Relatos extensionistas sobre a xii jornada de anatomia humana - USP

  • Roberta Figueiroa De Souza Universidade de São Paulo
  • Isabella Ferreira Michelon Universidade Católica de Pelotas
Palavras-chave: Anatomia. Extensão. Formação acadêmica., extensão, formação

Resumo

A Jornada de Anatomia Humana - USP completou sua 12a edição em janeiro de 2020, tendo como tema o Sistema Digestório. Trata-se de um curso teórico-prático inserido na modalidade de difusão dentre as atividades extensionistas. O evento objetiva receber alunos de graduação e graduados até um ano dos cursos da área da saúde e biológicas de todo Brasil para que possam intensificar seus conhecimentos na Anatomia Humana e correlacioná-los com a prática clínica, além de conhecer os laboratórios de pesquisa do Departamento Anatomia e as pesquisas científicas desenvolvidas. O presente ensaio busca apresentar as ações do projeto e associá-las às diretrizes que definem a Extensão Universitária Brasileira. Além disso, aponta os impactos da atividade extensionista sobre a formação individual e profissional dos alunos e estudantes do Programa de Pós-Graduação de Biologia de Sistemas. Para tanto, apresentam-se dois relatos de experiência: um de uma estudante participante do Curso como aluna e um segundo de uma aluna do programa que ministrou aulas no evento. Os relatos evidenciam a percepção das duas alunas, de níveis de ensino distintos, sobre as ações desenvolvidas nesse projeto. Demonstram como os conteúdos técnicos, científicos e culturais foram vivenciados no ambiente interdisciplinar e interprofissional que a jornada oportuniza. À vista disso, o evento confere à prática extensionista o cumprimento das diretrizes que definem esta dimensão universitária.

Biografia do Autor

Roberta Figueiroa De Souza, Universidade de São Paulo
Graduada em Biomedicina pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Sistemas no Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo
Isabella Ferreira Michelon, Universidade Católica de Pelotas
 Graduanda do Curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Ex-aluna do Curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução no 07/2018, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei no 13.005/20. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index. php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&cate- gory_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 abr. 2020

GREGORY, S.R; COLE, T.R. The changing role of dissection as an educational tool for anatomical sciences in the 21st century. JAMA. v. 287, p.1180–1181, 2002.

MAGEE, R. Art macabre: Resurrectionists and anatomists. AZN J Surg. v. 71, p.377–380, 2001.

PEDRAZZI, V.; YAMAMOTO, M. M. .A Necessidade de Ações Articuladas na Cultura e Extensão. Rev. Cult. Ext. USP. São Paulo, n. 10, p. 43-50, nov. 2013.

THOMPSON, Andrew R.; MARSHALL, Aaron M. Participation in Dissection Affects Student Performance on Gross Anatomy Practical and Written Examinations: Results of a Four‐Year Comparative Study. Anatomical sciences education, v. 13, n. 1, p. 30-36, 2020.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
DE SOUZA, R. F.; MICHELON, I. F. Relatos extensionistas sobre a xii jornada de anatomia humana - USP. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 333-343, 30 ago. 2020.