Educação ambiental no âmbito da gestão de resíduos: estudo em uma escola

Palavras-chave: Educação Ambiental, gestão de resíduos, resíduos sólidos.

Resumo

Neste artigo procurou-se mostrar diversas práticas pedagógicas voltadas para a Educação Ambiental, realizadas com os sextos anos do Colégio Marista Graças. Fundamentando-se na utilização de uma metodologia que pudesse atingir os estudantes promovendo uma sensibilização para uma possível mudança de hábitos. Foram realizadas diversas práticas atreladas ao excesso de consumo que acaba gerando muitos resíduos, para que concomitante a isso começasse a ver uma consciência ambiental por parte de todos que frequentam o colégio. Buscando responder a situação-problema que norteou o projeto: Como conseguir a diminuição dos resíduos sólidos no Colégio Marista Graças através da Educação Ambiental?; foram realizadas diversas ações pelos estudantes, desde reflexões, debates, bem como atividades de inserção da consciência ambiental para um cuidado ao nosso planeta. Com relação as ações executadas, comprovou-se a eficácia e importância de se trabalhar a Educação Ambiental no âmbito escolar, como formação do indivíduo e a sociedade de uma forma geral. Este tema é de grande importância, pois o planeta vem vivendo consequências preocupantes diante de tal destruição. A Educação Ambiental é uma solução na formação do estudante, capaz de entender a problemática atual do meio ambiente e de realizar atos que contribuam a favor de um planeta mais sustentável.

Biografia do Autor

Ísis Pereira Gonçalves, Universidade Federal de Rio Grande –FURG
Especialista em em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Rio Grande –FURG.
Tanise Paula Novello, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (2001)mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e doutorado emEducação Ambiental pela mesma Instituição (2011). Também é professora da UFPel.É professora junto ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Atuando principalmente nos seguintes temas:formação de professores, educação a distância e educação matemática.
Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Atualmente, Doutorando em Administração. Enquanto formação acadêmica é Mestreem Administração; MBA em Gestão estratégica de Negócios; Aperfeiçoado emTecnologias na Educação; e em Como ensinar a distância e Bacharel emAdministração. Enquanto experiência profissional, trabalhou na Secretaria deInovação do Rio Grande do Sul, UCPEL, IFSul, Receita Federal e Uniasselvi.Atualmente é Professor temporário na FURG. Sobre experiência em pesquisa, atuanas áreas de: administração, educação a distância, empreendedorismo, inovação,gestão estratégica e processos gerenciais.

Referências

COUSIN, C. D. S. Pertencer ao navegar, agir e narrar: a formação de educadores ambientais. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2010. Tese de Doutorado. Programa De Pós-Graduação Em Educação Ambiental.

GOMES, D. V. Educação para o consumo ético e sustentável. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 16, n. 1, p. 18-31, 2006.

LAMPERT, E. Pós-modernidade e educação. In: LAMPERT, E. Pós-modernidade e conhecimento: educação, sociedade, ambiente e comportamento humano. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento geográfico?: por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

PINHEIRO, N. F. S.; ROCHA, A. P.; GAMA, E. P.; LIMA, R. S.; RODRIGUES, A. C. R.; PACHECO, F. A. M. Percepção ambiental: uma análise sobre a política do 3 R's em um colégio estadual na cidade de Palmas- TO. [2011] Disponível em: http://www.catolicato.edu.br/portal/portal/downloads/docs_gestaoambiental/projetos2011-1/1periodo/Uma_analise_sobre_a_politica_dos_3Rs_em_um_colegio_estadual_na_cidad%20de_Palmas-TO.pdf. Acesso em 26 jul. 2021.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SILVA N; SANTOS E.; DOMINGOS P. Educação ambiental no ensino fundamental: praticando a pedagogia dos 3 R’s. Revista Educação Ambiental em Ação, v. 38, n. 1, p. 1-12, 2018.

SAÚVE, L. Viver juntos em nossa terra: Desafios contemporâneos da Educação Ambiental. Revista Contrapontos, v. 16, n. 2, p. 288-299, 2016.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
GONÇALVES, ÍSIS P.; NOVELLO, T. P.; PEREIRA JUNIOR, E. F. Z. Educação ambiental no âmbito da gestão de resíduos: estudo em uma escola. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 148-160, 29 dez. 2021.
Seção
Relatórios