Práticas educativas para a prevenção e mitigação aos riscos de desastres
Resumo
Os impactos ocasionados por desastres naturais estão diretamente ligados com o desenvolvimento regional, seja por aspectos econômicos, sociais, culturais ou ambientais. Nesse sentido, é necessário ampliar as campanhas de sensibilização e educação ainda nos anos iniciais da educação fundamental. Diante desta perspectiva, o presente artigo tem por objetivo apresentar e analisar o programa de conscientização Defesa Civil na Escola da Defesa Civil, do munícipio de Blumenau, oferecido às escolas da rede pública de ensino. O acompanhamento do programa foi realizado no contexto das atividades do projeto de extensão Atmosfera, da Universidade Regional de Blumenau, que trata da prevenção e mitigação aos riscos de desastres. Como método de trabalho e investigação, foram realizados estudos bibliográficos e documentais, acompanhadas as atividades propostas pela Defesa Civil, analisada a metodologia aplicada no programa e a participação dos estudantes ao longo do processo. Por fim, foi proposta uma forma de abordagem que privilegie a interação e o uso de tecnologias digitais nesse processo de formação. A partir disso, concluiu-se sobre a necessidade de criar novas formas de abordagem que proporcionem mais interações e utilizem recursos tecnológicos, de modo a oferecer experiências aos estudantes sobre as questões relacionadas à prevenção e mitigação aos riscos de desastres mais próximas aos interesses.Referências
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