e Incentivos à Coleta Seletiva de Lixo no Município de Poços de Caldas. Poços de Caldas, MG.

REDAÇÃO ECOD. Política Nacional de Resíduos Sólidos é sancionada em Brasília.

RIBEIRO, T.; LIMA, S. Coleta Seletiva De Lixo Domiciliar – Estudo de Casos. Caminhos de Geografia, v.1(2), 50-69, 2000.

SOUZA ET ALLI.Coleta Seletiva nas Universidades: um estudo do Campus de Poços de Caldas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Projeto Multidisciplinar V. Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Universidade Federal de Alfenas, 2014.

ZANLUCA, J. C. Como Funcionam as Cooperativas? 2012.

Publicado
2018-08-31
Como Citar
TURCI, L. F. R.; SANCINETTI, G. P.; SANTOS, L. L. O. DOS; SILVEIRA, L. F. G. A.; OLIVEIRA, T. DE; SIMÕES, M. M. R. RECICLA UNIFAL-MG:PROJETO DE AÇÃO CONTÍNUADA PARA A PROMOÇÃO DA COLETA SELETIVA NO ESPAÇO ACADÊMICO. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 28-51, 31 ago. 2018.