SABERES E EXPERIÊNCIAS: IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

  • Rita Maria Heck Universidade Federal de Pelotas
  • Marcia Kaster Portelinha Universidade Federal de Pelotas
  • Josué Barbosa Sousa Universidade Federal de Pelotas
  • Gabriel Moura Pereira Universidade Federal de Pelotas
  • Vitoria Peres Treptow Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Programas de Graduação em Enfermagem. Extensão universitária. Idosos.

Resumo

As exigências de habilidades e competências do mercado de trabalho para egressos de Enfermagem propõem um desafio para os formadores destes profissionais e, nesse cenário, a Universidade Aberta a Pessoa Idosa surge com potencial para aproximar a realidade do saber popular, guardado pelos idosos, do saber técnico científico discutido dentro das faculdades, pois serve de gatilho para reformulação de conceitos e abordagens da prática desses profissionais. Tem-se por objetivo discutir a importância da Universidade Aberta à Pessoa Idosa na formação de acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência sobre o aprendizado de três acadêmicos de enfermagem que participaram de uma disciplina sobre plantas medicinais ofertada a alunos da Universidade Aberta a Pessoa Idosa, no período de março a novembro de 2019. Observou-se que os conhecimentos dos idosos participantes possibilitaram que os acadêmicos desenvolvessem habilidades como a comunicação, escuta e o vínculo terapêutico. Conclui-se que este programa foi importante para os acadêmicos, pois proporcionou vivências peculiares, além do descobrimento de atribuições sociais importantes para a prática da enfermagem.

Biografia do Autor

Rita Maria Heck, Universidade Federal de Pelotas
Professora Doutura no Departamento de Enfermagem da UFPEL
Marcia Kaster Portelinha, Universidade Federal de Pelotas
Doutoranda no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem na UFPEL
Josué Barbosa Sousa, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmico de Enfermagem UFPEL
Gabriel Moura Pereira, Universidade Federal de Pelotas
Mestrando no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem na UFPEL
Vitoria Peres Treptow, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmica de Enfermagem UFPEL

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES No 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília: 2001.

BERNARDO, M. H. de J. et al. A saúde no diálogo com a vida cotidiana: a experiência do trabalho educativo com idosos no grupo roda da saúde. Revista de APS, v. 12, n. 4, 2009.

DIAS, N. da S. et al. Oficina da Terceira Idade: importância da troca de saberes para a enfermagem no contexto das plantas medicinais. In: SEMANA INTEGRADA DE INOVAÇÃO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 4.; CONGRESSO DE EXTENSÃO E CULTURA, 5., 2018, Pelotas. Anais [...]. Pelotas, 2018.

DIAS, N. da S. et al. Oficina da Universidade Aberta da Pessoa Idosa: compartilhando saberes sobre plantas medicinais/Open university of the elderly’s workshop: sharing knowledge about medicinal plants. Brazilian Journal of Health Review, v. 2, n. 6, p. 6167-6174, 2019.

LIMA, C. A. B. et al. O uso das plantas medicinais e o papel da fé no cuidado familiar. Revista Gaúcha Enfermagem, Porto Alegre, v. 37, n. esp. e68285, 2016.

LOPES, O. C. A. Competências dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Inovação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2019.

MELLO, C. de C. B.; ALVES, R. O.; LEMOS, S. M. A. Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura. Revista CEFAC, São Paulo. v. 16, n. 6, p. 2015-2028, 2014.

OLIVEIRA, M. M. et al. Formação profissional e extensão universitária: relato de experiência sobre ações de educação em saúde. Revista Expressa Extensão, Pelotas, n. 25, v. 2, p. 90-96, 2020.

RAMOS, T. M.; RENNO, H. M. S. Formação na residência de enfermagem na Atenção Básica / Saúde da Família sob a ótica dos egressos. Revista Gaúcha Enfermagem., Porto Alegre, v. 39, e2018-0017, 2018.

SOUSA, J. B. et al. Pesquisa e devolutiva: atividade com escolares em um município da zona sul sobre plantas medicinais. In: SEMANA INTEGRADA DE INOVAÇÃO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 5.; CONGRESSO DE EXTENSÃO E CULTURA, 6., 2019, Pelotas. Anais [...]. Pelotas, 2019.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
HECK, R. M.; PORTELINHA, M. K.; SOUSA, J. B.; PEREIRA, G. M.; TREPTOW, V. P. SABERES E EXPERIÊNCIAS: IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 391-396, 30 ago. 2020.