Diagnóstico Comunitário: as necessidades da comunidade transformando o contexto de um centro de Extensão Universitária

  • Andrea Bandeira Escola de Ciências da saúde e da Vida/ PUCRS
  • Clarissa Ferraz Rodrigues
  • Amanda Fraga Tolksdorf Estudante de Odontologia da PUCRS- Bolsista do Pet-Saúde Interprofissionalidade
  • Fabiana Kurzawa Hagemann Estudante de Medicina PUCRS- Bolsista do Pet- saúde interprofissionalidade
  • Lisiane Marçal Perez Professora da Escola de Medicina da PUCRS e tutora do Pet- saúde Interprofissionalidade
Palavras-chave: Saúde pública. Interprofissionalidade. Extensão universitária. Diagnóstico comunitário.

Resumo

O diagnóstico comunitário é uma ferramenta usada para identificar os principais problemas da população com a finalidade de estabelecer prioridades para a oferta de serviços na Atenção Básica. Teve como objetivo apresentar o diagnóstico comunitário parcial de um centro de extensão universitária para compreender as necessidades desta comunidade e como a interprofissionalidade pode influenciar este contexto. Trata-se de uma pesquisa na perspectiva de estudo ecológico, no qual a unidade de análise é a população de uma área geográfica definida, com a finalidade de avaliar a influência dos contextos social e ambiental na saúde dessa população. Até o momento participaram da pesquisa 307 pessoas de 147 domicílios, o que corresponde a 4,4% da população adscrita, com estes dados traçou-se um perfil sócio demográfico e de condições de saúde da população até então pouco conhecidas pelo Centro de Extensão Universitária.  Por meio de programas de extensão universitária, como o PET-Saúde Interprofissionalidade, estudantes de graduação estão participando de um diagnóstico comunitário em um Centro de Extensão universitária, praticando a interprofissionalidade, conhecendo as necessidades da população e contribuindo com a otimização dos recursos oferecidos à comunidade.

Biografia do Autor

Andrea Bandeira, Escola de Ciências da saúde e da Vida/ PUCRS
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia - Bacharelado e Licenciatura- pela Universidade Federal de Pelotas. Enfermeira especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e Comunidade PREMUS/PUCRS. Mestre e Doutora em Enfermagem pelo PPGEnf/UFRGS, na área de concentração de Políticas e Práticas em Saúde e Enfermagem, linha de pesquisa Enfermagem e Saúde Coletiva. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem na Saúde do Adulto, idoso, gerenciamento em enfermagem, gestão em saúde e saúde coletiva. Integrante do NEESFAC e do GEASDEM. Atualmente coordena o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da PUCRS. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde-PUCRS. Assessora de extensão Universitária- PROEX PUCRS
Clarissa Ferraz Rodrigues
Estudante de Enfermagem - PUCRS. Bolsista do Pet- Saúde Interprofissionalidade

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Publicado
2020-08-30
Como Citar
BANDEIRA, A.; RODRIGUES, C. F.; TOLKSDORF, A. F.; HAGEMANN, F. K.; PEREZ, L. M. Diagnóstico Comunitário: as necessidades da comunidade transformando o contexto de um centro de Extensão Universitária. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 122-134, 30 ago. 2020.