FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NA ZONA SUL DO RIO GRANDE DO SUL

  • Michele Mandagara de Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Felipe Felhberg Herrmann Universidade Federal de Pelotas
  • Josué Barbosa Sousa Universidade Federal de Pelotas
  • Dákny dos Santos Machado Universidade Federal de Pelotas
  • Sidnei Alves Morales Universidade Federal de Pelotas
  • Gabriel Moura Pereira Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Extensão Universitária. Educação em Saúde. Promoção da Saúde.

Resumo

A formação de profissionais capazes de reconhecer as necessidades de saúde de uma comunidade, observando as particularidades de seus pacientes, é um desafio assumido pelas universidades por meio de ações de extensão universitária, onde os acadêmicos são expostos a situações de prática dos saberes reconhecidos em sala de aula. A educação em saúde é uma forma de abordagem de temáticas pertinentes à comunidade. Este trabalho teve por objetivo relatar a experiência de acadêmicos sobre as ações de educação em saúde desenvolvidas em um projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas. A metodologia consiste em relatar o desenvolvimento do projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas “Barraca da Saúde: cuidado interdisciplinar na região sul”, que participa e promove ações em municípios da zona sul do estado do Rio Grande do Sul. O projeto Barraca da Saúde iniciou em 2018, da articulação de acadêmicos, professores e posteriormente com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, desenvolvendo ações de saúde como comunidades e municípios da zona sul que se interessam pela proposta do projeto. O projeto permitiu aos acadêmicos reconhecer a realidade de saúde de diferentes grupos étnicos e econômicos, além de discuti r as necessidades de saúde dessas comunidades e desenvolver ações de prevenção de doenças e promoção de saúde.

Biografia do Autor

Michele Mandagara de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas
Docente do curso de Enfermagem (UFPEL)Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Brasil(2008)
Felipe Felhberg Herrmann, Universidade Federal de Pelotas
Coordenador de Extensão e Desenvolvimento Social (UFPEL)Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil(2018)
Josué Barbosa Sousa, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmico de Enfermagem (UFPEL)
Dákny dos Santos Machado, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmica de Enfermagem (UFPEL)
Sidnei Alves Morales, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmico de Enfermagem (UFPEL)
Gabriel Moura Pereira, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeiro pela faculdade de Enfermagem (UFPEL)

Referências

ACIOLI, S.; KEBIANLL, L.V.A.; FARIA, M.G.A.; FERRACIOLI, P.; CORREA, V.A. F.C.; Práticas de cuidado: o papel do enfermeiro na atenção básica. Revista de Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro-RJ, 2014 set/out; nº5, vº22, p.:637-42.

CANDEIAS, Nelly M. F., Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Rev. Saúde Pública, 31 (2): 209-13, 1997. Acesso em 31 de maio/2017

DA SILVA, José Gouveia. Extensão universitária. 1993. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Viçosa.

DA SILVA, A.F.L.; RIBEIRO, C.D.M.; DA SILVA, A.G. Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil. Niterói-RJ. Revista Interface-comunicação Saúde Educação. v.17, n.45, p.371-84, abr./jun. 2013

DE PAULA, João Antônio. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Revista Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 1, n. 1, p. 5-23, 2013.

FREITAS; Daniel Antunes; CABALLERO; Antonio Diaz. MARQUES; Amaro Sérgio. HERNÁNDEZ; Clara Inés Vergara. ANTUNES; Stéffany Lara Nunes Oliveira. Saúde e comunidades quilombolas: uma revisão da literatura. Revista CEFAC, v. 13, n. 5, p. 937-943, 2011.

MACHADO, M.F.A.S.; MONTEIRO, E. M. L. M.; QUEIROZ, D. T.; VIEIRA, N. F. C.; BARROSO, M. G. T. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS - uma revisão conceitual. Revista Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.12, n.2, p.335-342, 2007.

RODRIGUES, A.L.L.; COSTA, C.L.N.A.; PRATA, M.S.; BATALHA, T.B.S.; NETO, I.D.F.P. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT. Aracaju-SE. v.2, n.1, p.141-148.

SOUSA, J.B.; LOPES, L.B.; PEREIRA, G.M.; MACHADO, D.S.; LIMA, A.R.A.; HECK, R.M. Pesquisa E Devolutiva: atividade com escolares em um município da zona sul sobre plantas medicinais; In: 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão - XXVIII Congresso de Inovação Científica, 2019, Pelotas. Anais V Congresso de Extensão e Cultura, 2019.

Publicado
2020-04-29
Como Citar
DE OLIVEIRA, M. M.; HERRMANN, F. F.; SOUSA, J. B.; MACHADO, D. DOS S.; MORALES, S. A.; PEREIRA, G. M. FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NA ZONA SUL DO RIO GRANDE DO SUL. Expressa Extensão, v. 25, n. 2, p. 90-96, 29 abr. 2020.
Seção
Relatórios