Formação continuada de docentes de escolas públicas: empoderamento e democracia

  • Ligia Cardoso Carlos UFPel
  • Maria Antonieta Dalligna UFPel
Palavras-chave: Formação Continuada, Extensão Universitária, Comunidade Escolar

Resumo

O texto refere-se a um projeto de extensão universitária iniciado no ano de 2001 e desenvolvido por sete instituições de Pelotas/RS. O público alvo, prioritariamente, são os profissionais que atuam em escolas de educação básica da região. Os objetivos são a formação continuada de professores e a democratização da gestão das escolas, contribuindo para a construção de um Projeto Pedagógico de acordo com as necessidades da sua comunidade. O reconhecimento dos saberes docentes, a importância do diálogo e do trabalho coletivo, a ação reflexiva sobre a prática e a democratização da gestão da educação com o envolvimento da comunidade são os pressupostos que o fundamentam. A proposta é aberta e tem sido reconstruída a cada ano de acordo com as avaliações realizadas, provocando o envolvimento de outros atores, entre eles, os estudantes e os pais.

Biografia do Autor

Ligia Cardoso Carlos, UFPel
Doutora em Educação, UNISINOS. Professora Adjunta no Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.
Maria Antonieta Dalligna, UFPel
Doutora em Educação,UFPel. Professora aposentada no Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

CUNHA, Maria Isabel da. Como aprendem os professores? Saberes profissionais e complexidade da docência. In: DALL’IGNA, M.A.; SILVA, J.R. da; LENZI, C.S. (Org.). Profissão professor: as maneiras de ser nas maneiras de ensinar.

Coletânea de textos apresentados no 7. Encontro sobre o Poder Escolar. Pelotas: Ed. Universitária da UFPel, 2007. p.119-129.

FREIRE Paulo. Pedagogia da autonomia. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

_ ____, Paulo.Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997a.

FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andy.A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001, p. 101-112.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

TARDIFF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber:esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, n.4, Porto Alegre: Pannônica, 1991.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional.Petrópolis: Vozes, 2002.

Publicado
2014-09-05
Como Citar
CARLOS, L. C.; DALLIGNA, M. A. Formação continuada de docentes de escolas públicas: empoderamento e democracia. Expressa Extensão, v. 19, n. 1, p. 71-79, 5 set. 2014.