A trajetória de estudantes negros e negras ingressantes por cotas étnico raciais dos cursos de graduação em educação física da UFPEL

Palavras-chave: Educação Física, ações afirmativas, racismo.

Resumo

Este artigo apresenta uma sistematização do conhecimento produzido na dissertação apresentada ao programa de pós-graduação da ESEF-UFPel. Traçamos como objetivo geral analisar a trajetória de estudantes negros (as) nos cursos de Graduação em Educação Física da ESEF/UFPel ingressantes por cotas étnico-raciais (Lei nº 12.711/2012). Este trabalho se caracteriza como um estudo qualitativo, de caráter descritivo. A pesquisa se utilizou como instrumento de coleta, entrevista semiestruturada, para as entrevistas. Os convites eram feitos formalmente na presença da pessoa e/ou através das redes sociais. O total de selcionados paras as entrevistas foram treze estudantes. Somente sete aceitaram participar do estudo. Na opinião do alunado da pesquisa, o racismo é algo que existe e que é mascarado. No grupo pesquisado, a maioria teve quase que concomitantemente com os estudos dividir sua carga horária do dia com o trabalho.

Biografia do Autor

Giovanni Ernst Frizzo, Universidade Federal de Pelotas
Professor Adjunto IV da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho e educação, trabalho pedagógico, escola e mundo do trabalho.
José Alberto Coutinho da silva, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em educação fisica
Publicado
2021-08-30
Como Citar
FRIZZO, G. E.; COUTINHO DA SILVA, J. A. A trajetória de estudantes negros e negras ingressantes por cotas étnico raciais dos cursos de graduação em educação física da UFPEL. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 40-48, 30 ago. 2021.