A experiência de professores no ensino remoto: dilemas, saúde mental e contextos de trabalho na pandemia

Palavras-chave: Pandemia. Saúde Mental. Educadores. Psicanálise. Trabalho., extensão

Resumo

O presente artigo se propõe a problematizar as condições da escola virtualizada vigente no campo educacional em tempos de pandemia pela COVID-19. Assim, questiona-se quais os possíveis impactos que o ensino remoto traz para a práxis cotidiana, bem como para a mobilização subjetiva dos professores. Construiu-se, para tanto, um relato de experiência, a partir de intervenções realizadas pelos autores, no período de abril/junho de 2020, com educadores e gestores de escolas públicas localizadas na cidade de Sobral, no interior do Estado do Ceará. Metodologicamente, optou-se pela escrita de um diário de campo coletivo que foi analisado por meio de elaborações teóricas tanto da psicologia escolar como da interface psicanálise e educação. Como resultados das vivências de campo, elencou-se três eixos temáticos que formam o escopo central deste artigo, a saber: os impasses relacionados à transposição da escola para os moldes virtuais, o imperativo neoliberal de uma escola que não pode parar e o sofrimento psíquico que advém de práticas irrefletidas e da sobrecarga de trabalho vivenciada pelos professores. Por fim, apoiados na intervenção de uma escuta psicanalítica orientada, apostamos nas potencialidades da promoção de espaços nos quais o discurso institucional possa circular livremente entre os educadores, desta forma, possibilitando-os à reflexão sobre suas práticas, bem como sobre os endereçamentos que o novo cenário pandêmico tem imposto ao campo da educação.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Borges Leão Martins, Universidade Federal do Ceará
Psicanalista, doutora em teoria psicanalítica UFRJ, professora adjunta da graduação em psicologia UFC - Sobral e do mestrado em psicologia e políticas públicas UFC - Sobral, Rua Coronel Estanislau Frota, Nº. 563 – Centro, Sobral, Ceará, Brasil. CEP: 62.010-560.
Roniel Sousa Damasceno, Universidade Federal do Ceará
Graduando do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Sobral. Extensionista do Projeto Psicanálise, Política e Educação e monitor do Programa de Iniciação à Docência (PID) do setor de Psicologia Escolar e Educacional da UFC - Rua Coronel Estanislau Frota, Nº. 563 – Centro, Sobral, Ceará, Brasil. CEP: 62.010-560.
Marília Albuquerque de Sousa, Universidade Federal do Ceará
Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Sobral. Extensionista do Projeto Psicanálise, Política e Educação e monitora bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID) do setor de Psicologia Escolar e Educacional da da UFC - Rua Coronel Estanislau Frota, Nº. 563 – Centro, Sobral, Ceará, Brasil. CEP: 62.010-560.
Maria Vitória Silva Ripardo, Universidade Federal do Ceará
Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Sobral. Extensionista do projeto Psicanálise, Política e Educação da UFC - Rua Coronel Estanislau Frota, Nº. 563 – Centro, Sobral, Ceará, Brasil. CEP: 62.010-560.
Luiz Victor Coelho Albuquerque, Universidade Federal do Ceará
Graduando do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Sobral. Extensionista do projeto Psicanálise, Política a Educação da UFC - Rua Coronel Estanislau Frota, Nº. 563 – Centro, Sobral, Ceará, Brasil. CEP: 62.010-560.
Maria Alayny Cavalcante Melo, Universidade Federal do Ceará
Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Sobral. Extensionista do projeto Psicanálise, Política e Educação da UFC - Rua Coronel Estanislau Frota, Nº. 563 – Centro, Sobral, Ceará, Brasil. CEP: 62.010-560.

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Publicado
2021-04-30
Como Citar
LEÃO MARTINS, A. C. B.; DAMASCENO, R. S.; DE SOUSA, M. A.; RIPARDO, M. V. S.; ALBUQUERQUE, L. V. C.; MELO, M. A. C. A experiência de professores no ensino remoto: dilemas, saúde mental e contextos de trabalho na pandemia. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 154-160, 30 abr. 2021.
Seção
Relatórios