Ensino de química e libras: reflexões a respeito da educação de surdos

  • Cristiana de Barcellos Passinato UFRJ e SEEDUC-RJ https://orcid.org/0000-0001-8521-8700
  • Eduardo Andrade Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Kevin Lopes Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Raquel Alves Bozzi Universidade Federal de Viçosa
  • Nathália Barros Ferreira Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Ensino de Química. Intérpretes. Libras. Professores. Surdos., extensão

Resumo

O trabalho em questão trata-se de uma ação do projeto de extensão universitária denominado “Acessibilidade em tempos de quarentena e a Covid-19” da sessão de Acessibilidade do IQ-UFRJ. O evento foi realizado envolvendo os autores, culminando em uma apresentação em formato de live, devido a atual pandemia vivida. O objetivo desse projeto é realizar, dentre outras ações, comunicações em formato virtual para difundir informações e gerar saudáveis debates entre a comunidade universitária e o público em geral, sobre a questão da inclusão e da acessibilidade, principalmente no contexto contemporâneo e mundial.  A live em pauta consistiu em uma atividade resultante de um processo extremamente cuidadoso, em que estudantes e profissionais debateram aspectos relacionados ao ensino de Química e à Língua Brasileira de Sinais (Libras). Tal sistematização circunscreveu a apresentação, em Libras, com interpretação simultânea para o Português, de quatro perspectivas em torno da educação Química para surdos, a saber, (i) experiências quanto à atividades em um projeto de extensão de educação bilíngue; (ii) a semiótica na sala de aula inclusiva a surdos; (iii) a formação de professores de Ciências da Natureza e a educação de surdos; e (iv) a relação entre os professores e os intérpretes educacionais de Libras-Português em sala de aula; seguida de uma discussão com os espectadores. O resultado foi gratificante para todos os envolvidos, em virtude da possibilidade de reunir e compartilhar atuais e relevantes questões no que tange ao ensino de Química para surdos.

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Biografia do Autor

Cristiana de Barcellos Passinato, UFRJ e SEEDUC-RJ
Doutoranda em Química Biológica com ênfase em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, no IBqM-UFRJ (CAPES 7). Especialista em Acessibilidade Cultural do Depto de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ. Mestre em Ciências, Ensino de Química do PEQui do IQ-UFRJ. Especialista em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares do CESPEB da Faculdade de Educação da UFRJ. Professora Docente I Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (NAPES) da Diretoria Regional Metropolitana III da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) - núcleo ligado à Coordenadoria de Diversidade e Inclusão Educacional. Técnica em Química lotada na Direção do IQ-UFRJ. Atualmente é a TAE responsável pela Acessibilidade do IQ-UFRJ, representante do IQ-UFRJ no Fórum Permanente UFRJ Acessível & Inclusiva, Ex-presidente da Câmara responsável pelos assuntos acadêmicos desse mesmo Fórum e atua como docente credenciada ao CEEQuim (Curso de Especialização em Ensino de Química) do IQ-UFRJ. Pesquisadora do OIIIIPe (Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica). Estudante vinculada ao Grupo Interinstitucional e Interdisciplinar de Estudos de Epistemologia da UFRJ (GI2E2). Bolsista de Auxílio Técnico ABRAPEC Regional Sudeste. 
Eduardo Andrade Gomes, Universidade Federal de Juiz de Fora
Intérprete e Tradutor de Língua de Sinais - Português (ITLSP) habilitado e certificado pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS (BH/SEE/MG) e pelo PROLIBRAS (MEC/INES/UFSC), mestre em Estudos da Tradução, graduando em Letras Libras bacharelado, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e licenciado em Química. Atualmente trabalha como ITLSP na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e já atuou nessa mesma função na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Câmara Municipal de Viçosa (MG) e em escolas da rede estadual de Minas Gerais. Na UFV, durante a graduação, participou do Projeto Surdo Cidadão, financiado pelo PROEXT - MEC - UFV, no qual lecionou, por três anos, aulas de Ciências da Natureza/Química para estudantes surdos e ministrou palestras sobre a importância e características da Libras, bem como da educação de surdos. Por seis meses foi monitor I da disciplina de Libras e, durante um ano e meio, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES, onde desenvolveu projetos em uma escola pública da cidade de Viçosa ministrando aulas interdisciplinares para estudantes ouvintes do 8° ano E.F e aulas de Ciências da Natureza/Química para estudantes surdos. Foi também estagiário na área de Química do Colégio Anglo de Viçosa -MG por um ano e meio. Possui interesse em estudos da tradução e da interpretação inter/intramodal envolvendo, dentre outros, a formação, capacitação e atuação de ITLSP, os processos e produtos dessa atividade, estudos linguísticos da Libras e educação de/para/com surdos, como a formação de professores e metodologias de ensino.
Kevin Lopes Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Química na área de Educação em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde desenvolveu projetos relacionados ao ensino de química para surdos, semiótica, linguística da Libras e atuação do intérprete educacional. Também, obteve o título de graduado em Química-Licenciatura pela Universidade Federal de Viçosa. Anteriormente, trabalhou com o ensino de Ciências/Química para estudantes surdos no projeto de extensão Surdo Cidadão, ministrando aulas em um ambiente bilíngue. Ainda, possui experiência na área laboratorial de Química, com ênfase em Química Bioinorgânica.
Raquel Alves Bozzi, Universidade Federal de Viçosa
Técnica em Administração pelo Ifes - Campus Venda Nova do Imigrante (2013). Bacharela e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Viçosa - Campus Viçosa (2020). Participou de estágios voluntários em Laboratórios de Química e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Atualmente é estudante de mestrado no Programa de Mestrado Profissional em Ciências e Matemática na Universidade Federal de Viçosa, em que estuda sobre a formação de professores e a inclusão educacional de estudantes Surdos.
Nathália Barros Ferreira, Universidade Federal de Viçosa
Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Aberto Giovannini(2012). Atualmente é da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Química.

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Publicado
2021-04-30
Como Citar
PASSINATO, C. DE B.; GOMES, E. A.; PEREIRA, K. L.; BOZZI, R. A.; FERREIRA, N. B. Ensino de química e libras: reflexões a respeito da educação de surdos. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 377-390, 30 abr. 2021.