Grupos de dança da FURB: experiências de ser e dançar

Palavras-chave: extensão universitária, dança, corpo, movimento, prática artística.

Resumo

Memória visual do projeto de extensão desenvolvido na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), intitulado Grupos de Dança da FURB, que oferece aulas semanais de dança articuladas a ensaios e apresentações, com foco em cinco diferentes técnicas: Danças Alemãs, Danças Urbanas, Danças de Salão, Dança Contemporânea e Dança Espanhola. Aberto e acessível à comunidade interna e externa da universidade, cada grupo conta com um instrutor, necessariamente um acadêmico do curso de Licenciatura em Dança da FURB. O ensaio revela traços das atuais escolhas éticas e estéticas manifestadas nos diversos campos expressivos do projeto, discorrendo sobre suas práticas operacionais e cognitivas.

Biografia do Autor

Jussara Janning Xavier, Fundação Universidade Regional de Blumenau - Blumenau/SC - Brasil
Coordenadora e professora da Pós-graduação Linguagem e Poética da Dança, professora da Licenciatura em Dança, ambos vinculados ao Departamento de Artes da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Coordenadora do Projeto de Extensão Grupos de Dança da FURB. Pós-doutora em Filosofia (UFSC), Doutora em Teatro (UDESC), Mestre em Artes, Comunicação e Semiórica (PUC/SP) e Especialista em Dança Cênica (UDESC). Toda sua pesquisa acadêmica encontra-se na área da Dança.

Referências

ESPINOSA, Bento de. Ética. Lisboa: Relógio D`Água,1992.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

MUNDIM, Ana Carolina. Composição em tempo real em dança: a experiência do ato. Em: XAVIER, Jussara; Instituto Festival de Dança de Joinville (Orgs.). Dança não é (só) coreografia. Instituto Festival de Dança de Joinville: Joinville: 2017. p. 72-98.

ROCHA, Thereza. Derivas de um plano de composição em dança: o todo é menor do que a soma de suas partes. Em: CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto (Orgs.). Dança e dramaturgia(s). Fortaleza; São Paulo: Nexus, 2016. p. 269-303.

Publicado
2022-08-30
Como Citar
XAVIER, J. J. Grupos de dança da FURB: experiências de ser e dançar. Expressa Extensão, v. 27, n. 3, p. 82-88, 30 ago. 2022.
Seção
Memória Visual de Extensão