A experiência de professores no ensino remoto: dilemas, saúde mental e contextos de trabalho na pandemia

Palavras-chave: Pandemia. Saúde Mental. Educadores. Psicanálise. Trabalho., extensão

Resumo

O presente artigo se propõe a problematizar as condições da escola virtualizada vigente no campo educacional em tempos de pandemia pela COVID-19. Assim, questiona-se quais os possíveis impactos que o ensino remoto traz para a práxis cotidiana, bem como para a mobilização subjetiva dos professores. Construiu-se, para tanto, um relato de experiência, a partir de intervenções realizadas pelos autores, no período de abril/junho de 2020, com educadores e gestores de escolas públicas localizadas na cidade de Sobral, no interior do Estado do Ceará. Metodologicamente, optou-se pela escrita de um diário de campo coletivo que foi analisado por meio de elaborações teóricas tanto da psicologia escolar como da interface psicanálise e educação. Como resultados das vivências de campo, elencou-se três eixos temáticos que formam o escopo central deste artigo, a saber: os impasses relacionados à transposição da escola para os moldes virtuais, o imperativo neoliberal de uma escola que não pode parar e o sofrimento psíquico que advém de práticas irrefletidas e da sobrecarga de trabalho vivenciada pelos professores. Por fim, apoiados na intervenção de uma escuta psicanalítica orientada, apostamos nas potencialidades da promoção de espaços nos quais o discurso institucional possa circular livremente entre os educadores, desta forma, possibilitando-os à reflexão sobre suas práticas, bem como sobre os endereçamentos que o novo cenário pandêmico tem imposto ao campo da educação.

Biografia do Autor

Ana Carolina Borges Leão Martins, Universidade Federal do Ceará
Psicanalista, doutora em teoria psicanalítica UFRJ, professora adjunta da graduação em psicologia UFC - Sobral e do mestrado em psicologia e políticas públicas UFC - Sobral, Rua Coronel Estanislau Frota, Nº. 563 – Centro, Sobral, Ceará, Brasil. CEP: 62.010-560.
Roniel Sousa Damasceno, Universidade Federal do Ceará
Graduando do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Sobral. Extensionista do Projeto Psicanálise, Política e Educação e monitor do Programa de Iniciação à Docência (PID) do setor de Psicologia Escolar e Educacional da UFC - Rua Coronel Estanislau Frota, Nº. 563 – Centro, Sobral, Ceará, Brasil. CEP: 62.010-560.
Marília Albuquerque de Sousa, Universidade Federal do Ceará
Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Sobral. Extensionista do Projeto Psicanálise, Política e Educação e monitora bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID) do setor de Psicologia Escolar e Educacional da da UFC - Rua Coronel Estanislau Frota, Nº. 563 – Centro, Sobral, Ceará, Brasil. CEP: 62.010-560.
Maria Vitória Silva Ripardo, Universidade Federal do Ceará
Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Sobral. Extensionista do projeto Psicanálise, Política e Educação da UFC - Rua Coronel Estanislau Frota, Nº. 563 – Centro, Sobral, Ceará, Brasil. CEP: 62.010-560.
Luiz Victor Coelho Albuquerque, Universidade Federal do Ceará
Graduando do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Sobral. Extensionista do projeto Psicanálise, Política a Educação da UFC - Rua Coronel Estanislau Frota, Nº. 563 – Centro, Sobral, Ceará, Brasil. CEP: 62.010-560.
Maria Alayny Cavalcante Melo, Universidade Federal do Ceará
Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Sobral. Extensionista do projeto Psicanálise, Política e Educação da UFC - Rua Coronel Estanislau Frota, Nº. 563 – Centro, Sobral, Ceará, Brasil. CEP: 62.010-560.

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Publicado
2021-04-30
Como Citar
LEÃO MARTINS, A. C. B.; DAMASCENO, R. S.; DE SOUSA, M. A.; RIPARDO, M. V. S.; ALBUQUERQUE, L. V. C.; MELO, M. A. C. A experiência de professores no ensino remoto: dilemas, saúde mental e contextos de trabalho na pandemia. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 154-160, 30 abr. 2021.
Seção
Relatórios