O processo saúde-doença-cuidado à população em situação de rua: intervenções de acadêmicos de enfermagem

  • Luiza Jocymara Lima Freire Dias Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
  • Maria Girlane Sousa Albuquerque Brandão Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
  • Vitória Ferreira do Amaral Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
  • Maria Iranaid Linhares Aguiar Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
  • Ana Suelen Pedroza Cavalcante Universidade Federal do Ceará - UFC.
  • Maristela Inês Osawa Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
Palavras-chave: Promoção da Saúde. Pessoas em Situação de Rua. Enfermagem em Saúde Comunitária., extensão

Resumo

Este estudo tem por objetivo descrever atividades realizadas com pessoas em situação de rua assistidas por um Centro POP de um município da Região Norte do Estado do Ceará. O projeto de intervenção refere-se à experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem de uma Universidade no Estado do Ceará, vinculados a atividades de estágio curricular no módulo de Práticas Interdisciplinares em Ensino, Pesquisa e Extensão I (PIEPE I), no período de maio a julho de 2016. O projeto consistiu na realização de um conjunto de intervenções, buscando atingir, enquanto público-alvo, a população em situação de rua participante de um Centro Pop. Foram realizados 15 encontros de intervenção com uma média de 10 participantes. Foram utilizadas metodologias ativas e participativas, onde os participantes puderam interagir com os temas e falar ativamente suas opiniões e expressar suas dúvidas. A realização dessas intervenções em um serviço de apoio às pessoas em situação de rua configurou-se como uma importante estratégia da Universidade para dar um retorno à comunidade e contribuir com uma melhor formação profissional. Logo, essas vivências contribuíram na melhor visualização do indivíduo na sua totalidade, dando enfoque não apenas para as mazelas físicas, mas atentando-se prontamente para os aspectos comportamentais, psicológicos e emocionais dos indivíduos.

Biografia do Autor

Luiza Jocymara Lima Freire Dias, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
Maria Girlane Sousa Albuquerque Brandão, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
Vitória Ferreira do Amaral, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
Maria Iranaid Linhares Aguiar, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Universidade Federal do Ceará - UFC.
Enfermeira. Mestranda em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará - UFC.
Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
Doutora em Enfermagem. Pós - Doutorado no Programa de Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Referências

ALCANTARA, S. C.; ABREU, P. D.; FARIAS, A. A. Pessoas em situação de rua: das trajetórias de exclusão social aos processos emancipatórios de formação de consciência, identidade e sentimento de pertença. Revista Colombiana de Psicología, v. 24, n. 1, p. 129-143, 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Saúde da população em situação de rua: um direito humano. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

FERRAZ, R. C. S. N. et al. Saberes e experiência: formação de professores da rede pública em atividades extensionistas. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, set./dez. 2017.

NETO, A. P. S. Qualidade de vida de pessoas em situação de rua do Brasil Central. [Dissertação]. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2016.

PAIVA, I. K. S. et al. Direito à saúde da população em situação de rua: reflexões sobre a problemática. Ciência & Saúde Coletiva. v. 21, n. 8, p. 2595-2606, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232015218.06892015. Acesso em: 3 mar. 2018.

RODRIGUES, A. L. L et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação: Ciências Humanas e Sociais. Aracaju, v. 1, n. 16, p. 141-148, mar. 2013.

SILVA, H. S.; GUTIERREZ, B. A. O. Dimensões da qualidade de vida de idosos moradores de rua do município de São Paulo. Saúde e Sociedade. São Paulo, v. 22, n. 1, p.148-159.

SILVA, R. P. et al. Assistência de enfermagem a pessoas em situação de rua. Revista Recien. São Paulo, v. 7, n. 20, p. 31-39, 2017.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
DIAS, L. J. L. F.; BRANDÃO, M. G. S. A.; AMARAL, V. F. DO; AGUIAR, M. I. L.; CAVALCANTE, A. S. P.; VASCONCELOS, M. I. O. O processo saúde-doença-cuidado à população em situação de rua: intervenções de acadêmicos de enfermagem. Expressa Extensão, v. 23, n. 2, p. 32-42, 30 maio 2018.