Formação profissional e extensão universitária: experiência de um projeto de extensão na zona sul do Rio Grande Do Sul
Resumo
A formação de profissionais capazes de reconhecer as necessidades de saúde de uma comunidade, observando as particularidades de seus pacientes, é um desafio assumido pelas universidades por meio de ações de extensão universitária, onde os acadêmicos são expostos a situações de prática dos saberes reconhecidos em sala de aula. A educação em saúde é uma forma de abordagem de temáticas pertinentes à comunidade. Este trabalho teve por objetivo relatar a experiência de acadêmicos sobre as ações de educação em saúde desenvolvidas em um projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas. A metodologia consiste em relatar o desenvolvimento do projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas “Barraca da Saúde: cuidado interdisciplinar na região sul”, que participa e promove ações em municípios da zona sul do estado do Rio Grande do Sul. O projeto Barraca da Saúde iniciou em 2018, da articulação de acadêmicos, professores e posteriormente com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, desenvolvendo ações de saúde como comunidades e municípios da zona sul que se interessam pela proposta do projeto. O projeto permitiu aos acadêmicos reconhecer a realidade de saúde de diferentes grupos étnicos e econômicos, além de discuti r as necessidades de saúde dessas comunidades e desenvolver ações de prevenção de doenças e promoção de saúde.Downloads
Referências
ACIOLI, S.; KEBIANLL, L.V.A.; FARIA, M.G.A.; FERRACIOLI, P.; CORREA, V.A. F.C.; Práticas de cuidado: o papel do enfermeiro na atenção básica. Revista de Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro-RJ, 2014 set/out; nº5, vº22, p.:637-42.
CANDEIAS, Nelly M. F., Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Rev. Saúde Pública, 31 (2): 209-13, 1997. Acesso em 31 de maio/2017
DA SILVA, José Gouveia. Extensão universitária. 1993. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Viçosa.
DA SILVA, A.F.L.; RIBEIRO, C.D.M.; DA SILVA, A.G. Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil. Niterói-RJ. Revista Interface-comunicação Saúde Educação. v.17, n.45, p.371-84, abr./jun. 2013
DE PAULA, João Antônio. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Revista Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 1, n. 1, p. 5-23, 2013.
FREITAS; Daniel Antunes; CABALLERO; Antonio Diaz. MARQUES; Amaro Sérgio. HERNÁNDEZ; Clara Inés Vergara. ANTUNES; Stéffany Lara Nunes Oliveira. Saúde e comunidades quilombolas: uma revisão da literatura. Revista CEFAC, v. 13, n. 5, p. 937-943, 2011.
MACHADO, M.F.A.S.; MONTEIRO, E. M. L. M.; QUEIROZ, D. T.; VIEIRA, N. F. C.; BARROSO, M. G. T. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS - uma revisão conceitual. Revista Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.12, n.2, p.335-342, 2007.
RODRIGUES, A.L.L.; COSTA, C.L.N.A.; PRATA, M.S.; BATALHA, T.B.S.; NETO, I.D.F.P. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT. Aracaju-SE. v.2, n.1, p.141-148.
SOUSA, J.B.; LOPES, L.B.; PEREIRA, G.M.; MACHADO, D.S.; LIMA, A.R.A.; HECK, R.M. Pesquisa E Devolutiva: atividade com escolares em um município da zona sul sobre plantas medicinais; In: 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão - XXVIII Congresso de Inovação Científica, 2019, Pelotas. Anais V Congresso de Extensão e Cultura, 2019.
Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.