Maternidade e universidade: a experiência de um projeto de extensão focado no acesso, permanência e progressão de mulheres-mães

  • Lizie Souza Calmon UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Mithaly Salgado Corrêa UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Gabriela Reznik UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Marcela Sandim UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
  • Karin Menéndez Delmestre UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Sabrina Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave: maternidade, equidade de gênero, universidade, extensão, acesso, permanência, progressão.

Resumo

O Projeto “Mães na Universidade: acesso, permanência e progressão de mulheres-mães” engendrou-se em fevereiro de 2021 e institucionalizou-se com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como projeto de extensão universitária em março de 2021. O projeto trabalha - em parceria com movimentos, núcleos e coletivos que se debruçam sobre os estudos e ativismos maternos - formas de promoção da equidade de gênero dentro e fora da universidade, com foco em ações que visam o acesso, a permanência e a progressão de mulheres-mães na universidade. A partir desses três eixos, o projeto desenvolve ações que auxiliam na difusão do debate acerca da maternidade e da equidade de gênero no espaço acadêmico, na visibilidade, na reflexão e na conscientização quanto às questões e problemáticas maternas. Através das ações desenvolvidas, o projeto cria possibilidades de acesso à universidade para mulheres-mães e cria espaços que visam a diminuição da evasão universitária de discentes-mães e que também promovem a progressão destas em suas carreiras. Em seu pouco tempo de existência, as ações desenvolvidas pelo projeto alcançaram um público diverso, composto majoritariamente por mães e caracterizado por uma significativa diversidade geográfica, étnica e etária, incluindo mães de todos os níveis de escolaridade, a partir do ensino médio. As ações desenvolvidas também auxiliaram na criação de redes de mães universitárias, grupos de estudos, redes de apoio e no intercâmbio de estratégias e ações que inspiraram a criação de propostas de trabalhos semelhantes, dentro e fora da UFRJ.

Biografia do Autor

Lizie Souza Calmon, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Mestranda em educaçãoPrograma de Pós-graduação em Educação da Faculdade de EducaçãoCentro de Filosofia e Ciencias Humanas 
Mithaly Salgado Corrêa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Licencianda em GeografiaCentro de Ciências Matemáticas e da TerraInstituto de Geociências
Gabriela Reznik, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
DoutorandaPrograma de Pós-Graduação em Educação, Gestão e Difusão em BiociênciasInstituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis, Centro de Ciências da Saúde
Marcela Sandim, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Karin Menéndez Delmestre, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Professora Doutora Observatório do Valongo e Programa de Pós-Graduação em Astronomia Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza  
Sabrina Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Professora Doutora Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza  Instituto de Química

Referências

ANDRADE, M. O. Os gêneros e a evasão no ensino superior: estudo de caso da faculdade governador Ozanam Coelho. Revista Científica Fagoc Multidisciplinar, v. 1, p.60, 2016.

ARAGÃO, Milena; KREUTZ, Lúcio. Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações. Conjectura, Caxias do Sul, v.15, n.3, p. 110, dez. 2010.

BADINTER, E. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 30-41; 236-239, 1985.

BELTRÃO, K. I., ALVES, J. E. D. A Reversão do Hiato de Gênero na Educação Brasileira no Século XX. Cadernos de Pesquisa, v.39, n.136, p.125-156, jan./abr. 2009.

BERNHEIM, Carlos Tunnermann; CHAUÍ, Marilena. Desafios da Universidade na Sociedade do Conhecimento Brasília: UNESCO, 2008.

CORRÊA, M. C. Núcleo Materna: núcleo virtual de pesquisa em gênero e maternidade, c2019. Página inicial. Disponível em: . Acesso em: 24 de set. de 2021.

DEI SCHIRO, E. D. B; KOLLER, S. H. Ser adolescente e ser pai/mãe: gravidez adolescente em uma amostra brasileira. Estudos de psicologia, Natal, v.18, n.3, p.447-455, jul.-set 2013. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/258763632_Ser_adolescente_e_ser_paimae_gravidez_adolescente_em_uma_amostra_brasileira>. Acesso em: 14 de set. de 2021

FREIRE, Paulo. Extensão e comunicação? Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.

FONAPRACE/ANDIFES. Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação nas universidades federais brasileiras. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE). Brasília - 2011.

FONTEL, L. Mães na universidade: Performances discursivas interseccionais na graduação. 102f. [Dissertação Mestrado em Linguística Aplicada]. Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

GOULDEN, M., MASON, M. A., & FRASCH, K. (2011). Keeping women in the science pipeline. The ANNALS of the American Academy of Political and Social Science, v. 638, N.1, p. 141-162.

INNECCO, Camila Alves; BRITO, Robson Figueiredo. Vozes de mães de crianças hospitalizadas sobre suas vivências de acompanhar o filho enfermo. Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas v. 4, n. 7, jan./jun. 2019. Disponível em:<http://periodicos.pucminas.br/index.php/pretextos/article/download/18693/15052>. Acesso em: 17 de set. de 2021.

SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? / Londa Schiebinger; tradução de Raul Fiker. - - Bauru, SP: EDUSC, 2001.

TABAK, Fanny. O Laboratório de Pandora: estudos sobre a ciência no feminino. Rio de Janeiro, Garamond, p. 167 - 168, 2002.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Reitoria. Portaria 8.772, de 9 de dezembro de 2020. Institui o Grupo de Trabalho Parentalidade e Equidade de Gênero. Boletim UFRJ, número 50 - Extraordinário. Rio de Janeiro, 10 de dez. de 2020. Disponível em:<http://siarq.ufrj.br/images/bufrj/2020/50-2020-extraordinrio.pdf>. Acesso em: 24 de nov. de 2021.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
CALMON, L. S.; CORRÊA, M. S.; REZNIK, G.; SANDIM, M.; DELMESTRE, K. M.; FERREIRA, S. Maternidade e universidade: a experiência de um projeto de extensão focado no acesso, permanência e progressão de mulheres-mães. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 108-117, 29 dez. 2021.