DIFICULDADES ENCONTRADAS NA EXECUÇÃO DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO EM PALHAÇARIA NO PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

  • Bruna Lixinski Diniz Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1448-0298
  • Amanda Berlinck da Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Brasil.
  • Fernanda Górski Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Brasil.
  • Isabella Silva Moraes Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Brasil.
  • Elizabeth de Carvalho Castro Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Brasil.
Palavras-chave: Distanciamento social. Palhaçaria hospitalar. Voluntariado. Programa de extensão.

Resumo

Este relatório objetivou apresentar as dificuldades encontradas por um programa de Extensão de palhaçaria hospitalar durante o período de distanciamento social imposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e demais autoridades, devido a instalação da pandemia da COVID-19. A atuação dos doutores-palhaços vai além do conceito comum, sendo, portanto, uma figura de conexão entre paciente, acompanhante e equipe de saúde, e ainda, benéfica para o ambiente hospitalar. A suspensão das atividades incluindo atuações hospitalares impactou no seguimento do programa. Como consequência da adoção de medidas preventivas, tornou-se necessária a reestruturação das atividades que capacitam e mantém o voluntário ativo, além de proporcionar um vínculo com seu doutor-palhaço, com os demais voluntários e com o programa. Foram exemplificadas as atividades propostas e as novas metodologias empregadas, bem como as adaptações feitas pela comissão organizadora durante a implantação desse novo cenário. A manutenção do vínculo foi mantida de forma eficiente durante o semestre, indicando que as dinâmicas adotadas e reinventadas permitiram uma espécie de reaproximação e sensação de pertencimento ao voluntariado.  

Biografia do Autor

Bruna Lixinski Diniz, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Brasil.
Doutoranda em Patologia: Genética no Programa de Pós-graduação em Patologia da UFCSPA, Serviço de Genética Clínica, rua Sarmento Leite, 245 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, CEP 90050-170, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Amanda Berlinck da Silva, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Brasil.
Graduanda em Medicina na UFCSPA, rua Sarmento Leite, 245 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, CEP 90050-170, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Fernanda Górski, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Brasil.
Graduanda em Nutrição na UFCSPA, rua Sarmento Leite, 245 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, CEP 90050-170, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Isabella Silva Moraes, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Brasil.
Graduanda em Medicina na UFCSPA, rua Sarmento Leite, 245 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, CEP 90050-170, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Elizabeth de Carvalho Castro, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Brasil.
Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS. Coordenadora do Curso de Biomedicina Noturno da UFCSPA, Departamento de Ciências Básicas da Saúde, Rua Sarmento Leite, 245.

Referências

BRUM, D. C. A atuação de palhaças e de palhaços: o hospital como palco de encontros. 2017. Dissertação (Mestrado) – Curso de Artes Cênicas, Centro de Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23196 . Acesso em: 16 de Setembro de 2020.

BRUM, D.C. & BATTESTIN, D. Palhaçaria hospitalar a partir de uma visão transpessoal. Arte da Cena (Art on Stage). 2020;6(1).

SATO, M; RAMOS, A; SILVA, CC, GAMEIRO, GR; SCATENA CMC. Clowns: a review about using this mask in the hospital environment. Interface; Botucatu. 2016;20(56):123- 134.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
DINIZ, B. L.; DA SILVA, A. B.; GÓRSKI, F.; MORAES, I. S.; CASTRO, E. DE C. DIFICULDADES ENCONTRADAS NA EXECUÇÃO DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO EM PALHAÇARIA NO PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 574-581, 29 dez. 2020.
Seção
Relatórios