Bate-papo Saúde em quarentena: congregando projetos extensionistas e compartilhando saberes de forma remota em tempos de Pandemia

Palavras-chave: Extensão universitária. Educação em Saúde. Pandemia de COVID-19.

Resumo

A quarentena, durante a pandemia de COVID-19, resultou no enclausuramento e no isolamento social das pessoas. Essa ação teve impactos sensíveis na saúde física e mental das comunidades escolares. E, dada a necessidade de “acolher” jovens e adultos enclausurados pela quarentena é que o Colégio Estadual Professora Antonieta Palmeira (CEPAP), localizado no bairro do Colubandê, no município fluminense de São Gonçalo, resolveu – através de um bate-papo informal – construir momentos de extroversão e desabafo das angústias estudantis relacionados com diferentes assuntos da Ciência. Esta ação de extensão foi intitulada Bate-papo Saúde em quarentena, ocorrida entre os meses de maio e junho de 2020. A ideia de promover espaços informais e sociáveis e buscar confortar os estudantes sofreu influência do projeto de extensão Química e o Coronavírus, em associação com mais duas atividades extensionistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no CEPAP. Considerando as dificuldades de acesso à internet, a participação da comunidade escolar foi tímida. Contudo, as impressões trazidas pelos participantes nos revela a potencialidade pedagógica do diálogo e do acolhimento aos estudantes via remota, estimulando interlocuções com os saberes populares e cotidianos a fim de promover reflexões que melhorem a qualidade de vida durante e pós-pandemia.

Biografia do Autor

FRANCISCO JOSÉ FIGUEIREDO COELHO, GT Educação e Drogas - GIEESAA/UFRJ e GT Extensão e Ensino - GIMENPec/UFRJ; SEEDUC/RJ.
Doutor em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz CAPES NOTA 6), Pesquisador do GT Educação e Drogas. Idealizador e Coordenador pedagógico do Projeto DESEJA (Educação, Drogas, Saúde e EJA) e do Projeto de Educação Popular em Ciências (PEPCiências). Coordenador e professor mediador dos cursos de atualização sobre drogas para professores (Fundação CECIERJ). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).
JUSSARA LOPES DE MIRANDA, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Doutora em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Docente do IQ/UFRJ. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Química (PEQui/UFRJ).
PRISCILA TAMIASSO MARTINHON, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Doutora em Química pela UFRJ.  Docente do IQ/UFRJ. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Química (PEQui/UFRJ). coordenadora do Gimenpec.
CÉLIA SOUSA, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Doutora em Engenharia MEtalúrgica e de Materiais (COPPE/UFRJ). Professora Adjunta do DEPT de Química da UFRJ. Coordenadora do GIEESAA. Coordenadora do Projeto DESEJA.

Referências

CHASSOT, A. Educação conSciência. 2. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007.

COELHO, F. J. F. Educação sobre Drogas e Formação de professores: uma proposta de ensino a distância centrada na Redução de Danos. 245f. Tese (Doutorado) – Instituto Oswaldo Cruz, Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, 2019.

COELHO, J. J. F.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; SOUSA, C. Educação científica popular e protagonismo juvenil de mãos dadas: a ação de extensão PEPCiências no Colégio Estadual Professora Antonieta Palmeira, São Gonçalo, RJ. In: COELHO, J. J. F.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; SOUSA, C. (Orgs.). Educação em Ciências, Saúde e Extensão Universitária. Brasil Publishing: Curitiba, 2019. p. 85 – 96.

COELHO, F. J. F.; MARTINS, S.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; SOUSA, P. Popularização da ciência, educação popular e ensino de ciências e saúde a partir do voluntariado: potencialidades e limitações no projeto PEPCiências na visão dos monitores. Revista Educação popular.

HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Petrópolis-RJ: Vozes, 1989.

LISBÔA, C. M. P.; COSTA, R. R. S.; FONSECA, A. B. C. As potencialidades da educação popular na construção curricular da formação em nutrição. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 3-23, jan.-abr. 2020.

SOARES, N.; SILVA, R.; TRIVELATO, S. L. F. O saber popular e o Ensino de Ciências: uma possibilidade de investigação cientifica na Educação de Jovens e Adultos. Trama Interdisciplinar. São Paulo, v. 7, n. 3, p. 157 – 165, set/dez. 2016.

Publicado
2021-04-30
Como Citar
COELHO, F. J. F.; DE MIRANDA, J. L.; MARTINHON, P. T.; SOUSA, C. Bate-papo Saúde em quarentena: congregando projetos extensionistas e compartilhando saberes de forma remota em tempos de Pandemia. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 161-174, 30 abr. 2021.
Seção
Relatórios