DAC LIVE STREAMING: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE FAZER EXTENSÃO EM CONTEXTOS PANDÊMICOS

  • Luciano da Costa Nazario Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0003-4435-6693
  • Leonardo Roman Ultramari Universidade Federal do Rio Grande
  • Debora Medeiros do Amaral Universidade Federal do Rio Grande
Palavras-chave: práticas extensionistas, pandemia de COVID-19, educação musical, performance musical, cultura.

Resumo

O projeto DAC Live Streaming teve por objetivo colaborar com a formação no campo da música, oferecendo reflexões e discussões focadas na área da performance e educação musical por meio de entrevistas que ocorreram nas mídias sociais da Universidade Federal do Rio Grande. O projeto contou com diferentes instituições parceiras, fortalecendo a criação de uma rede plural e potente, a qual, por meio do diálogo, da troca e da partilha, buscou a valorização das experiências nos diferentes contextos educativos e sociais. Como resultado, a experiência com este projeto nos proporcionou três aprendizados: (a) a transposição de fronteiras físicas; (b) a qualificação das práticas de registros; e (c) a construção de outras relações temporais.

Biografia do Autor

Luciano da Costa Nazario, Universidade Federal do Rio Grande
Luciano da Costa Nazario é pesquisador, educador, violonista, compositor e arranjador. Bacharel em música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestre em composição musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutor em Música na área de Teoria, Criação e Prática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Recebeu bolsa CAPES para desenvolver a pesquisa de mestrado sobre os gêneros musicais do Rio Grande do Sul. Durante o doutorado foi contemplado com a bolsa FAPESP para realizar pesquisas sobre os processos criativos em música, tendo como resultado a criação e o desenvolvimento de práticas de invenção musical para o desenvolvimento criativo, além de uma teoria substantiva sobre a liberdade criativa em música. Em 2021 recebeu bolsa DAAD para desenvolver pesquisa sobre criatividade em música na Julius-Maximilians-Universität Würzburg. Em sua produção artística realizou diversas apresentações como intérprete (performance violonística e regência) e estreou obras para orquestra sinfônica, banda sinfônica, big band, violão, piano e formações camerísticas diversas. Alguns de seus trabalhos foram apresentados por importantes formações instrumentais no Brasil, incluindo: Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia (BA), Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Campinas (SP), Banda Sinfônica do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (SP) e Big Band da Universidade Federal do Rio Grande (RS). Também foi o vencedor (nível 1) do 1º Concurso Nacional de Composição para Banda Sinfônica do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Como educador, ministrou cursos de harmonia, arranjo, improvisação, percepção musical e performance violonística. É membro da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da seção nacional do Fórum Latinoamericano de Educação Musical (FLADEM). Atuou como membro de bancas avaliadoras na Universidade Estadual de Campinas (24º Congresso de Iniciação Científica e teste específico em música), Universidade Federal de Pelotas (teste específico em música) e Universidade Federal do Rio Grande (10ª e 17ª Mostra de Produção Universitária). Também fez parte do comitê julgador do 2º Seminário Nacional do FLADEM Brasil e do II Fórum Latino-Americano de Educação Musical na Educação Básica do Fladem Brasil. Atualmente é membro do comitê científico do Fladem Brasil e membro do corpo editorial da revista Fladem Brasil. Atua na Universidade Federal do Rio Grande, onde atua como educador, coordenador, arranjador e compositor da Big Band da FURG. Através desse projeto, busca tornar possível o ensino gratuito de música à comunidade interna e externa da FURG, além de difundir a música instrumental para Big Band no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Como pesquisador, preocupa-se em investigar processos criativos em música, buscando desenvolver, aperfeiçoar e difundir técnicas, métodos e procedimentos que desenvolvam a capacidade criativa dos estudantes. A partir dessas ações, publicou o livro intitulado - Rearmonização: método de ensino visando à aprendizagem da harmonia através da criatividade musical - além de artigos em periódicos especializados no Brasil (ABEM, Orfeu, Em extensão), Colômbia (Pensamiento, palabra y obra) e Reino Unido (Psychology of Music, RSME, LICEJ). Realizou apresentações orais, palestras e workshops tratando sobre a criatividade em música em eventos científicos e educacionais no Brasil, Argentina, Irlanda, Costa Rica, Peru, Alemanha e China. Atualmente lidera o Grupo de Estudos sobre Criatividade em Música, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, formado por uma equipe interdisciplinar composta por pesquisadores e estudantes da área de música, psicologia, pedagogia, letras e antropologia. Atuou como parecerista ad hoc em periódicos de referência na área da música: Psychology of Music (Q1 - impact factor 1.712), a revista OPUS (Qualis Capes A1) e a revista Expressa Extensão (Qualis Capes B2).
Leonardo Roman Ultramari, Universidade Federal do Rio Grande
É aluno do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde foi bolsista voluntário no Projeto (Ensino) "As origens da Psicanálise nas tragédias Édipo de Sófocles e Hamlet de William Shakespeare". Atualmente é integrante dos projetos de pesquisa "Artes musicais: processos criativos e subjetividade" e "A psicopatologia da vida cotidiana: DSM, CID e psicanálise". Compõe, enquanto estagiário, o Dispositivo Clínico Espaço de Expressão, do Grupo de Estudos em Saúde Mental Coletiva dos Sistemas Costeiros e Marítimos (GESCEM).
Debora Medeiros do Amaral, Universidade Federal do Rio Grande
Possui graduação em Pedagogia Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Atualmente é pedagoga escolar da Universidade Federal do Rio Grande, onde atuou como Coordenadora Pedagógica, diretora do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - CAIC por sete anos e agora atua na Diretoria de Arte e Cultura - DAC. Coordenou projetos e programas de extensão e desenvolveu ações de formação continuada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, infâncias, proposta pedagógica, gestão escolar, políticas públicas e extensão universitária.

