DAS IMAGENS NOS CINCO ATOS DE “O QUE PODE A PSICOLOGIA SOCIAL EM MEIO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS?”

Palavras-chave: Psicologia social. Imagem. COVID-19. ABRAPSO.

Resumo

Neste texto, compartilhamos um relato de experiência, a partir do Núcleo Sul Sul da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), baseado no projeto de extensão “O que pode a Psicologia Social em Meio à Pandemia do Coronavírus?”. O referido projeto começou a ser agenciado em maio de 2020 e foi composto por cinco atos divididos entre experiências teórico-afectivas: conversações, discussões e experiências práticas-corporais, que se relacionam aos encontros vivenciais online. Como agenciamento, a cartografia nos possibilitou acompanhar os processos de subjetivação e mapear os territórios percorridos em cada ato. Nesse sentido, buscamos as contribuições da Psicologia Social em direção às novas formas de reinventar e criar espaços de cuidado coletivo nesse contexto pandêmico.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Maciazeki-Gomes, Instituto de Ciências Humanas e da Informação. Universidade Federal do Rio Grande.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande. Campus Carreiros. Av. Itália, s/n - Km 8 - Carreiros, Rio Grande - RS
Jackson Pereira Cardoso, Instituto de Ciências Humanas e da Informação. Universidade Federal do Rio Grande. Universidade Federal do Rio Grande.
Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande. Campus Carreiros. Av. Itália, s/n - Km 8 - Carreiros, Rio Grande - RS
Andressa Silveira da Silva, Universidade Federal de Pelotas
Graduando em Psicologia na Universidade Federal de Pelotas. Av. Duque de Caxias, 250 - COHAB Guabiroba, Pelotas - RS, 96015-210
Geruza Tavares D Avila, Instituto de Ciências Humanas e da Informação. Universidade Federal do Rio Grande.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande. Campus Carreiros. Av. Itália, s/n - Km 8 - Carreiros, Rio Grande - RS
Édio Raniere da Silva, Universidade Federal de Pelotas
Professor do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas. Universidade Federal de Pelotas. Av. Duque de Caxias, 250 - COHAB Guabiroba, Pelotas - RS, 96015-210

Referências

BARROS, L; KASTRUP, V. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 52 - 75.

DELEUZE, Gilles e PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1989.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

LANE, S. T. M., & BOCK, A. M. B. ABRAPSO – uma história da psicologia social enquanto práxis. In.: A. M. Jacó-Vilela, M. L. Rocha & D. Mancebo (Orgs.). Psicologia social: relatos da América Latina (pp. 145-155). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
MACIAZEKI-GOMES, R. DE C.; CARDOSO, J. P.; DA SILVA, A. S.; D AVILA, G. T.; DA SILVA, ÉDIO R. DAS IMAGENS NOS CINCO ATOS DE “O QUE PODE A PSICOLOGIA SOCIAL EM MEIO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS?”. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 475-482, 29 dez. 2020.
Seção
Memória Visual de Extensão