EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO POPNEURO DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL IMPOSTO PELA PANDEMIA DA COVID-19

  • Pâmela Billig Mello-Carpes Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0002-9008-2091
  • Karine Ramires Lima Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0002-3412-0452
  • Victória Ávila Martini Universidade Federal do Pampa
  • Pedro Luiz Erves Ribeiro Universidade Federal do Pampa
  • Estevão Cruz Dos Anjos Universidade Federal do Pampa
  • Priscila Marques Sosa Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: Popularização da ciência. Neurociência. Redes sociais. Divulgação científica.

Resumo

A pandemia da COVID-19 se disseminou amplamente de forma substancial e impôs à sociedade uma nova forma de realizar suas atividades cotidianas, incluindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. Dessa forma, professores e cientistas de todo o mundo, na tentativa de dar continuidade as suas atividades e adaptar-se ao distanciamento social, estão utilizando plataformas de redes sociais, que representam uma das ferramentas de comunicação mais eficazes e populares hoje em dia. Neste sentido, aqui nós relatamos nossas experiências para a manutenção do programa de extensão POPNEURO durante o período de distanciamento social. Nós intensificamos nossas atividades de divulgação da neurociência pelas redes sociais, utilizando a rede social Instagram como veículo de comunicação. Nossos resultados indicam que esta plataforma pode ser utilizada para a divulgação de conteúdos de neurociência, podendo ser uma forma eficaz para a disseminação de conhecimento e aproximação da universidade-comunidade em tempos de pandemia.

Biografia do Autor

Pâmela Billig Mello-Carpes, Universidade Federal do Pampa
Mestre e doutora em Fisiologia. Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa BR 472, km 592, Cx postal 118, CEP 97500-970, Uruguaiana, Rio Grande do Sul - Brasil.  
Karine Ramires Lima, Universidade Federal do Pampa
Mestranda em Bioquímica. Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa BR 472, km 592, Cx postal 118, CEP 97500-970, Uruguaiana, Rio Grande do Sul - Brasil.
Victória Ávila Martini, Universidade Federal do Pampa
Graduanda em Fisioterapia. Curso de Fisioterapia, campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa BR 472, km 592, Cx postal 118, CEP 97500-970, Uruguaiana, Rio Grande do Sul - Brasil.
Pedro Luiz Erves Ribeiro, Universidade Federal do Pampa
Graduanda em Fisioterapia. Curso de Fisioterapia, campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa BR 472, km 592, Cx postal 118, CEP 97500-970, Uruguaiana, Rio Grande do Sul - Brasil.
Estevão Cruz Dos Anjos, Universidade Federal do Pampa
Graduando em Medicina. Curso de Medicina, campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa BR 472, km 592, Cx postal 118, CEP 97500-970, Uruguaiana, Rio Grande do Sul - Brasil.
Priscila Marques Sosa, Universidade Federal do Pampa
Mestra em Bioquímica e em Fisiologia. Doutoranda em Ciências Fisiológicas. Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa BR 472, km 592, Cx postal 118, CEP 97500-970, Uruguaiana, Rio Grande do Sul - Brasil.

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Publicado
2020-12-29
Como Citar
MELLO-CARPES, P. B.; LIMA, K. R.; MARTINI, V. ÁVILA; RIBEIRO, P. L. E.; DOS ANJOS, E. C.; SOSA, P. M. EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO POPNEURO DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL IMPOSTO PELA PANDEMIA DA COVID-19. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 350-361, 29 dez. 2020.