Mama ação: projeto de incentivo ao aleitamento materno em uma maternidade em Cáceres – MT

  • Késia Marisla Rodrigues da Paz Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Juliane Ferreira Andrade da Fonseca Universidade do Estado de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0001-5386-8055
  • Juliana Anacleto Cruz Universidade Federal de Mato Grosso
  • Magda da Silva Oliveira
  • Mirielly Ashley da Silva Clínica Oftalmológica de Cáceres
Palavras-chave: Educação em Saúde. Aleitamento Materno. Enfermeiro., extensão, saúde

Resumo

Com vistas a fortalecer as políticas implementadas pelo Ministério da Saúde (MS) para o incentivo do aleitamento materno exclusivo, o curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso em Cáceres-MT, desenvolveu um projeto de extensão com vista a agregar o ensino, a pesquisa e a extensão, com temas voltados para a promoção e incentivo do aleitamento. O projeto envolveu docentes e discentes do curso e as atividades extensionistas foram desenvolvidas no alojamento conjunto do Hospital Maternidade em Cáceres-MT. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de discuti r sobre a importância do aleitamento materno com puérperas e acompanhantes por meio de orientações individuais, coletivas e materiais lúdicos. A realização do projeto proporcionou a interação ensino-serviço e comunidade, além de intervir auxiliando no incentivo e políticas públicas do aleitamento materno exclusivo.

Biografia do Autor

Késia Marisla Rodrigues da Paz, Universidade do Estado de Mato Grosso
Professora Mestre em Saúde Coletiva - Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso
Juliane Ferreira Andrade da Fonseca, Universidade do Estado de Mato Grosso
Professora Doutora em Ciências - Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso
Juliana Anacleto Cruz, Universidade Federal de Mato Grosso
Enfermeira residente – Programa de Residência Multiprofisisonal em saúde do adulto e idoso com ênfase em cardiologia – Universidade Federal de Mato Grosso
Mirielly Ashley da Silva, Clínica Oftalmológica de Cáceres
Enfermeira – Clínica Oftalmológica de Cáceres

Referências

NUNES LM. Importância do aleitamento materno na atualidade. Bol Cient Pediatr. 2015;04(3):55-8.

MOURA, Lúcia de Fátima Almeida de Deus et al. Impacto de um projeto de extensão universitária na formação profissional de egressos de uma universidade pública. Rev Odontol Unesp, Araraquara, v. 41, n. 6, p.348-352, 01 nov. 2012. Bimestral. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2017.

OLIVEIRA, Franklin Learcton Bezerra de; ALMEIDA JÚNIOR, José Jailson de. Extensão universitária: contribuições na formação de discentes de Enfermagem. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, Vitória, v. 17, n. 1, p.19-24, 01 jan. 2015. Trimestral. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2017.

NASCIMENTO, M.A.G; SILVA, C.N.M. Conversa e Oficinas temáticas experiências metodológicas de ensino-aprendizagem em geografia. Apresentado no 10° Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Set, 2009. Porto Alegre. Disponível em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/poster/p%20(36).pdf Acesso em:20/12/2013.

Publicado
2020-04-29
Como Citar
RODRIGUES DA PAZ, K. M.; FERREIRA ANDRADE DA FONSECA, J.; ANACLETO CRUZ, J.; DA SILVA OLIVEIRA, M.; SILVA, M. A. DA. Mama ação: projeto de incentivo ao aleitamento materno em uma maternidade em Cáceres – MT. Expressa Extensão, v. 25, n. 2, p. 97-102, 29 abr. 2020.
Seção
Relatórios