MUSEU, MEMÓRIA E IDENTIDADE POMERANA: uma correlação local

  • Alessandro Wickboldt Hellwig Secretaria Estadual de Educação - SEDUC
Palavras-chave: Museu. Memória. Identidade. Cultura pomerana.

Resumo

Por esse artigo procurou-se analisar as representações que a criação do Museu do Imigrante em São Lourenço do Sul poderá ocasionar em relação à identidade pomerana presente no município. Observando o processo que desencadeou a criação do museu, se percebeu que a identidade pomerana encontra-se bastante presente em várias localidades do município: em casas particulares, casas comerciais, escolas e igrejas, que expressam a memória do grupo étnico em questão. Esta proposta é de grande importância devido ao momento em que a comunidade pomerana, por meio de sua memória coletiva, empreende uma forte batalha contra o esquecimento e à transformação cultural. Trata-se de buscarmos um lugar adequado à cultura e à história do município: a criação de um museu.

Biografia do Autor

Alessandro Wickboldt Hellwig, Secretaria Estadual de Educação - SEDUC
Sou graduado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas e Especialista em Geografia do Brasil pela mesma instituição. Atualmente sou Professor de Geografia da Rede Estadual. Em São Lourenço do Sul sou Professor de História e Coordenador dos Professores de Geografia desta municipalidade.

Referências

ABREU, R., CHAGAS, M. (org). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 316 p.

ACEVEDO, H. C., ESTRELA, L. C. , SALAMONI, G. Os Pomeranos: valores culturais da família de origem pomerana no Rio Grande do Sul – Pelotas e São Lourenço do Sul. Pelotas: Editora Universitária, 1995. 81 p.

CARLOS, A.F.A. O Turismo e a produção do não-lugar. In: Turismo: Espaço, Paisagem e Cultura. São Paulo: Hucitec, 1996. 241 p.

CARVALHO, P. F. Patrimônio histórico e artístico nas cidades médias paulistas: a construção do lugar. In: Turismo: Espaço, Paisagem e Cultura. São Paulo: Hucitec, 1996. 241 p.

CHOAY, F. , A alegoria do patrimônio; tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo:Editora UNESP, 2001. 283 p.

COARACY, V. A Colônia de São Lourenço e seu fundador – Jacob Rheingantz. São Paulo: Saraiva, 1957. 161 p.

GEERTZ, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1989. 323 p.

HALL, S. A Identidade Cultural na pós-modernidade; tradução Tomaz Tadeu da silva, Guacira Lopes Louro, 7ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 102 p.

HARVEY, D. Condição pós-moderna: Uma Pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves, 6ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996. 351 p.

MELLO, L.G. Antropologia Cultural: Iniciação, Teoria e Temas. 6ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. 526 p.

MENESES, U.T.B. Os “usos culturais” da cultura: contribuição para uma abordagem crítica das práticas e políticas culturais. In: Turismo: Espaço, Paisagem e Cultura. São Paulo: Hucitec, 1996. 241 p.

RODRIGUES, A. B. (org). Turismo e Desenvolvimento Local. São Paulo: Hucitec, 1997. 207 p.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 1996. 384 p.

YÁZIGI, E., CARLOS, A.F.A., CRUZ, R.C.A., MENESES, U.T.B. (org). Turismo: Espaço, Paisagem e Cultura. São Paulo: Hucitec, 1996. 241 p.

Museu Casa da Imigração
Publicado
2015-08-11
Como Citar
HELLWIG, A. W. MUSEU, MEMÓRIA E IDENTIDADE POMERANA: uma correlação local. Expressa Extensão, v. 19, n. 2, 11 ago. 2015.