Implementação de oficinas de Método Científico para a promoção do ensino investigativo

Palavras-chave: Extensão. Formação continuada. Método científico. Divulgação científica, Capacitação

Resumo

Este estudo visa descrever o desenvolvimento e a implementação de uma ação extensionista que capacitou professores do ensino básico e licenciandos na aplicação do ensino investigativo, através do uso do método científico em salas de aula. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado um conjunto de oficinas de introdução ao MC em 2019 e 2020, primeiro no formato presencial e depois adaptado para o formato remoto. Trata-se de um trabalho de natureza quali-quantitativa com abordagem descritiva, realizado sob a perspectiva metodológica da pesquisa-ação e da análise SWOT (matriz SWOT), em ciclos de realização e reelaboração. Nossos resultados mostram uma mudança no perfil dos participantes entre as turmas presencial e remotas e a necessidade de ajustes no processo de endereçamento do público-alvo, contribuindo como mapeamento de limitações e perspectivas de aprimoramento para o desenvolvimento do projeto.

Biografia do Autor

Alfred Sholl-Franco, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Professor associado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Letícia Maria de Lima Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Graduanda em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Área: neurociências; neuroeducação; neuroimunologia.
Glaucio Aranha, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Professor Adjunto no Laboratório de Vídeo Educacional (LVE), Núcleo de Tecnologias Educacionais em Ciências e Saúde (NUTES), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Área: estudos de mídia; neuroeducação; narratologia; linguística; semiótica.

Referências

AGUILAR, S.J. (2020), A research-based approach for evaluating resources for transitioning to teaching online. Information and Learning Sciences, v 121, n 5/6, 2020, pp. 301-310.

ANTUNES, C. Como desenvolver as competências em sala de aula. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

ARANHA, G. Transmidialidade e cognição em contexto educacional. Ciências & Cognição, v 24, n 2, 2020. Disponível em http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1656

ASSIS, A.; FRADE, C.; GODINO, J.D. Influência dos padrões de interação didática no desenvolvimento da aprendizagem Matemática. Bolema, v 27, n 47, p. 733-758, 2013.

AUSUBEL, D. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune & Stratton, 1963.

CAMPOS, M.M. La competencia investigativa. SAPIENS, v 13, n 1, p. 95-111, 2012.

CLEMENT, L.; TERRAZZAN, E.A. Atividades Didáticas de Resolução de Problemas e o Ensino de Conteúdos Procedimentais. Rev. electrón. investig. educ. cienc., v 6, n 1, p. 87-101, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LAMBERT, C. Pedagogies of participation in higher education. Pedagogy, Culture & Society. V 17, n 3, 2009, pp. 295-309.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. V 77. São Paulo: Cortez, 2000.

MEESUK, P., SRAMOON, B., & WONGRUGSA, A. Classroom Action Research-based Instruction. Journal of Teacher Education for Sustainability, 22(1), 2020, pp. 98-110.

OLIVEIRA, P.R.; OESTERREICH, S.A.; ALMEIDA, V.L. Evasão na Pós-Graduação a Distância. Educ. Pesqui., v 44, pp. 1-20, 2018.

RIOS, C.G.B. La formulación de preguntas como estrategia didáctica para motivar la reflexión en el aula. Cuad. Investig. Educ., v 11, n 2, p. 95-115, 2020.

ROMERO ARTAVIA, E.; et al. Desarrollo de la motivación en estudiantes de secundaria mediante la implementación de un programa educativo en Artes Plásticas basado en el Aprendizaje Cooperativo. Cuadernos de Investigación Educativa, v 11, n 2, p. 117-131, 2020.

SANTOS, M.J.; et al. Reflexões sobre o ensino online de biossegurança à luz da teoria da aprendizagem significativa. Ciências & Cognição, v 21, n 1, 2016. Disponível em http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1096

SENGUPTA, E.; BLESSINGER, P. (Ed.) International Perspectives on Emerging Trends and Integrating Research-based Learning across the Curriculum (Vol. 36), Emerald Publishing Limited, pp. 3-11.

SHOLL-FRANCO, A.; ASSIS, T.; MARRA, C. Neuroeducação: caminhos e desafios. In: ARANHA, G.; SHOLL-FRANCO, A. (Org.). Em caminhos da Neuroeducação (pp. 9-22). Rio de Janeiro: Ciências e Cognição, 2012.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v 31, n 3, p. 443-466, 2005.

VALENTIN, E.K. Swot Analysis from a Resource-Based View. Journal of Marketing Theory and Practice, v 9, n 2, pp. 54-69, 2001.

Publicado
2021-04-30
Como Citar
SHOLL-FRANCO, A.; SILVA, L. M. DE L.; ARANHA, G. Implementação de oficinas de Método Científico para a promoção do ensino investigativo. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 75-94, 30 abr. 2021.