HORA DA ELETRÔNICA: ENSINO DE ELETRÔNICA NA ESCOLA PÚBLICA

  • Marcelo Lemos Rossi Universidade Federal de Pelotas
  • Yan Costa Alegre Universidade Federal de Pelotas
  • Stella Samuel Rocha da Rosa Universidade Federal de Pelotas.
  • Leonardo Luiz Dos Santos Somavilla Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Projeto. Extensão. Eletrônica. Escola.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de mostrar o trabalho realizado pelo projeto de extensão “Hora da Eletrônica” ao longo do ano de 2019, o qual consiste não apenas em levar a tecnologia e o ensino de eletrônica, robótica, programação e reforço matemático para os alunos do ensino fundamental, mas, também, mostrar-lhes a importância dos cuidados para com o meio ambiente e incentivar o desejo deles em terem uma formação na área de tecnologia. Para isso, foi feito um trabalho de um ano com alunos do ensino fundamental da escola municipal Margarida Gastal, em que foi apresentado a alunos do 5º e 9º ano conteúdos teóricos e práticos utilizando atividades lúdicas e desafios motivadores. Ao final do projeto, foram aplicados questionários com objetivo de qualificar as ações propostas. Os resultados dos questionários apresentaram dados favoráveis aos objetivos da proposta, indicando aumento no interesse em relação aos estudos, maior cuidado com o meio ambiente e fomentado o interesse na formação em áreas de tecnologia.

Biografia do Autor

Marcelo Lemos Rossi, Universidade Federal de Pelotas
Professor do curso de Engenharia Eletrônica da Univerisdade Federal de Pelotas. Doutor em Engenharia Elétrica.
Yan Costa Alegre, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmico do curso de graduação em Engenharia Eletrônica - Universidade Federal de Pelotas. 
Stella Samuel Rocha da Rosa, Universidade Federal de Pelotas.
Acadêmica do curso de graduação em Engenharia Eletrônica - Universidade Federal de Pelotas.
Leonardo Luiz Dos Santos Somavilla, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmico do curso de graduação em Engenharia Eletrônica - Universidade Federal de Pelotas.

Referências

PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC. Ed. atual. 2000/2001. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/694/o/PNEX.pdf. Acesso em: 11 jul. 2020

PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. L Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras: conceito de extensão, institucionalização e financiamento, Brasília, 5 de novembro de 1987. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf. Acesso em: 11 jul. 2020.

LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1973.

GLOBAL INNOVATION INDEX. 2019 Report. Disponível em: https://www.globalinnovationindex.org/gii-2019-report. Acesso em: 14 set. 2019.

WORLD ECONOMIC FORUM. Accelerating gender parity in the fourth industrial revolution. 2017. Disponível em: http://www3.weforum.org/docs/WEF_EGW_White_Paper_Gender_Parity_4IR.pdf. Acesso em: 14 set. 2019.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
ROSSI, M. L.; ALEGRE, Y. C.; ROCHA DA ROSA, S. S.; SOMAVILLA, L. L. D. S. HORA DA ELETRÔNICA: ENSINO DE ELETRÔNICA NA ESCOLA PÚBLICA. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 380-390, 30 ago. 2020.