Desconstruindo paradigmas e rompendo fronteiras: corpos maduros experienciando aulas de dança em tempos de ensino remoto

  • Claudilene Castro de Lima Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Daniela Llopart Castro Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Natalia Cristina de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Palavras-chave: dança na maturidade, ensino da dança, extensão universitária, quebra de paradigma., extensão

Resumo

O presente ensaio objetiva refletir sobre a experiência que mulheres maduras tiveram nas aulas de dança em tempos de ensino remoto, propiciada através da ação denominada Sala D Dança, pertencente ao projeto Bailar, da UFPEL. O texto traz um relato sobre corpos maduros na contemporaneidade, com contribuições de embasamento para perspectivas de entrever virtuosidades nestes corpos através da dança, junto à organização didático-pedagógica das aulas. A ação teve a intenção de quebrar paradigmas, rompendo fronteiras como as que a sociedade impõe ao público da maturidade, através do sentido de pertencimento e apropriação das participantes, de forma que elas se sentissem libertas e plenas com sua dança, desenvolvendo a consciência estética, a prática da expressão dos sentidos e uma base técnica de movimentações diversificadas. As atividades foram encerradas com o sentimento de objetivo alcançado, pois além de cumprir o papel que o projeto se propôs, a Sala D Dança se tornou um local de trocas de experiências e aprendizados. Um ambiente propício para descontração e socialização que, suprimido durante o período pandêmico, apesar de ainda sem o contato presencial, foi possível de ser adaptado ao meio remoto durante esta ação.  

Biografia do Autor

Claudilene Castro de Lima, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Graduanda no Curso de Dança Licenciatura. Bolsista voluntária no Projeto de Extensão Bailar – Núcleo de Dança na Maturidade. Bolsista no PIBID –Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Aluna-Pesquisadora no Projeto de Pesquisa Literacorpo - Aluna participante no Projeto "Aspectos Históricos da Dança no Rio Grande do Sul" - Ação: Mapeamento da Dança no RS. Aluna participante no Projeto "Conectividades dos Estudantes da UFPel às tecnologias digitais de comunicação (Faculdade de Educação) -  UFPel - Universidade Federal de Pelotas, Centro de Artes, Rua Alberto Rosa, 62, CEP 96010-770, pelotas, Rio Grande do Sul - Brasil
Daniela Llopart Castro, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Doutora em Motricidade Humana na Especialidade de Dança pela Universidade de Lisboa. Professora Adjunta do Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa ÔMEGA e GEEDAC (Cnpq). Coordenadora do Projeto Bailar: Núcleo de Dança na Maturidade. Colaboradora do Projeto Tendências epistemo-metodológicas da produção de conhecimento em Artes. Diretora artística do Baila Cassino Grupo de Dança. Atualmente coordenadora da Câmara de Extensão do Centro de Artes (UFPEL) - Universidade Federal de Pelotas, Centro de Artes, Rua Alberto Rosa, 62, CEP 96010-770, pelotas, Rio Grande do Sul - Brasil
Natalia Cristina de Camargo, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Graduanda no Curso de Dança Licenciatura. Bolsista do Projeto de Extensão Bailar: Núcleo de Dança na Maturidade - UFPel. Artista do Grupo Tholl - UFPel - Universidade Federal de Pelotas, Centro de Artes, Rua Alberto Rosa, 62, CEP 96010-770, pelotas, Rio Grande do Sul - Brasil

Referências

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Publicado
2022-04-28
Como Citar
DE LIMA, C. C.; CASTRO, D. L.; CAMARGO, N. C. DE. Desconstruindo paradigmas e rompendo fronteiras: corpos maduros experienciando aulas de dança em tempos de ensino remoto. Expressa Extensão, v. 27, n. 2, p. 113-121, 28 abr. 2022.