A IDENTIDADE EM DIÁLOGO COM AS DESIGUALDADES NO CONTESTADO

  • Eduardo do Nascimento Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Caçador / Departamento de ensino, pesquisa e extensão, chefia no curso técnico em eletromecânica https://orcid.org/0000-0001-8247-3976
Palavras-chave: desigualdades, identidades, produção audiovisual, contestado.

Resumo

As desigualdades estão relacionadas aos processos históricos de organização social e encontram-se nas diferenças entre as posições da estrutura de uma sociedade. Diferenças sobre as quais a justiça é reivindicada. A identidade é o que conecta o sujeito à estrutura social a qual ele pertence. Ela estabiliza tanto os indivíduos quanto os mundos que eles habitam, tornando ambos reciprocamente integrados. Contudo, na atual sociedade há um deslocamento de forma generalizada entre os processos de identificação e articulação comunal. Os dados socioeconômicos mostram que a região do Contestado, localizada geograficamente na região central do estado de Santa Catarina, apresenta as mais acentuadas desigualdades, sendo o maior bolsão de pobreza do estado de Santa Catarina. Apesar de existir uma enorme riqueza de elementos simbólicos de memória no Contestado, a identidade hegemônica de um modelo europeizado de exploração exclui grupos significativos da população. Assim, tem-se como objetivo compreender a relação entre o fortalecimento da identidade coletiva do Contestado e a redução das desigualdades. Foram produzidos seis documentários com foco na identidade do Contestado. Destaca-se nos documentários como os indivíduos se fortalecem enquanto coletivo, apesar das dificuldades enfrentadas. Também se observa um lugar de fala que supõe uma interposição identitária. As produções culturais demonstram um esforço para quebrar com o tensionamento entre a oposição das identidades dominante e de resistência em transformação da sociedade local. Desta forma, observa-se uma construção identitária de transformação, em alinhamento com movimentos sociais contemporâneos como o feminismo e o ambientalismo. A transformação dos valores dominantes pela valorização da cultura cabocla no Contestado é fundamental para uma condição social que permita a recuperação do ambiente e da equidade.

Biografia do Autor

Eduardo do Nascimento, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Caçador / Departamento de ensino, pesquisa e extensão, chefia no curso técnico em eletromecânica
Natural de Mafra/SC nascido em 1985. Possui licenciatura em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSC em 2019. Trabalhou em um estágio de pós-doutoramento na UFRGS, Porto Alegre/RS em 2016. Recebeu o título de doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela UDESC, Joinville/SC em 2015, com período sanduíche na UPV, Valência/ESP em 2013. Recebeu os títulos de bacharel em Engenharia de Materiais e mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela UEPG, Ponta Grossa/PR. Atualmente, é professor no IFSC desde 2016. Realiza pesquisa no desenvolvimento de materiais e na educação profissional e tecnológica.

Referências

ARROYO, M.G. Reafirmação das lutas pela educação em uma sociedade desigual? Educação e Sociedade, v. 39, n. 145, p.1098-1117, 2018.

AURAS, M. Guerra do Contestado: a organização da irmandade cabocla. São Paulo: Cortez, 1984.

CASTELLS, M. O poder da identidade: a era da informação. v. 2. 9ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

CORDEIRO, J.R. O Contestado do século XXI. Dissertação da UFSC, Florianópolis, 2019.

COSTA, S. Desigualdade, diferença, articulação. Caderno CRH, v. 32, n. 85, p. 33-45, 2019.

FRAGA, N.C. Vale da morte: o Contestado visto e sentido “entre a Cruz de Santa Catarina e a espada do Paraná”. 2ª ed. Blumenau: Hemisfério Sul, 2015.

GOHN, M.G. Teorias sobre a participação social: desafios para a compreensão das desigualdades sociais. Caderno CRH, v. 32, n. 85, p. 63-81, 2019.

GONZALEZ, L. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, p. 223-244, 1984.

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Perfil socioeconômico ADR Caçador, 2016.

HAESBAERT, R. Identidades territoriais. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R.L. (org.). Geografia cultural: uma antologia. v. 2. Rio de Janeiro: Eduerj, 2013.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HIRATA, H. Gênero, classe e raça: interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo Social, v. 26, n. 1, p. 61-74, 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

LE BOSSÉ, M. As questões de identidade em geografia cultural: algumas concepções. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R.L. (org.). Geografia cultural: uma antologia. v. 2. Rio de Janeiro: Eduerj, 2013.

O’DWYER, E.C. Etnicidade e direitos territoriais no Brasil contemporâneo. Iberoamericana, v. 42, p. 111-125, 2011.

PAIVA, A.R.; MATTOS, P. Questões teóricas na desigualdade social contemporânea. Caderno CRH, v. 32, n. 85, p. 9-13, 2019.

PIAGET, J. O Estruturalismo. São Paulo: Difel, 1979.

SCOTT, J.W. O enigma da igualdade. Revista Estudos Feministas, v. 13, n. 1, p. 11-30, 2005.

SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO. Inventário Florestal Nacional: principais resultados Município de Caçador-SC. Brasília: MAPA, 2019. THOMAS, D.G. Giovanni Maria de Agostini wonder of the century: The astonishing world travaler who was a hermit. Las Cruces: Doc45 Publishing, 2014.

THOMÉ, N. Sangue, suor e lágrimas no chão do Contestado. Caçador: Incon Edições, 1992.

VALENTINI, D.J.; ESPIG, M.J.; MACHADO, P.P. Nem fanáticos, nem jagunços: reflexões sobre o Contestado (1912-1916). Pelotas: Ed. UFPel, 2012.

WELTER, T. Encantado no meio do povo: a presença do profeta São João Maria em Santa Catarina. São Bonifácio: Instituto Egon Schaden, 2018.

Publicado
2022-04-28
Como Citar
DO NASCIMENTO, E. A IDENTIDADE EM DIÁLOGO COM AS DESIGUALDADES NO CONTESTADO. Expressa Extensão, v. 27, n. 2, p. 22-35, 28 abr. 2022.