EDUCOMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE: ADAPTAÇÃO DE PROJETOS NO APOIO AO ENSINO REMOTO

Palavras-chave: Comunicação. Educação. COVID-19. Vídeo entre-linhas. Mão na mídia.

Resumo

O artigo reflete sobre duas experiências: um projeto de extensão, em atividade há mais de 10 anos; e a implantação de um programa de extensão em 2020. Ambos tiveram adaptações para realizar suas atividades de forma remota, em auxílio a duas escolas nas cidades gaúchas de Taquaruçu do Sul e Frederico Westphalen, que também sofreram alterações em suas ações educativas, visto o contexto de distanciamento social ditado pela crise sanitária do período. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de compreensão das demandas da comunidade escolar para a utilização do ensino remoto emergencial e a importante colaboração na formação dos estudantes de comunicação na ambientação dos pressupostos da educomunicação como aliada ao enfrentamento da pandemia Covid-19.

Biografia do Autor

Cláudia Herte de Moraes, Universidade Federal de Santa Maria
Jornalista, doutora em Comunicação e Informação, professora do Departamento de Ciências da Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Frederico Westphalen. Idealizadora do projeto Vídeo Entre-Linhas e coordenadora do programa Mão na Mídia.
Janaina Gomes, Universidade Federal de Santa Maria
Jornalista, doutora em Agronegócio, pós-doutora em Comunicação e Informação, professora do Departamento de Ciências da Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Frederico Westphalen. Coordenadora do projeto Vìdeo Entre-Linhas.
Daniel Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria
Graduando do sétimo semestre de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen. Bolsista do programa Mão na Mídia.
Kawê da Silva Veronezi, Universidade Federal de Santa Maria
Graduando do sétimo semestre de Relações Públicas na Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen, cursando tecnólogo em Meio Ambiente. Bolsista do programa Mão na Mídia.
Daiara Führ, Universidade Federal de Santa Maria
Graduanda do terceiro semestre de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen. Bolsista do projeto Vídeo Entre-Linhas.

Referências

BRAGA, José L.; CALAZANS, Regina. Comunicação e Educação: questões delicadas na interface. São Paulo: Hacker, 2001.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos. Caderno de Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. 2013. Disponível em: http://observatorioedhemfoc.hospedagemdesites.ws/observatorio/wp-content/uploads/2013/10/Anexo40_Diretrizes-da-Educa%C3%A7%C3%A3o-em-Direitos-Humanos.pdf. Acesso em: 18, jul., 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 22 setembro 2020.

DE CASTRO, Fábio Fonseca. Impactos da Covid-19 sobre os processos comunicacionais: Primeiras observações sobre dinâmicas, impasses e riscos. Papers do NAEA, v. 29, n. 1, 2020.

DOS DIREITOS HUMANOS, DUDH Declaração Universal. Adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948. Nações Unidas Brasil, UNICRio. Disponível em: https://www.ohchr. org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx. Acesso em 20, jul. 2020.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 1984.

KAPLÚN, Mario. Processos educativos e canais de comunicação. Comunicação & Educação, 1999, no 14, pp. 68-75.

KOHN, Karen; MORAES, Cláudia Herte. O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2007. p. 1-13.

MARQUES, Rodrigo Müller. Ousar para não perecer: educomunicação socioambiental e a ecosofia na formação com professores. Universidade do Vale do Raquari – UNIVATES Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Ambiente e desenvolvimento (PPGAD). 2019.

MORAES, Cláudia H. de. Vídeo Entre-Linhas: Educomunicação como base no protagonismo jovem. In: Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. 1 ed. São Paulo: ABPEducom, 2017, p. 139- 145.

_____; GOMES, J. Produção audiovisual com jovens de comunidades rurais no Sul do Brasil. Toma Uno, v.5, p.191 - 206, 2016.

ONU. Organização das Nações Unidas. Agenda 2030. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/2015/. Acesso em: 18, jul., 2020.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: as perspectivas do reconhecimento de um novo campo de intervenção social: o caso dos Estados Unidos. Eccos Revista Científica Uninove. v.2, n.2, pp.61-80, 2000.

_____. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas Editora, 2011.

_____. Caminhos da educomunicação: utopias, confrontações, reconhecimentos. In: APARICI, Roberto (Org.). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014.

TASSARA, Eda. Dicionário Socioambiental: idéias, definições e conceitos. São Paulo: FAART, 2008.

UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Instrução Normativa 02/2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/wp-content/uploads/2020/03/IN-002-2020-PROGRAD-UFSM.pdf. Acesso em: 18, jul., 2020.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
HERTE DE MORAES, C.; GOMES, J.; RIBEIRO, D.; DA SILVA VERONEZI, K.; FÜHR, D. EDUCOMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE: ADAPTAÇÃO DE PROJETOS NO APOIO AO ENSINO REMOTO. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 17-30, 29 dez. 2020.