Oficinas sobre plantas alimentícias não convencionais em um centro de referência de assistência social

  • Lucas Silva Peixoto Universidade Federal de Rondonópolis
  • Suzy Hellen Alves Dourado Universidade Federal de Mato Grosso
  • Reginaldo Vieira da Costa Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Sinop
  • Jefferson Adriã Reis Universidade Federal de Rondonópolis
  • Lucas Fernandes Tavares Universidade Federal de Rondonópolis
  • Márcio Alessandro Neman do Nascimento Universidade Federal de Rondonópolis
Palavras-chave: Planta Alimentícia Não Convencional. Biodiversidade. Hábitos Alimentares.

Resumo

Os recursos naturais sempre foram bem aproveitados pelo ser humano desde os primórdios da humanidade. Nos dias de hoje, no entanto, diante da agricultura de larga escala, da globalização e da carência de informação, a humanidade tem deixado de usufruir de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), o que significa um mal aproveitamento desses recursos naturais. Em relação a essa problemática, foi proposta, por meio de ações de um projeto de extensão, a discussão sobre o conhecimento e consumo destes alimentos com famílias participantes de um Centro de Referências de Assistência Social (CRAS). Para isso, foram realizadas oficinas em formato de rodas de conversa objetivando a divulgação das PANC e o aumento de seu consumo. A discussão sobre o aproveitamento dos benefícios se deu principalmente por meio da tradição popular e de receitas culinárias, o que permitiu trabalhar a Educação em Saúde no território. O número de participantes por encontro variou de 10 a 12 pessoas. As ações do projeto de extensão nas comunidades tiveram como base o respeito e a valorização dos aspectos sociais, culturais, nutricionais e econômicos e permitiram a ressignificação das PANC, o que pode representar uma mudança de hábitos alimentares. Essas ações também contribuem para o conhecimento e preservação da biodiversidade nacional e reforçam a importância das trocas de saberes na construção de conhecimento entre profissionais da saúde, acadêmicos e comunidade.

Biografia do Autor

Lucas Silva Peixoto, Universidade Federal de Rondonópolis
Especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosa. Farmacêutico Residente do Programa de Residência multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Rondonopolis, Campus Rondonópolis. Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Sinop
Suzy Hellen Alves Dourado, Universidade Federal de Mato Grosso
Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências em Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso. Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Sinop
Reginaldo Vieira da Costa, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Sinop
Professor formador do Cefapro de Sinop. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Universitário de Cáceres. Graduado em Biologia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Universitário de Alta Floresta.
Jefferson Adriã Reis, Universidade Federal de Rondonópolis
Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de  Rondonópolis. Bolsista voluntário do referido projeto de extensão
Lucas Fernandes Tavares, Universidade Federal de Rondonópolis
Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis. Bolsista voluntário do referido projeto de extensão
Márcio Alessandro Neman do Nascimento, Universidade Federal de Rondonópolis
Professor Adjunto do Curso de Psicologia, da Universidade Federal de Rondonópolis. Coordenador do Laboratório Esquizoanalista de Produção de Subjetividades em Interseccionalidades (LEPSI), que abrange o projeto de extensão “Formação Básica em Fitoterapia, Aromaterapia e Alimentação Saudável na Atenção Primária à Saúde”.

Referências

ALBUQUERQUE, U. P., ALVES, A. G. C, ARAÚJO, A. S. 2007. Povos e Paisagens: Etnobiologia, Etnoecologia e Biodiversidade no Brasil. NUPEEA/UFRPE.

AMOROZO, M. C. M.; MING, L. C.; SILVA, S. P. Métodos de Coleta e Análise de Dados em Etnobiologia, Etnoecologia e Disciplinas Correlatas. Rio Claro (SP): SBEE, 2002.

ASSIS, R. L. de. Desenvolvimento rural sustentável no Brasil: perspectivas a partir da integração de ações públicas e privadas com base na agroecologia . Economia Aplicada, vol. 10,n.1, 2006.

BARREIRA, T. F. et al. Diversidade e equitabilidade de Plantas Alimentícias Não Convencionais na zona rural de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, vol. 17, n. 4, 2015.

BIONDO, Elaine et al. Diversidade e potencial de utilização de plantas alimentícias não convencionais no Vale do Taquari, RS. Revista Eletrônica Científica da UERGS, v. 4, n. 1, p. 61-90, 2018.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Hortaliças não-convencionais: (tradicionais) / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. – Brasília: MAPA/ ACS, 2010. 52 p

FLECK, M. et al. Plantas alimentícias não convencionais ocorrentes no Vale do Taquari e suas principais utilizações. In.: 5° SIMPÓSIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ALIMENTAÇÃO E SAÚDE, 2015, Bento Gonçalves.Anais..., 2015. Disponível em: (http://www.ufrgs.br/sbctarseventos/ssa5/anais/trabalhos.php)Acesso em: 10 de jun 2017

KINUPP, V.F. Plantas alimentícias não-convencionais da região metropolitana de Porto Alegre, RS. 2007. 590f. Tese (Doutorado - Área de concentração em Fitotecnia) – Departamento de Horticultura e Silvicultura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2007.

KINUPP, V.F.; LORENZI, H. Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC) no

Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. Nova

Odessa: Ed. Plantarum, 768p. 2014.

KOHLER, M.; BRACK, P. Frutas nativas no Rio Grande do Sul: cultivando e valorizando a diversidade, Agriculturas, vol. 13, n.2, 2016.

LYKKE, A. M. Local perceptions of vegetation change and priorities for conservation of woody-savanna vegetation in Senegal. Journal of Environmental Management, v. 59, n. 2, p. 107-120, 2000.

MONTEIRO, J. A. V. Do mato ao prato. Educação ambiental em ação, vol. 49, n. XIII, 2014.

PLEAPO. RIO GRANDE DO SUL. Rio Grande Agroecológico – Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica 2016-2019. Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul, SDR/RS. 2016.

RODRIGUES, R. M; COUTO, C; MORAES, V. C; PRADO, G. P. Parasitoses intestinais: intervenção educativa em escolares. In: VI Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL), 22 a 24 de maio, 2013.

SPANHOLI, M. L.; BARRETO, M. R. Uso popular de recursos vegetais e perfil socioeconômico de moradores de comunidades rurais de Sinop, Mato Grosso, Brasil. Gaia Scientia, v. 12, n. 1, 2018.

Publicado
2019-04-30
Como Citar
PEIXOTO, L. S.; DOURADO, S. H. A.; COSTA, R. V. DA; REIS, J. A.; TAVARES, L. F.; NASCIMENTO, M. A. N. DO. Oficinas sobre plantas alimentícias não convencionais em um centro de referência de assistência social. Expressa Extensão, v. 24, n. 2, p. 27-38, 30 abr. 2019.