Inovação na “sala de aula” da universidade aberta para idosos: o uso das tecnologias digitais para acolhimento e ensino

  • Adriana Schuler Cavalli UFPel
  • Ana Laura Hennicka UFPel
  • Fabiola Segú Copello UFPel
  • Millen Gabrielle da Silva Reis UFPel
  • Marcelo Olivera Cavalli UFPel
Palavras-chave: inclusão social, ensino-aprendizagem, educação com idosos, Covid-19, pandemia.

Resumo

A pandemia do COVID-19 mudou o cenário mundial e incentivou o uso das tecnologias digitais em ambientes educacionais e de interação social. Os idosos do programa estratégico da Universidade Aberta Para Idosos da UFPel tiveram que se reinventar e se adaptar ao estilo de aulas no modo remoto. Este estudo descritivo tem o objetivo de determinar a percepção subjetiva dos idosos neste novo formato de aulas não presenciais. Dos trinta e sete idosos participantes em dois cursos de atualização ofertados em 2021, vinte e dois deles responderam ao questionário no Google Forms. O uso do celular foi predominante no atendimento das palestras (90,9%), e mais da metade da amostra (59,5%) relatou ter considerado fácil o acesso às mesmas. Faz-se necessário ponderar que 72% dos idosos indicaram ter participação prévia em outros tipos de aulas pela Internet. Entretanto, 50% dos idosos afirmaram ter tido dificuldades no acesso às palestras por problemas de conexão da internet; por não ouvir direito as falas; e/ou não conseguir participar das discussões em grupo. As palestras de forma não presencial, apesar de terem sido um desafio para muitos dos idosos, trouxeram um pouco de acolhimento neste período de incertezas e ansiedades por meio da aproximação com seus pares e professores, mesmo que de forma remota. Os idosos demonstraram interesse e satisfação neste novo formato de ensino.

Biografia do Autor

Adriana Schuler Cavalli, UFPel
Doutora em Ciências da Saúde e Esporte pela Chukyo University, Japão. Atualmente é Professora Associada na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, localizada na Rua Luís de Camões, 625, CEP 96055-630, Pelotas, Rio Grande do Sul – Brasil.
Ana Laura Hennicka, UFPel
Graduanda do Curso de Bacharelado na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, localizada na Rua Luís de Camões, 625, CEP 96055-630, Pelotas, Rio Grande do Sul – Brasil.
Fabiola Segú Copello, UFPel
Graduanda do Curso de Licenciatura na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, localizada na Rua Luís de Camões, 625, CEP 96055-630, Pelotas, Rio Grande do Sul - Brasil.
Millen Gabrielle da Silva Reis, UFPel
Graduanda do Curso de Bacharelado na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, localizada na Rua Luís de Camões, 625, CEP 96055-630, Pelotas, Rio Grande do Sul - Brasil.
Marcelo Olivera Cavalli, UFPel
Doutor em Ciências da Saúde e Esporte pela Chukyo University, Japão. Atualmente é Professor Associado na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, localizada na Rua Luís de Camões, 625, CEP 96055-630, Pelotas, Rio Grande do Sul – Brasil.

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Publicado
2021-12-29
Como Citar
CAVALLI, A. S.; HENNICKA, A. L.; COPELLO, F. S.; REIS, M. G. DA S.; CAVALLI, M. O. Inovação na “sala de aula” da universidade aberta para idosos: o uso das tecnologias digitais para acolhimento e ensino. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 225-233, 29 dez. 2021.
Seção
Relatórios