O aprimoramento de conhecimentos populares por meio de oficina temática envolvendo a química do cotidiano
Resumo
O presente trabalho, desenvolvido em uma escola pública estadual da cidade de Pelotas/RS, com público-alvo sendo os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, assume como objetivo discutir a cultura popular atrelada a conceitos químicos a respeito dos Fogos de Artifício, dando ênfase às contribuições acerca dos conhecimentos abordados e aprimorados na oficina intitulada “Fogos de Artifício”. Esta oficina foi elaborada e desenvolvida pelo Projeto de Extensão TRANSFERE, que desde o ano de 2014 busca estabelecer relação entre situações do cotidiano dos estudantes com conceitos de química, com temas que surgem da demanda escolar. Com resultados que apontam para contribuições na promoção e mediação de saberes, a partir da interação entre universidade e escola, por meio de Projeto TRANSFERE, a oficina foi realizada com sucesso, sendo esta uma das várias já realizadas pelo grupo e disponíveis no Site do Projeto TRANSFERE (http://projetotransfere.wixsite.com/projetotransfere).Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio (versão preliminar). Brasília: MEC, SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/bncc-ensino-medio. Acesso em 30 de junho de 2018.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. V. 2, Brasília: MEC, SEB, 2006.
BRASIL. PCN+ - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 2002.
CARVALHO, M. E. A.; FRANCO, M. R.; ZANATTA, S.; OLIVEIRA, R. A.; PIPITONE, M. A. P.; O Rio e a Escola: uma experiência de extensão universitária e de educação ambiental. Química Nova na Escola, v. 39, n. 2, p.112-119, 2017.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de Química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola. v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009.
LOPES, R. E.; BORBA, P. L. O.; TRAJBER, N. K. A.; SILVA, C. R., CUEL, B. T.; Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional. Comunicação Saúde Educação, v. 15, n. 36, p. 277-288, 2011.
MARCONDES, M. E. R.; Proposições metodológicas para o ensino de Química: Oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Em Extensão, Uberlândia, v.7, p. 67-77, 2008.
MELO, M. R.; NETO, E. G. L. Dificuldades de ensino e aprendizagem dos modelos atômicos em Química. Química Nova na Escola. v. 35, n. 2, p. 112-122, 2013.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Educação. v. 22, n. 37, p.7-32,1999.
NARDI, R. (Org.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.
PAVIANI, N. M. S.; FONTANA, N. M. Oficina pedagógica: relato de uma experiência. Conjectura, v.14, n. 2, p. 77-88, 2009.
PAZINATO, M.; BRAIBANTE, M. Oficina temática composição química dos alimentos: uma possibilidade para o ensino de química. Química Nova na Escola. v. 36, n. 4, p. 289-296, 2014.
PROJETO TRANSFERE. Disponível em: https://www.facebook.com/projetotransfere Acesso em 03 de julho 2018.
RODRIGUES, A. L. L.; PRATA, M. S.; BATALHA, T. B. S.; COSTA, C. L. N. A.; NETO, I. F. P.; Contribuições da Extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação – Ciências Humanas e Sociais, v. 1, n. 16, p. 141-148, 2013.
SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia plena. v. 9, n. 7, p. 1-6, 2013.
SANTOS, W.L.; MALDANER, O.A. Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2010.
SILVEIRA, C. R.; BARRETO, J.; NUNES, S. M.; CHAVES, I.; MARTÍNEZ, P.; Aplicação do Projeto “Bisfenol A (BPA): Uma ameaça invisível para você e sua família” em escolas municipais e estaduais de Rio Grande, RS. Expressa Extensão, v. 23, n. 2, p. 24-31, 2018.
SITE DO PROJETO TRANSFERE. Disponível em: http://projetotransfere.wixsite.com/projetotransfere Acesso em 03 de julho de 2018.
XAVIER, P. M. A.; FLÔR, C. C. C.; Saberes populares e educação científica: um olhar a partir da literatura na área de ensino de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p.308-328, 2015.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.