AÇÃO DE EXTENSÃO – CADERNO DE RECOMENDAÇÕES CONSTRUTIVAS PARA HABITAÇÃO SOCIAL EVOLUTIVA

  • Liziane de Oliveira Jorge Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rafaela Scherer Universidade Federal de Pelotas
  • Nirce Saffer Medvedovski Universidade Federal de Pelotas
  • Emily Schiavinatto Nogueira Universidade Federal de Pelotas
  • Aline de Moura Ribeiro Xavier Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Habitação social evolutiva. Autoconstrução. Reforma.

Resumo

O presente trabalho apresenta o relato da ação de extensão receptiva e dialogal aplicada na comunidade PAC/Anglo, localizada no município de Pelotas/RS. Compreende a exposição do “Caderno de Recomendações Construtivas para Habitação Social Evolutiva” junto à comunidade, para difusão de conhecimento técnico especializado de arquitetura e construção de modo a auxiliar os moradores com informações relevantes ao processo de autoconstrução e reforma, condição motivada pela insatisfação com o projeto original entregue pelo poder público aos moradores da comunidade em questão. O caderno é um manual construtivo acessível e didático para a apropriação dos moradores no ato de reforma de suas casas, de modo a contribuir para a obtenção de maior conforto, segurança e qualidade de vida no espaço doméstico. A ação foi planejada por intermédio da associação de moradores, com agendamento do salão comunitário, panfletagem de porta em porta para convite e divulgação da atividade, treinamento prévio de alunos, bolsistas e professores e previsão de atividades lúdicas para o público infantil. O dia da ação consistiu em uma aplicação estruturada do Caderno de Recomendações, com distribuição de mesas temáticas a fim de melhor orientar os moradores a respeito dos temas abordados pelo material – a saber:  banheiros, escadas, cozinhas, pátios e varandas, rampas de acesso, muros e grades. O caderno demonstrou ser um instrumento eficiente para alavancar o processo participativo da casa evolutiva, realidade pulsante na comunidade PAC/Anglo e inaugurar o processo posterior de Assistência Técnica profissional para futuras reformas.

Biografia do Autor

Liziane de Oliveira Jorge, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP), Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Rafaela Scherer, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas, Pesquisadora do NAURB/UFPel – Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo.
Nirce Saffer Medvedovski, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas (FAUUSP), Professora na Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFPEL).
Emily Schiavinatto Nogueira, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas, Pesquisadora do NAURB/UFPel – Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo.
Aline de Moura Ribeiro Xavier, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas, Pesquisadora do NAURB/UFPel – Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos: 2015. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

BOUERI FILHO, José Jorge. Projeto e dimensionamento dos espaços da habitação: espaço de atividades. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.

BRANDÃO, Douglas Queiroz. Habitação social evolutiva: aspectos construtivos, diretrizes para projetos e proposição de arranjos espaciais flexíveis. Cuiabá: CEFETMT, 2006.

CARDOSO, Adauto Lucio; DENALDI, Rosana (org.). Urbanização de favelas: um balanço preliminar do PAC. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018. Disponível em: https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/wp-content/uploads/2019/06/Adauto-CARDOSO-e-Rosana-DENALDI-Urbaniza%C3%A7%C3%A3o-de-favelas-no-Brasil.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

CHING, Francis D. K. Dicionário visual de arquitetura. São Paulo: Martins fontes, 2010.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

JORGE, Liziane O.; MEDVEDOVSKI, Nirce S.; SCHERER, Rafaela. Caderno de recomendações construtivas para habitação social evolutiva. In: XIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS ­ SEUR, 14. 2018, Pelotas. Pelotas:.Universidade Federal de Pelotas. Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais, 2018. v. 1. p. 2-12. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/seur/article/view/14227/8838. Acesso em: 20 jun. 2020.

NEFF, Ludwig; NEUFERT, Peter. Casa, apartamento, jardim: projetar com conhecimento: construir corretamente. São Paulo: Gustavo Gili, 2008.

PELOTAS. Prefeitura Municipal de Pelotas. Lei Municipalº 5.528, de 30 de dezembro de 2008.

SALGADO, Júlio. Técnicas e práticas construtivas para edificações. São Paulo: Érica, 2009.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
JORGE, L. DE O.; SCHERER, R.; MEDVEDOVSKI, N. S.; NOGUEIRA, E. S.; XAVIER, A. DE M. R. AÇÃO DE EXTENSÃO – CADERNO DE RECOMENDAÇÕES CONSTRUTIVAS PARA HABITAÇÃO SOCIAL EVOLUTIVA. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 150-163, 30 ago. 2020.
Seção
Relatórios