AS OPORTUNIDADES DO ENSINO REMOTO PARA SUPERAR OS DESAFIOS DA PANDEMIA: RELATO DAS ATIVIDADES DO PROJETO DE EXTENSÃO “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL” EM 2020

  • Carla Rosane Barboza Mendonça CCQFA - Universidade Federal de Pelotas
  • Sabrina Feksa Frasson Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos - Universidade Federal de Pelotas
  • Lucas da Silva Barboza CCQFA – Universidade Federal de Pelotas
  • Caroline Dellinghausen Borges CCQFA - Universidade Federal de Pelotas
  • Cassandra Dalle Mulle Santos Centro de Saúde – Centro Universitário da Serra Gaúcha; CCQFA - Universidade Federal de Pelotas
  • Tatiana Valesca Rodriguez Alicieo Centro de Ciências, Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos – Universidade Federal de Pelotas.
Palavras-chave: frutas, hortaliças, hábitos alimentares, saúde, ensino fundamental, pré-escola.

Resumo

A alimentação equilibrada está envolvida com o desenvolvimento adequado de crianças, melhor resposta imune, menor risco de desenvolvimento de doenças e maior expectativa de vida. Considerando esses aspectos relevantes, o objetivo deste trabalho é apresentar a experiência do projeto de extensão “Alimentação saudável: vamos praticar?”, realizado com as crianças da pré-escola e do 4º ano do ensino fundamental, do Colégio São José – Pelotas, relatando as oportunidades proporcionadas pelo sistema remoto, no ano de 2020. Para a execução das atividades foram realizados 4 “encontros” virtuais com as turmas de 4º ano do ensino fundamental, além da produção de um vídeo e um “encontro” com as turmas do Pré 1. Com o 4º ano, foram trabalhados os aspectos relacionados aos malefícios de uma dieta inadequada e a importância nutricional dos vegetais; as alterações nos alimentos e a importância da higiene, tanto de alimentos como na proteção do coronavírus. O vídeo para o Pré 1 versou sobre os benefícios da alimentação saudável; e no momento on-line, foi trabalhada a forma de higienizar os vegetais, além do preparo de frutas em formatos divertidos. Ao final das atividades, foi solicitada a avaliação dos discentes do 4º ano e professoras do Pré 1. Verificou-se boa aceitação das crianças, o que tornou a experiência produtiva e interessante. O resultado da avaliação foi muito positivo, demonstrando efeitos importantes na conscientização dos educandos. Além de viabilizar com segurança as atividades de extensão, o ensino remoto mostrou a vantagem de possibilitar a participação das famílias, mesmo que de forma indireta.

Biografia do Autor

Carla Rosane Barboza Mendonça, CCQFA - Universidade Federal de Pelotas
Professora, Doutora em Química, Centro de Ciências, Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
Sabrina Feksa Frasson, Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos - Universidade Federal de Pelotas
Nutricionista, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos
Lucas da Silva Barboza, CCQFA – Universidade Federal de Pelotas
Graduando em Química de Alimentos – Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos 
Caroline Dellinghausen Borges, CCQFA - Universidade Federal de Pelotas
Professora, Doutora em Biotecnologia Agrícola, Centro de Ciências, Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos 
Cassandra Dalle Mulle Santos, Centro de Saúde – Centro Universitário da Serra Gaúcha; CCQFA - Universidade Federal de Pelotas
Professora, Doutora em Engenharia Química, Discente da Pós Graduação em Ciência dos Alimentos – Centro de Ciências, Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos 
Tatiana Valesca Rodriguez Alicieo, Centro de Ciências, Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos – Universidade Federal de Pelotas.
Professora, Doutora em Engenharia Química,  Centro de Ciências, Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos

Referências

AMORIM, A. L. B. DE; RIBEIRO JUNIOR, J. R. S.; BANDONI, D. H. Programa Nacional de Alimentação Escolar: estratégias para enfrentar a insegurança alimentar durante e após a COVID-19. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 4, p. 1134–1145, 11 jun. 2020.

BRASIL. Decreto Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 mai. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2ª ed., 1. reimpr. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 156 p.

GOMES, M. A.; SANT’ANNA, E. P. A. DE; MACIEL, H. M. Contexto atual do ensino remoto em tempos de covid-19: um estudo de caso com estudantes de ensino técnico. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 79175–79192, 19 out. 2020.

GONÇALVES, B. M.; TORIANI, S. DOS S. Hábitos relacionados à higiene alimentar em tempos de COVID-19: uma pesquisa com estudantes de uma instituição de ensino superior privada de Joinville (SC). Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 18799–18811, 10 fev. 2021.

JAFFAR, M. R.; JAAFAR, Z.; LI, G. S. Atividade do músculo fibular longo com diferentes tipos de bandagem funcional em atletas com instabilidade no tornozelo. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 22, n. 3, p. 216–221, 1 maio 2016.

JUZWIAK, C. R.; CASTRO, P. M. DE; BATISTA, S. H. S. DA S. A experiência da Oficina Permanente de Educação Alimentar e em Saúde (OPEAS): formação de profissionais para a promoção da alimentação saudável nas escolas. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 4, p. 1009–1018, 11 jan. 2013.

MONTEIRO, S. DA S. (RE)inventar educação escolar no Brasil em tempos da COVID-19. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 237–254, 27 maio 2020.

RODRIGUES, N. P. A; et al. Divulgação de informações sobre higiene e mudança de hábito durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p. 1-13, 17 jan. 2021.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. DOS S. Pandemia do COVID-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Interfaces Científicas, v. 10, n. 1, p. 41–57, 6 set. 2020.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
MENDONÇA, C. R. B.; FRASSON, S. F.; BARBOZA, L. DA S.; BORGES, C. D.; SANTOS, C. D. M.; ALICIEO, T. V. R. AS OPORTUNIDADES DO ENSINO REMOTO PARA SUPERAR OS DESAFIOS DA PANDEMIA: RELATO DAS ATIVIDADES DO PROJETO DE EXTENSÃO “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL” EM 2020. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 161-172, 29 dez. 2021.
Seção
Relatórios