ProEDAI - uma abordagem das políticas de cotas raciais no centro de engenharias e as aproximações desta discussão com a sociedade

Palavras-chave: políticas de ações afirmativas, Centro de Engenharias, sociedade., extensão

Resumo

Neste texto será apresentada a memória visual das atividades de extensão do projeto Exatas Diversidades Afroindígenas (ProEDAI) do Centro de Engenharias (CEng), realizadas entre os anos de 2017 e 2020. O ProEDAI, desenvolveu atividades que objetivavam aproximar a comunidade do CEng da comunidade externa, as quais versaram sobre o tema das Políticas de Ações Afirmativas (AAF) e seu impacto na sociedade. As atividades apresentadas foram realizadas em forma de palestras, intervenção artística, audiência pública, visitas em escolas e, a partir do advento da pandemia do COVID-19, implementou-se o formato de lives. Nas atividades apresentadas, foram abordadas análises e avaliações dos temas propostos, bem como      os resultados destas ações com relação aos agentes envolvidos. Os processos que envolveram a elaboração e a execução de tais atividades promoveram interações que culminaram em trocas de experiências e novas perspectivas para comunidade do CEng, especialmente para os alunos que ingressaram na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) por meio de Políticas de AAF.

Biografia do Autor

Gilson Simões Porciúncula, Universidade Federal de Pelotas
Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica, Engenheiro Agrícola e atualmente é professor Associado no Centro de engenharias da Universidade Federal de Pelotas e atua nas áreas de Projeto de Máquinas, Sistema Hidráulicos e Pneumáticos e Confiabilidade de Sistemas. Coordenou o Projeto de Avaliação e Revitalização do Perímetro de Irrigação do arroio Duro e Coordena o Projeto Grupo de Estudos Exata Diversidades Afro Indígenas.
Julia Lopes Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda em Engenharia de Produção no Centro de Engenharia da Universidade Federal de Pelotas, participou do Projeto de Avaliação e Revitalização do perimetro de irrigação do Arroio Duro e atualmente participa do Projeto Grupo de Estudos Exata Diversidade Afro Indígenas.
Lauro Araújo Leme, Universidade Federal de Pelotas
Graduando em Engenharia de Petróleo no Centro de Engenharia da Universidade Federal de Pelotas, participa do Projeto Grupo de Estudos Exata Diversidade Afro Indígenas e atualmente bolsista do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão.
Adriana de Souza Gomes, Universidade Federal de Pelotas
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (2020-UFPel), Especialista em Gestão Integrada do Capital Intelectual pela Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas, Graduada em Secretariado Organizacional - Formação Trilingüe pela Universidade Católica de Pelotas (2005-UCPel). Possui experiência profissional em rotinas administrativas na área da educação, especificamente em universidades, faculdades e cursos preparatórios do setor públicos e do setor privado. Em 2012, por meio de concurso público integrou-se ao quadro de servidores da Universidade Federal de Pelotas como Técnica Administrativa em Educação, ocupante do cargo de Secretário Executivo, logo passou a compor comissões e conselhos. Também integrou e integra projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, os quais refletem sobre o acesso e permanência na educação pública, gratuita e de qualidade, entre eles o ProEDAI, o Peleja e o ObservaSul.
Moisés Ribeiro Ferreira, Universidade Federal de Pelotas
Graduando em Engenharia de Produção no Centro de Engenharia da Universidade Federal de Pelotas, participou do Projeto de Avaliação e Revitalização do perimetro de irrigação do Arroio Duro e atualmente participa do Projeto Grupo de Estudos Exata Diversidade Afro Indígenas.
Maik Conceição Dias, Universidade Federal de Pelotas
Graduando em Engenharia de Produção no Centro de Engenharia da Universidade Federal de Pelotas, participa do Projeto Grupo de Estudos Exata Diversidade Afro Indígenas.

Referências

CÂMARA MUNICIPAL DE PELOTAS. PAVE: Por mais vagas para as Escola. Pelotas, 14 ago. 2018. Facebook: @camaramunicipalpelotas. Disponível em: https://www.facebook.com/watch/live/?v=277584376354748. Acesso em: 30 abr. 2021.

COUTINHO, Ledeci. Sábado letivo no Monsenhor... Pelotas, 20 out. 2018. Facebook: ledeci.coutinho Disponível em: https://www.facebook.com/ledeci.coutinho/posts/10210539653806492. Acesso em: 30 abr. 2021.

PORCIÚNCULA, G. S.; DIAS, A. S. G.; FREITAS, E. L. B.; GOMES, M. B. N.; CANDIDO, T. C. Programa de Avaliação da Vida Escolar: a desproporção na distribuição de vagas entre escolas públicas e privadas. Revista Eletrônica Interações Sociais, v. 3, p. 105-119, 2019.

PROEDAI. O Mercado de Trabalho Não é Cor-de-Rosa. Pelotas, 03 ago. 2020. Disponível em: https://www.facebook.com/grupoproedai/videos/231042251362119. Facebook: @grupoproedai. Acesso em: 30 abr. 2021.

______. Do Mimimi ao Racismo Institucional. Pelotas, 30 nov. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v1CZyxb-DJI. Facebook: @grupoproedai. Acesso em: 30 abr. 2021.

Publicado
2021-08-30
Como Citar
PORCIÚNCULA, G. S.; RODRIGUES, J. L.; LEME, L. A.; GOMES, A. DE S.; FERREIRA, M. R.; DIAS, M. C. ProEDAI - uma abordagem das políticas de cotas raciais no centro de engenharias e as aproximações desta discussão com a sociedade. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 104-112, 30 ago. 2021.
Seção
Memória Visual de Extensão