Projeto Reconecta UFRGS: Computadores Recondicionados para Estudantes de Baixa Renda

  • Renato Perez Ribas Instituto de Informática - UFRGS https://orcid.org/0000-0002-9895-7489
  • Gustavo Ribeiro Kremer Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Anderson Raphael Padilha de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Pablo Gabriel Barcellos Padilha de Oliveira Escola Estadual 1º e 2º Graus Eng Ildo Meneghetti
  • Maria da Graça Pozzobon Giordani Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gregory Fernandes Muniz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: ensino remoto, pandemia, computadores recondicionados, inclusão, sustentabilidade ambiental.

Resumo

O Projeto de Extensão Reconecta UFRGS foi criado para atender estudantes que não possuem condições de adquirir um computador para este período de ensino remoto adotado pela Universidade devido ao isolamento social necessário para o combate à pandemia da COVID-19. Computadores doados pela comunidade (pessoas físicas e jurídicas) são recondicionados e repassados diretamente aos estudantes. O recondicionamento dos equipamentos consiste no seu eventual conserto, atualização de memória e disco rígido, formatação e configuração adequada para o acompanhamento das aulas remotas. Cerca de 270 estudantes foram beneficiados pelo Reconecta até o início do semestre letivo 2020/2, em janeiro de 2021. Após a sua execução emergencial no ano de 2020, o Projeto está sendo reformulado para que se torne uma ação permanente, uma vez que a carência de equipamentos de informática da parte de uma parcela dos estudantes não é exclusiva apenas no período da pandemia, que apenas evidenciou, através do ensino remoto, uma realidade já vivida por muitos.

Biografia do Autor

Renato Perez Ribas, Instituto de Informática - UFRGS
Professor titular do Departamento de Infromática Aplicada do Instituto de Informática da UFRGS. Doutor em Microeletrônica pelo Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG), França, 1998. Gerente do CRC Zenit (UFRGS/Min.Comunicações/NCC Belém) e coordenador do projeto de extensão reconecta UFRGS.
Gustavo Ribeiro Kremer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Graduando do curso de Ciência da Computação da UFRGS. Instrutor do CRC Zenit (UFRGS/Min.Comunicações/NCC Belém). Coordenador da oficina Reconecta UFRS. Técnico em eletrônica pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Anderson Raphael Padilha de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Graduando do curso de Ciências Econômicas da UFRGS. Instrutor do CRC Zenit (UFRGS/Min.Comunicações/NCC Belém). Técnico em eletrônica pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Pablo Gabriel Barcellos Padilha de Oliveira, Escola Estadual 1º e 2º Graus Eng Ildo Meneghetti
Estudante secundarista. Formado no recondicionamento de computadores pelo CRC Zenit (UFRGS/Min.Comunicações/NCC Belém).
Maria da Graça Pozzobon Giordani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, 1998. Servidora técnico-administrativa no Zenit - Parque Científico e Tecnológico da UFRGS desde 2014, membro da equipe do CRC Zenit (UFRGS/Min.Comunicações/NCC Belém). Pós-graduada pela Fundação Escola da Magistratura do Trabalho. Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pelo PROFNIT/IFRS.
Gregory Fernandes Muniz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Graduado em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 2012. Servidor técnico-administrativo da UFRGS no cargo de administrador atuando no Zenit - Parque Científico de Tecnológico da UFRGS, desde 2015.

Referências

OLIVEIRA, Camila Reis. Alternativas Tecnológicas para o Tratamento e Reciclagem do Lixo de Informática. (Trabalho de Conclusão do Curso de Química Industrial) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

ONU – Organização das Nações Unidas. Agenda 2030. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. http://www.agenda2030.com.br/. Acesso em 01/05/2021.

RODRIGUES, Eveline Araujo. Gerenciamento de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEEs) em Instituições de Ensino Superior (IESs). (Mestrado Profissional em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ensino Remoto Emergencial (ERE), 2020. https://www.ufrgs.br/ensinoremoto/. Acesso em 01/05/2021.

WILLIAMS, Eric; KAHHAT, Ramzy; ALLENBY, Braden; KAVAZANJIAN, Edward; KIM, Junbeum; XU, Ming. “Environmental, Social, and Economic Implications of Global Reuse and Recycling of Personal Computers”, Environment Science and Technology, vol. 42, pp. 6446–6454, 2008.

Publicado
2021-08-30
Como Citar
RIBAS, R. P.; KREMER, G. R.; OLIVEIRA, A. R. P. DE; OLIVEIRA, P. G. B. P. DE; GIORDANI, M. DA G. P.; MUNIZ, G. F. Projeto Reconecta UFRGS: Computadores Recondicionados para Estudantes de Baixa Renda. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 20-29, 30 ago. 2021.