Empoderamento feminino na velhice: experiências de ser e conviver

  • Adriana Bragagnolo Universidade de Passo Fundo
  • Lisiane Ligia Mella Universidade de Passo Fundo http://orcid.org/0000-0002-4747-0996
  • Roberta Aparecida Borges Brito Dalpaz Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Extensão universitária. Mulher idosa. Empoderamento.

Resumo

O presente artigo evidencia uma experiência extensionista junto a mulheres idosas através de uma oficina de saúde mental realizada no Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo - UPF. Através de metodologia dialógica, coletiva e participativa, as narrativas das histórias de vida das mulheres participantes são evidenciadas, buscando destacar a ressignificação de seus contextos meio a sociedade em que se inserem. Através de autores como Paulo Freire, Michel Maffesoli e Simone de Beauvoir, o artigo contribui com reflexões acerca de uma extensão universitária crítica que inclui um olhar sensível aos processos construídos com as comunidades, junto às mulheres idosas. Permeadas por histórias de opressão, restrições e silêncio, as mulheres encontram no espaço da oficina a possibilidade de falar de si, escutar e exercitarem-se em um processo livre de reflexão, instituindo o cuidado e o respeito pelas histórias de vida compartilhadas. Por meio deste processo, percebemos os aprendizados vivos e em movimento, que fortalecem e emancipam para a vida, para a tomada de decisão, para escolhas e caminhos, uma potência extensionista no cuidado à pessoa idosa.

Biografia do Autor

Adriana Bragagnolo, Universidade de Passo Fundo
Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2004-2016), com estágio sanduíche na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor titular da Universidade de Passo Fundo, com a docência em disciplinas de práticas de ensino, estágio e educação infantil. Coordenou o Curso de especialização Currículo e Infância. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização (GEPALFA). Realiza estudos sobre interação verbal com crianças de educação infantil.
Lisiane Ligia Mella, Universidade de Passo Fundo
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.
Roberta Aparecida Borges Brito Dalpaz, Universidade de Passo Fundo
Graduada em Secretariado Executivo Bilingue pela Universidade de Passo Fundo (2010). MBA em Marketing Estratégico e Gestão de Vendas. Atualmente, acadêmica do Curso de Pedagogia UPF.

Referências

ALVES, R. Ostra feliz não faz pérola. São Paulo: Planeta, 2014.

BARROS, M. O amor fecunda o universo: ecologia e espiritualidade. Rio de Janeiro: Agir, 2009.

BEAUVOIR, S. A velhice: o mais importante ensaio contemporâneo sobre as condições de vida dos idosos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo II: a experiência vivida. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967.

BIESTA, G. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BOCK, A. M. B. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados pais e educadores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 11, n. 1, jan./jun., 2007.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

DALMOLIN, B. M.; SILVA, M. T.; VIEIRA, A. J. H. Bases pedagógicas para pensar a currcularização da extensão. In: SANTOS, Pedro Floriano dos; RIFFEL, Cristiane Maria (org.). Extensão universitária: perspectivas de aprendizagem e sentidos na educação superior. Itajaí: Univali, 2017. p. 15-36.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

GOHN, M. G. M. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2006.

GOLDENBERG, M. A bela velhice. Rio de Janeiro: Record, 2015.

HUIDOBRO, R. A. et al. Universidade, território e transformação social: reflexões e torno dos processos de aprendizagem em movimento. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo; Buenos Aires: Ed. Universidad Nacional de Avellaneda, 2016.

MAFFESOLI, M. Elogio da razão sensível. Petrópolis: Vozes, 1998.

PRANIS, K. Processos circulares: teoria e prática. São Paulo: Palas Athena, 2010.

SANTOS, B. S. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Publicado
2019-12-30
Como Citar
BRAGAGNOLO, A.; MELLA, L. L.; DALPAZ, R. A. B. B. Empoderamento feminino na velhice: experiências de ser e conviver. Expressa Extensão, v. 25, n. 1, p. 72-84, 30 dez. 2019.