Referências

ALVES, I.; BRANCHI, N. Livros e leituras na rede, em tempos de crise: para além de uma ação de extensão. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 131-139, jan./jun. 2020.

AGNEZ, L. F. Consumo da informação na sociedade contemporânea. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais [...] Curitiba: 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1182-1.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.

BUONY, E. Violonista de formação erudita e violonista de formação popular: investigando diferenças na educação musical. 2012. 125 p. Dissertação (Mestrado em Musicologia) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

COELHO, A. L.; BATISTA, C.; MATTOS, D.; FANTUZZI, L.; DEGANI, M. Projeto de Extensão “Ciência Política nas Escolas”: adaptação e oportunidades de crescimento em tempos de pandemia. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 48-68 , jan./jun. 2020.

DINIZ, E. G. M. et al. A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela COVID-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 9, p. 72999-73010, sep. 2020.

MELO, J. A. C.; SILVA, C.; ALVES, M. L. S.; MACHADO, I. S.; LAURINDO, M.; FIN, A. P. C. Extensão universitária na pandemia de COVID-19: Projeto Radiologia na Comunidade, o uso da rede social e Ambiente Virtual de Aprendizagem. Saberes Plurais Educação na Saúde, v. 4, n. 2, p. 49-60, ago./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.54909/sp.v4i2.108759.

MÉLO, C. B.; FARIAS, G. D.; NUNES, V. R. R.; ANDRADE, T. S. A. B.; PIAGGE, C. S. L. D. A extensão universitária no Brasil e seus desafios durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, e1210312991, 2021. Disponível em: University extension in Brazil and its challenges during the COVID-19 pandemic | Research, Society and Development (rsdjournal.org). Acesso em: 10 fev. 2022.

NOGUEIRA, M. P. Extensão Universitária: diretrizes conceituais e políticas Ed. PROEX, UFMG. 2000.

NUNES, R. K. S.; MACIEL, G. A. S.; ALMEIDA, E. B.; GUEDES, M. R.; HENN, R. Desafios e adaptações da extensão universitária em tempos de pandemia: relato de experiência. Revista Ciência Plural, Natal, v. 7, n. 1, p. 211-223, 2021.

ROCHA, C. R. et al. A utilização das redes sociais como estratégia para continuidade da extensão universitária em tempos de pandemia. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 261-269, jan./jun. 2020.

SANTOS, M. G. L. S.; OLIVEIRA, G. L. C.; SANTOS, A. P. S.; SARTI, R. Extensão Universitária e Isolamento Social: Educação Física na Educação Infantil em 1 minuto. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 213-222, jan./jun. 2020.

SCHAFER, M. O ouvido pensante. Trad. Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Fundação editora da UNESP, 1992.

SILVEIRA, H. E. Cenário da extensão universitária em tempos de pandemia: um estudo das universidades públicas brasileiras. Em Extensão, p. 3-17, 2021. DOI: 10.14393/REE-v0n00-63838.

Publicado
2022-04-28
Como Citar
NAZARIO, L. DA C.; ULTRAMARI, L. R.; AMARAL, D. M. DO. DAC LIVE STREAMING: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE FAZER EXTENSÃO EM CONTEXTOS PANDÊMICOS. Expressa Extensão, v. 27, n. 2, p. 143-154, 28 abr. 2022.
Seção
Relatórios